Análise das interferências de elementos das redes de infraestrutura no espaço da calçada e na dinâmica da mobilidade a pé, em áreas urbanas selecionadas na Região Metropolitana de São Paulo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clementino, Mariê Xavier
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-21092023-082138/
Resumo: O rápido crescimento das áreas urbanas em todo o mundo tem levado a transformações significativas e expansão das cidades. Como resultado, investimentos em infraestrutura são fundamentais para atender às demandas operacionais da sociedade e proporcionar espaços urbanos de qualidade. Para garantir um sistema urbano harmonioso, a integração entre as redes de infraestrutura e o uso do solo urbano é crucial. No entanto, há um desequilíbrio evidente no modelo de organização física das redes urbanas, com desarranjo no subsolo e disposição caótica no nível aéreo, o que gera várias interferências no nível da superfície urbana, além de custos adicionais para renovação e expansão dessas redes. Um dos principais impactos dessas interferências é na mobilidade urbana, especialmente na circulação de pedestres. O objetivo deste estudo é estabelecer e aplicar um procedimento para identificar e analisar as interferências permanentes dos elementos das redes de infraestrutura no espaço das calçadas e na dinâmica da mobilidade a pé. O estudo foi realizado em áreas urbanas selecionadas na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), próximas às estações de transporte público de massa, devido ao potencial de desenvolvimento e aumento populacional, bem como à importância da mobilidade a pé nessas regiões. O procedimento adotado consistiu em cinco etapas: levantamento prévio de informações sobre a área de estudo, coleta de dados em campo, consolidação e limpeza da base de dados, construção de métricas de análise e execução de análises descritivas, relações entre variáveis e análise de clusters. Foram selecionados cinco perímetros urbanos nos municípios de São Paulo, Santo André, Osasco, Mogi das Cruzes e Franco da Rocha, pertencentes à RMSP. Três trechos de vias foram definidos em cada perímetro, levando em consideração critérios como uso misto do solo, classificação hierárquica das vias, consolidação do tecido urbano e quantidade de acessos de veículos pelas calçadas. Os resultados mostraram que 84% dos trechos de calçada analisados atendiam às dimensões mínimas estabelecidas pela NBR 9050, a norma de acessibilidade vigente, mas apenas 12% dos elementos das redes de infraestrutura estavam posicionados corretamente no espaço das calçadas. A largura efetiva das calçadas teve um impacto maior na taxa do fluxo de pedestres do que a presença dos elementos. O estudo também identificou uma correlação estatisticamente relevante e diretamente proporcional entre a condição de conservação dos elementos e a condição do pavimento em seus contornos, embora com um grau de relevância baixo, indicando a importância de ambas as estruturas estarem em um estado adequados de conservação, uma vez que uma pode interferir na outra. Além disso, sugere a existência de uma relação inversa e não linear entre o impacto do posicionamento dos elementos e a largura total da calçada. Este estudo e sua proposta metodológica podem ser adotados pelas prefeituras brasileiras para aprimorar a acessibilidade das calçadas, possibilitando que elas direcionarem esforços de forma mais eficiente para melhorar áreas críticas. Adicionalmente, os resultados obtidos podem motivar revisões nos parâmetros de acessibilidade adotados pela NBR9050, promovendo construções e reformas mais inclusivas nos passeios públicos e que considerem as condições de implantação dos elementos das redes de infraestrutura no espaço viário urbano.
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No entanto, há um desequilíbrio evidente no modelo de organização física das redes urbanas, com desarranjo no subsolo e disposição caótica no nível aéreo, o que gera várias interferências no nível da superfície urbana, além de custos adicionais para renovação e expansão dessas redes. Um dos principais impactos dessas interferências é na mobilidade urbana, especialmente na circulação de pedestres. O objetivo deste estudo é estabelecer e aplicar um procedimento para identificar e analisar as interferências permanentes dos elementos das redes de infraestrutura no espaço das calçadas e na dinâmica da mobilidade a pé. O estudo foi realizado em áreas urbanas selecionadas na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), próximas às estações de transporte público de massa, devido ao potencial de desenvolvimento e aumento populacional, bem como à importância da mobilidade a pé nessas regiões. O procedimento adotado consistiu em cinco etapas: levantamento prévio de informações sobre a área de estudo, coleta de dados em campo, consolidação e limpeza da base de dados, construção de métricas de análise e execução de análises descritivas, relações entre variáveis e análise de clusters. Foram selecionados cinco perímetros urbanos nos municípios de São Paulo, Santo André, Osasco, Mogi das Cruzes e Franco da Rocha, pertencentes à RMSP. Três trechos de vias foram definidos em cada perímetro, levando em consideração critérios como uso misto do solo, classificação hierárquica das vias, consolidação do tecido urbano e quantidade de acessos de veículos pelas calçadas. Os resultados mostraram que 84% dos trechos de calçada analisados atendiam às dimensões mínimas estabelecidas pela NBR 9050, a norma de acessibilidade vigente, mas apenas 12% dos elementos das redes de infraestrutura estavam posicionados corretamente no espaço das calçadas. A largura efetiva das calçadas teve um impacto maior na taxa do fluxo de pedestres do que a presença dos elementos. O estudo também identificou uma correlação estatisticamente relevante e diretamente proporcional entre a condição de conservação dos elementos e a condição do pavimento em seus contornos, embora com um grau de relevância baixo, indicando a importância de ambas as estruturas estarem em um estado adequados de conservação, uma vez que uma pode interferir na outra. Além disso, sugere a existência de uma relação inversa e não linear entre o impacto do posicionamento dos elementos e a largura total da calçada. Este estudo e sua proposta metodológica podem ser adotados pelas prefeituras brasileiras para aprimorar a acessibilidade das calçadas, possibilitando que elas direcionarem esforços de forma mais eficiente para melhorar áreas críticas. Adicionalmente, os resultados obtidos podem motivar revisões nos parâmetros de acessibilidade adotados pela NBR9050, promovendo construções e reformas mais inclusivas nos passeios públicos e que considerem as condições de implantação dos elementos das redes de infraestrutura no espaço viário urbano.The rapid growth of urban areas around the world has led to significant transformations and city expansion. As a result, investments in infrastructure are essential to meet the operational demands of a society and provide qualified urban spaces. To ensure a harmonious urban system, the integration between infrastructure networks and urban land use is crucial. However, there is a clear imbalance in the physical organization model of urban networks, with disorder in the underground and chaotic arrangement at the aerial level, which generates various interferences at the urban surface level, as well as additional costs for their renovation and expansion. One of the main impacts of these interferences is on urban mobility, particularly pedestrian circulation. The main objective of this study is to establish and apply a procedure to identify and analyze the permanent interferences of infrastructure network elements in the sidewalk space and in the dynamics of walking mobility. The study was conducted in selected urban areas in the Metropolitan Region of São Paulo (MRSP), close to mass public transportation stations, due to their potential for development and population and construction densification, as well as the importance of pedestrian mobility in these regions. The adopted procedure consisted of five stages: preliminary information survey about the study area, field data collection, consolidation and cleaning of the database, construction of analysis metrics, and execution of descriptive analyses, relationships between variables, and cluster analysis. Five urban perimeters were selected in the municipalities of São Paulo, Santo André, Osasco, Mogi das Cruzes, and Franco da Rocha, all belonging to MRSP. Three road sections were defined in each perimeter, considering criteria such as mixed land use, hierarchical classification of the roads, consolidation of the urban fabric, and the number of vehicle accesses through the sidewalks. The results showed that 84% of the analyzed sidewalk sections met the minimum dimensions established by NBR9050, the current accessibility standards, but only 12% of the infrastructure network elements were correctly positioned on their spaces. The effective width of the sidewalks had a greater impact on the pedestrian flow rate than the presence of elements. The study also identified a statistically significant and direct proportion correlation between the condition of the elements\' conservation and the condition of the pavement in their contours, although with a low degree of relevance, indicating the importance of both structures being in adequate states of conservation, as one can interfere with the other. Furthermore, it suggests the existence of an inverse and nonlinear relationship between the impact of element positioning and the total width of the sidewalk. This study and its methodological proposal can be adopted by Brazilian municipalities to enhance sidewalk accessibility, allowing them to direct efforts more efficiently to improve critical areas. Additionally, the results obtained can motivate revisions in the accessibility parameters adopted by NBR9050, promoting more inclusive constructions and renovations on public sidewalks and that consider the conditions for implementing infrastructure network elements in urban road space.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarins, Karin Regina de CastroClementino, Mariê Xavier2023-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-21092023-082138/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-09-22T11:38:02Zoai:teses.usp.br:tde-21092023-082138Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-09-22T11:38:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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