Narrativa-rede: entre o sonho e a criação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isoda, Nara Mitiru de Tani e
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-11042023-130213/
Resumo: Esta narrativa-rede trata de uma investigação que se voltou para a exploração de diversas maneiras de se pensar e trabalhar com os sonhos em sua relação com a criação. Ela foi tecida através da pesquisa de concepções de sonho, de artistas que o tiveram como tema ou elemento disparador de sua obra, e no desenvolvimento de um processo de criação da própria pesquisadora. As redes simbolizam os instrumentos de coleta e pescaria-imantação dos materiais desta pesquisa, bem como os encontros empreendidos ao longo do tempo e os lugares de dormir e sonhar. Foi objetivo da pesquisa: estudar o universo onírico a partir de uma abordagem transdisciplinar, evocando-se noções de dicionários, psicanalíticas e de alguns grupos indígenas, o que possibilitou pensar o sonho em suas dimensões clínica, criativa, coletiva e poética. Compreendido como um gesto clínico de cuidado da psique sonhadora, o sonho foi também abordado a partir do estudo de algumas ritualísticas indígenas coletivas e entendido como um gesto criativo e poético por si só. Buscou-se pesquisar artistas, criadores, autores que fizeram trabalhos na relação com os sonhos. O que criaram? Como desenvolveram os seus métodos e técnicas para acessar os conteúdos inconscientes? Como estes materiais foram registrados, de que maneiras e por meio de que materiais? Como se deu a relação entre os registros escritos e imagéticos? O processo de criação foi construído a partir de narrativas oníricas e para isso a pesquisa envolveu uma coleta de sonhos próprios e de terceiros. Como resposta às cartas e convite aos sonhadores, estes enviaram seus registros por e-mail à pesquisadora, que teve os seus próprios sonhos anotados em diários. A partir desse material, foram criados diversos objetos: cadernos de sonhos, desenhos, ilustrações, pinturas, fotografias, objetos de cerâmica, camas, travesseiros, datiloscritos e manuscritos com uma caligrafia inventada, a caligrafia onírica. O método cartográfico possibilitou esse plano da experiência, desviando de um sentido único para a experimentação, em direção a múltiplas entradas e percursos, de modo que o objeto estudado - os sonhos e os processos de criação a partir deles - fossem tanto objetos de estudo quanto produtos desta pesquisa. Em tempos de pandemia, foi nítida a proliferação da discussão em torno da importância do sonhar na coletividade. Todo o processo de criação se fez na interface entre as artes e a clínica. A clínica foi praticada aqui como abertura de espaços-tempos nos quais se instauram, na relação entre as pessoas, possibilidades de cuidado, de criação e de vida.
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Foi objetivo da pesquisa: estudar o universo onírico a partir de uma abordagem transdisciplinar, evocando-se noções de dicionários, psicanalíticas e de alguns grupos indígenas, o que possibilitou pensar o sonho em suas dimensões clínica, criativa, coletiva e poética. Compreendido como um gesto clínico de cuidado da psique sonhadora, o sonho foi também abordado a partir do estudo de algumas ritualísticas indígenas coletivas e entendido como um gesto criativo e poético por si só. Buscou-se pesquisar artistas, criadores, autores que fizeram trabalhos na relação com os sonhos. O que criaram? Como desenvolveram os seus métodos e técnicas para acessar os conteúdos inconscientes? Como estes materiais foram registrados, de que maneiras e por meio de que materiais? Como se deu a relação entre os registros escritos e imagéticos? O processo de criação foi construído a partir de narrativas oníricas e para isso a pesquisa envolveu uma coleta de sonhos próprios e de terceiros. Como resposta às cartas e convite aos sonhadores, estes enviaram seus registros por e-mail à pesquisadora, que teve os seus próprios sonhos anotados em diários. A partir desse material, foram criados diversos objetos: cadernos de sonhos, desenhos, ilustrações, pinturas, fotografias, objetos de cerâmica, camas, travesseiros, datiloscritos e manuscritos com uma caligrafia inventada, a caligrafia onírica. O método cartográfico possibilitou esse plano da experiência, desviando de um sentido único para a experimentação, em direção a múltiplas entradas e percursos, de modo que o objeto estudado - os sonhos e os processos de criação a partir deles - fossem tanto objetos de estudo quanto produtos desta pesquisa. Em tempos de pandemia, foi nítida a proliferação da discussão em torno da importância do sonhar na coletividade. Todo o processo de criação se fez na interface entre as artes e a clínica. A clínica foi praticada aqui como abertura de espaços-tempos nos quais se instauram, na relação entre as pessoas, possibilidades de cuidado, de criação e de vida.This narrative-web is about an investigation that turned to the exploration of different ways of thinking and working with dreams in their relation to creation. It was composed through the research of dream conceptions, of artists who had it as the theme or inspiring element of their work, and in the development of a process of creation by the researcher herself. The web symbolizes the instruments for collecting and fishing-magnetizing the materials of this research, as well as the encounters lived over time and the places to sleep and dream. The objective of the research was: to study the oneiric universe from a transdisciplinary approach, evoking notions of dictionaries, psychoanalytic and some indigenous groups, which made it possible to think about the dream in its clinical, creative, collective and poetic dimensions. Understood as a clinical gesture of care for the dreaming psyche, the dream was also approached from the study of some collective indigenous rituals and understood as a creative and poetic gesture in its own right. I sought to research artists, creators, authors who did work in relation to dreams. What did they create? How did they develop their methods and techniques to access unconscious contents? How were these materials recorded, in what ways and through what materials? How was the relationship between written and imagery records? The creation process was built from oneiric narratives, and for this the research involved a collection of her own dreams and those of others. In response to the letters and invitation to the dreamers, they sent their records by e-mail to the researcher, who had her own dreams recorded in diaries. From this material, several objects were created: dream notebooks, drawings, illustrations, paintings, photographs, ceramic objects, beds, pillows, typescripts and manuscripts with an invented calligraphy, the oneiric calligraphy. The cartographic method made this plane of experience possible, shifting from a single direction to experimentation, towards multiple entries and pathways, so that the studied object - dreams and the processes of creation from them - were both objects of study and products of this research. In times of pandemic, there was a clear proliferation of discussion around the importance of dreaming in the community. The entire creative process took place at the interface between the arts and the clinic. Clinic was practiced here as the opening of space-times in which, in the relationship between people, possibilities of care, creation and life are established.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLima, Elizabeth Maria Freire de AraujoIsoda, Nara Mitiru de Tani e2021-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-11042023-130213/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-04-11T17:53:23Zoai:teses.usp.br:tde-11042023-130213Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-04-11T17:53:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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