Competências clínicas para a ressuscitação cardiopulmonar neonatal realizada por leigos: construção de ferramentas pedagógicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-09102023-075350/ |
Resumo: | INTRODUÇÃO: A parada cardiorrespiratória é definida como a interrupção súbita da circulação sistêmica e ventilatória do indivíduo e que pode ocasionar desfechos desfavoráveis e até a morte, caso não sejam aplicadas manobras de ressuscitação cardiopulmonar de maneira rápida e eficiente. Sabendo-se que tais eventos podem ocorrer em ambiente extra-hospitalar ao tratar-se de um neonato, faz-se importante o treinamento de leigos para realizar este atendimento de modo eficaz e minimizar desfechos desfavoráveis. OBJETIVO: Construir ferramentas pedagógicas capazes de desenvolver e avaliar as competências clínicas, configuradas pelas habilidades cognitivas e psicomotoras referentes a ressuscitação cardiopulmonar neonatal, realizada por socorristas leigos em ambiente extra-hospitalar. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa do tipo aplicada, de produção tecnológica, desenvolvida na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Realizou-se inicialmente, uma síntese das evidências científicas sobre as principais estratégias de ensino e aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar (RCP) voltadas aos socorristas leigos. Após, as ferramentas pedagógicas compostas por: script e storyboard da videoaula, design do cenário clínico simulado, script e storyboard da videossimulação, questionário de múltipla escolha e checklist do exame clínico objetivo estruturado (OSCE), foram construídos e validados. A população total foi composta por 14 enfermeiros especialistas em neonatos e simulação, selecionados a partir dos critérios estabelecidos por Guimarães et al. (2016). Este estudo realizou a fase I (construção dos roteiros/ script e storyboard) e as duas primeiras etapas da fase II (validação do roteiro/ script e storyboard), de acordo com a metodologia de Fleming, Reynolds e Wallace (2009) para elaboração dos vídeos; o design de cenário clínico simulado foi construído de acordo com o manual de boas práticas em simulação do INACSL (INACSL, 2016); a construção do checklist do OSCE foi fundamentada em diferentes referencias diferentes sobre ressuscitação cardiopulmonar neonatal, desengasgo e OSCE; já a elaboração do questionário, foi fundamentado em referenciais sobre elaboração das questões de múltiplas escolhas, ressuscitação cardiopulmonar neonatal e desengasgo. Foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) por critério e o Índice de Validade de Conteúdo total dos constructos (IVC total) para avaliar a concordância interavaliadores. A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), conforme Resolução 466/2012. RESULTADOS: A revisão integrativa de literatura analisou 11 estudos e evidenciou que as principais estratégias de ensino da ressuscitação cardiopulmonar para leigos são: aula expositiva; treinamento com manequim/instrutor; manequim/instrutor/dispositivo de feedback; videoaula e web. Já com relação a validação das ferramentas, participaram um total de 14 experts, classificados em sua maioria (50%) como especialista mestre de acordo com os critérios de Guimarães et al. (2016). Obteve-se com relação a concordância geral dos interavaliadores uma quase perfeita concordância\" em todas as ferramentas desenvolvidas neste estudo. CONCLUSÃO: As ferramentas pedagógicas desenvolvidas foram consideradas validadas e são cientificamente seguras e fidedignas para o ensino do desengasgo e da ressuscitação cardiopulmonar neonatal direcionado para leigos. |
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Competências clínicas para a ressuscitação cardiopulmonar neonatal realizada por leigos: construção de ferramentas pedagógicasClinical skills for neonatal cardiopulmonary resuscitation performed by laypeople: construction of pedagogical toolsAprendizagemEnsinoLay peopleLearningNeonatal cardiopulmonary resuscitationPessoas leigasRessuscitação cardiopulmonar neonatalTeachingINTRODUÇÃO: A parada cardiorrespiratória é definida como a interrupção súbita da circulação sistêmica e ventilatória do indivíduo e que pode ocasionar desfechos desfavoráveis e até a morte, caso não sejam aplicadas manobras de ressuscitação cardiopulmonar de maneira rápida e eficiente. Sabendo-se que tais eventos podem ocorrer em ambiente extra-hospitalar ao tratar-se de um neonato, faz-se importante o treinamento de leigos para realizar este atendimento de modo eficaz e minimizar desfechos desfavoráveis. OBJETIVO: Construir ferramentas pedagógicas capazes de desenvolver e avaliar as competências clínicas, configuradas pelas habilidades cognitivas e psicomotoras referentes a ressuscitação cardiopulmonar neonatal, realizada por socorristas leigos em ambiente extra-hospitalar. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa do tipo aplicada, de produção tecnológica, desenvolvida na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Realizou-se inicialmente, uma síntese das evidências científicas sobre as principais estratégias de ensino e aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar (RCP) voltadas aos socorristas leigos. Após, as ferramentas pedagógicas compostas por: script e storyboard da videoaula, design do cenário clínico simulado, script e storyboard da videossimulação, questionário de múltipla escolha e checklist do exame clínico objetivo estruturado (OSCE), foram construídos e validados. A população total foi composta por 14 enfermeiros especialistas em neonatos e simulação, selecionados a partir dos critérios estabelecidos por Guimarães et al. (2016). Este estudo realizou a fase I (construção dos roteiros/ script e storyboard) e as duas primeiras etapas da fase II (validação do roteiro/ script e storyboard), de acordo com a metodologia de Fleming, Reynolds e Wallace (2009) para elaboração dos vídeos; o design de cenário clínico simulado foi construído de acordo com o manual de boas práticas em simulação do INACSL (INACSL, 2016); a construção do checklist do OSCE foi fundamentada em diferentes referencias diferentes sobre ressuscitação cardiopulmonar neonatal, desengasgo e OSCE; já a elaboração do questionário, foi fundamentado em referenciais sobre elaboração das questões de múltiplas escolhas, ressuscitação cardiopulmonar neonatal e desengasgo. Foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) por critério e o Índice de Validade de Conteúdo total dos constructos (IVC total) para avaliar a concordância interavaliadores. A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), conforme Resolução 466/2012. RESULTADOS: A revisão integrativa de literatura analisou 11 estudos e evidenciou que as principais estratégias de ensino da ressuscitação cardiopulmonar para leigos são: aula expositiva; treinamento com manequim/instrutor; manequim/instrutor/dispositivo de feedback; videoaula e web. Já com relação a validação das ferramentas, participaram um total de 14 experts, classificados em sua maioria (50%) como especialista mestre de acordo com os critérios de Guimarães et al. (2016). Obteve-se com relação a concordância geral dos interavaliadores uma quase perfeita concordância\" em todas as ferramentas desenvolvidas neste estudo. CONCLUSÃO: As ferramentas pedagógicas desenvolvidas foram consideradas validadas e são cientificamente seguras e fidedignas para o ensino do desengasgo e da ressuscitação cardiopulmonar neonatal direcionado para leigos.INTRODUCTION: Cardiopulmonary arrest is defined as the sudden interruption of the individual\'s systemic and ventilatory circulation, which can lead to unfavorable outcomes and even death, if cardiopulmonary resuscitation maneuvers are not applied quickly and efficiently. Knowing that such events can occur in an extra-hospital environment when dealing with a newborn, it is important to train lay people to perform this service effectively and minimize unfavorable outcomes. OBJECTIVE: To build pedagogical tools capable of developing and evaluating clinical competences, configured by cognitive and psychomotor skills related to neonatal cardiopulmonary resuscitation, performed by lay rescuers in an out-of-hospital environment. METHOD: This is an applied research, of technological production, developed at the School of Nursing of Ribeirão Preto, University of São Paulo (EERP/USP). Initially, a synthesis of scientific evidence was carried out on the main teaching and learning strategies of cardiopulmonary resuscitation (CPR) aimed at lay rescuers. Afterwards, the pedagogical tools composed of: script and storyboard of the video lesson, design of the simulated clinical scenario, script and storyboard of the video simulation, multiple choice questionnaire and checklist of the structured objective clinical examination (OSCE), were constructed and validated. The total population consisted of 14 specialist nurses in neonates and simulation, selected based on the criteria established by Guimarães et al. (2016). This study carried out phase I (construction of script and storyboard) and the first two stages of phase II (validation of the script and storyboard), according to the methodology of Fleming, Reynolds and Wallace (2009) for the elaboration of videos; the design of the simulated clinical scenario was built in accordance with the INACSL manual of good practices in simulation (INACSL, 2016); the construction of the OSCE checklist was based on different references on neonatal cardiopulmonary resuscitation, choking and OSCE; the elaboration of the questionnaire was based on references on the elaboration of multiple choice questions, neonatal cardiopulmonary resuscitation and choking. The Content Validity Index (CVI) per criterion and the total Content Validity Index of constructs (total CVI) were used to assess inter-rater agreement. The research was approved by the Research Ethics Committee (CEP), according to Resolution 466/2012. RESULTS: The integrative literature review analyzed 11 studies and showed that the main teaching strategies of cardiopulmonary resuscitation for laypersons are: lecture; dummy/instructor training; dummy/trainer/feedback device; video class and web. Regarding the validation of the tools, a total of 14 experts participated, most of them classified (50%) as master specialist according to the criteria of Guimarães et al. (2016). Regarding the general agreement of the inter-raters, an \"almost perfect agreement\" was obtained in all the tools developed in this study. CONCLUSION: The pedagogical tools developed were considered validated and are scientifically safe and reliable for teaching laypeople about choking and neonatal cardiopulmonary resuscitation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDalri, Maria Celia BarcellosSiqueira, Tainá Vilhar2023-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-09102023-075350/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-11-16T12:53:02Zoai:teses.usp.br:tde-09102023-075350Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-11-16T12:53:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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