Métodos e técnicas bibliométricas de análise de produção científica: um estudo crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crivelente, Mariana Ramos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-19022021-124556/
Resumo: A dissertação \"Métodos e técnicas bibliométricas de análise de produção científica: um estudo crítico\" aborda os procedimentos quantitativos utilizados na avaliação da atividade científica. A pesquisa foi motivada pelo uso crescente de indicadores quantitativos bibliométricos para avaliar e classificar programas de pesquisa, instituições de ensino superior, programas de pós-graduação, a produção científica dessas instituições e os próprios pesquisadores. Procurou-se, especificamente, problematizar os estudos bibliométricos e as condições de sua aplicabilidade nesses contextos. Nessa perspectiva, foram definidas hipóteses de trabalho e sistematizado um referencial teórico para sustentar o desenvolvimento da pesquisa e a interpretação dos dados. O referencial teórico é constituído de aspectos da institucionalização da Ciência no Brasil, do ponto de vista da História da Ciência, da Quantificação da vida social, sob a perspectiva da Filosofia da Ciência e das teorias e métodos da Cientometria/Bibliometria. Na construção desse referencial foram: a) identificadas as ideias e eventos que contribuíram para a consolidação da estatística enquanto método das Ciências Sociais; b) identificados e analisados os métodos e técnicas bibliométricas; c) discutidos os aspectos problemáticos que subjazem ao uso da estatística nos estudos quantitativos da Ciência da Informação. Em seguida, foi realizado um estudo de caso de análise da produção científica de um instituto de pesquisa nacional. O estudo permitiu identificar e sistematizar os problemas e os desafios encontrados tanto na aplicação dos métodos bibliométricos quanto na interpretação dos indicadores quantitativos obtidos. Conclui-se que os estudos de avaliação da atividade científica ganham sentido se forem contextualizados e interpretados à luz da Filosofia e História da Ciência, sendo importantes, ainda, o rigor na seleção das fontes de informação, no tratamento dos dados e na composição da amostra do estudo. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para aprimorar os modelos de avaliação da atividade científica e a formulação de políticas de ciência adequadas a cada contexto.
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Nessa perspectiva, foram definidas hipóteses de trabalho e sistematizado um referencial teórico para sustentar o desenvolvimento da pesquisa e a interpretação dos dados. O referencial teórico é constituído de aspectos da institucionalização da Ciência no Brasil, do ponto de vista da História da Ciência, da Quantificação da vida social, sob a perspectiva da Filosofia da Ciência e das teorias e métodos da Cientometria/Bibliometria. Na construção desse referencial foram: a) identificadas as ideias e eventos que contribuíram para a consolidação da estatística enquanto método das Ciências Sociais; b) identificados e analisados os métodos e técnicas bibliométricas; c) discutidos os aspectos problemáticos que subjazem ao uso da estatística nos estudos quantitativos da Ciência da Informação. Em seguida, foi realizado um estudo de caso de análise da produção científica de um instituto de pesquisa nacional. O estudo permitiu identificar e sistematizar os problemas e os desafios encontrados tanto na aplicação dos métodos bibliométricos quanto na interpretação dos indicadores quantitativos obtidos. Conclui-se que os estudos de avaliação da atividade científica ganham sentido se forem contextualizados e interpretados à luz da Filosofia e História da Ciência, sendo importantes, ainda, o rigor na seleção das fontes de informação, no tratamento dos dados e na composição da amostra do estudo. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para aprimorar os modelos de avaliação da atividade científica e a formulação de políticas de ciência adequadas a cada contexto.The dissertation \"Bibliometric methods and techniques of scientific production analysis: a critical study\" critically addresses the quantitative procedures used in the evaluation of scientific activity. The research was motivated by the increasing use of quantitative bibliometric indicators to evaluate and classify research programs, higher education institutions, graduate programs, the scientific production of these institutions and the researchers themselves. We specifically sought to problematize bibliometric studies and the conditions for their applicability in these contexts. In this perspective, working hypotheses were defined and a theoretical framework was systematized to support the development of the research and the interpretation of the data. The theoretical framework consists of aspects of science institutionalization in Brazil, from the point of view of the History of Science, the quantification of social life, from the perspective of the Philosophy of Science and the theories and methodologies of Scientometry/Bibliometry. In building this framework, a) the ideas and events that contributed to the consolidation of statistics as a method of Social Sciences were identified; b) Bibliometric methods and techniques were identified and analyzed; c) the problematic aspects underlying the use of statistics in quantitative studies of Information Science were discussed. Then, a case study was carried out to analyze the scientific production of a national research institute. The study allowed to identify and systematize the problems and challenges encountered both in the application of bibliometric methods and in the interpretation of the quantitative indicators obtained. It is concluded that the evaluation studies of scientific activity make sense if they are contextualized and interpreted in the light of the Philosophy and History of Science, being also important the accuracy in the selection of the sources of information, in the treatment of the data and in the sample composition of the study. It is hoped that the results of this research will contribute to improving the models for evaluating scientific activity and formulating science policies appropriate to each context.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKobashi, Nair YumikoCrivelente, Mariana Ramos2019-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-19022021-124556/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-02-19T22:12:01Zoai:teses.usp.br:tde-19022021-124556Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-02-19T22:12:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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