Programa fonoaudiológico para formação de locutores de rádio: proposta e avaliação da eficácia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5160/tde-05082005-155959/ |
Resumo: | Esse estudo teve como objetivo propor e avaliar a eficácia de um Programa Fonoaudiológico para Formação de Locutores de Rádio (PFFLR), aplicado aos alunos de um Curso Profissionalizante de Radialista Setor Locução. O Programa Fonoaudiológico para Formação de Locutores de Rádio foi estruturado em 7 módulos com duração de 7 aulas semanais. Esse Programa foi fundamentado na estimulação de 11 aspectos, os quais foram trabalhados seqüencialmente. Os participantes foram divididos em dois grupos, pareados quanto ao sexo e idade. O grupo de pesquisa foi constituído por 35 adultos, alunos do curso de locução e o grupo controle por 35 adultos, que espontaneamente se disponibilizaram a participar da pesquisa. Foram realizadas três análises, sendo: análise objetiva da voz, através da extração da freqüência fundamental, análise perceptivo-auditiva do uso vocal e análise objetiva da velocidade de fala na leitura. Os resultados indicaram que os grupos diferenciaram-se quanto ao uso vocal e à velocidade de fala na leitura. Em relação à análise do uso vocal, os grupos diferenciaram-se para os parâmetros de qualidade vocal, loudness, ressonância, coordenação pneumofonoarticulatória, articulação, modulação e ritmo de leitura. Quanto à análise da velocidade de fala, os grupos diferenciaram-se tanto para o número de palavras/minuto como de sílabas/minuto. Em relação à análise objetiva da voz, para o grupo de pesquisa houve diferenças entre o pré e pós-aplicação do PFFLR, com redução da freqüência fundamental. Os resultados indicam que o PFFLR foi eficaz na sua proposta, e os parâmetros onde houve melhoras são aqueles específicos para a boa locução. |
id |
USP_ff6d96b5b6b11b7f8c4a07e869f3e7d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-05082005-155959 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Programa fonoaudiológico para formação de locutores de rádio: proposta e avaliação da eficácia.Speech pathology program for the preparation of radio speakers: propose and evaluate of the effectivenessACÚSTICA DA FALAINTELIGIBILIDADE DE FALAPERCEPÇÃO DA FALARÁDIO/estatística e dados numéricosRADIO/statistics & numerical dataSPEECH ACOUSTICSSPEECH INTELLIGIBILITYSPEECH PERCEPTIONTREINAMENTO DA VOZVOICE TRAININGEsse estudo teve como objetivo propor e avaliar a eficácia de um Programa Fonoaudiológico para Formação de Locutores de Rádio (PFFLR), aplicado aos alunos de um Curso Profissionalizante de Radialista Setor Locução. O Programa Fonoaudiológico para Formação de Locutores de Rádio foi estruturado em 7 módulos com duração de 7 aulas semanais. Esse Programa foi fundamentado na estimulação de 11 aspectos, os quais foram trabalhados seqüencialmente. Os participantes foram divididos em dois grupos, pareados quanto ao sexo e idade. O grupo de pesquisa foi constituído por 35 adultos, alunos do curso de locução e o grupo controle por 35 adultos, que espontaneamente se disponibilizaram a participar da pesquisa. Foram realizadas três análises, sendo: análise objetiva da voz, através da extração da freqüência fundamental, análise perceptivo-auditiva do uso vocal e análise objetiva da velocidade de fala na leitura. Os resultados indicaram que os grupos diferenciaram-se quanto ao uso vocal e à velocidade de fala na leitura. Em relação à análise do uso vocal, os grupos diferenciaram-se para os parâmetros de qualidade vocal, loudness, ressonância, coordenação pneumofonoarticulatória, articulação, modulação e ritmo de leitura. Quanto à análise da velocidade de fala, os grupos diferenciaram-se tanto para o número de palavras/minuto como de sílabas/minuto. Em relação à análise objetiva da voz, para o grupo de pesquisa houve diferenças entre o pré e pós-aplicação do PFFLR, com redução da freqüência fundamental. Os resultados indicam que o PFFLR foi eficaz na sua proposta, e os parâmetros onde houve melhoras são aqueles específicos para a boa locução. The purpose of the present study was to propose and evaluate the effectiveness of the Speech Pathology Program for the preparation of radio speakers, with was used with students of the professional course for broadcaster-radio speakers. The speech pathology program for the preparation of radio speakers was structured 7 modules with the duration for 7 weekly lectures. The program was based on the simulation of 11 aspects, wich were presented in a sequential mode. The participants were divided in 2 groups and paired accvornding to age and gender. The research group consisted of 35 adults, stuidents of the radio sp[eakers course, and the control consisted of 35 adults who volunteerd to take part in the research. Three of analysis were mode: (1) na objective analysis of voice through the extraction of the fundamental frequency; (2) a perpective-auditory analyses of the vocal use; and (3) na objetive analysis of the speech rate during reading. The results indicated that the groups differed from each other in relation to the vocal use the speech rate during. Regarding the vocal use, the groups were differnt for tha parameters the vocal quality, loudness, resonance, coordination between breathing ans speaking, articulation, modulation and reading rhythm. Regarding the analysis of the speech rate, the groups were different for the number of words and syllabes per minute. As for the objetive analysis of voice, the research group presented in their pre and post program application perfomances, with the reduction of the fundamental frequency. The results indicate that the speech pathology program for the preparation of radio speakers was effective in the proposition. The parameters in wich improvements were observed are those specific for a good locution. Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAndrade, Claudia Regina Furquim deFarghaly, Soraya Mahmoud2005-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5160/tde-05082005-155959/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:49Zoai:teses.usp.br:tde-05082005-155959Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa fonoaudiológico para formação de locutores de rádio: proposta e avaliação da eficácia. Speech pathology program for the preparation of radio speakers: propose and evaluate of the effectiveness |
title |
Programa fonoaudiológico para formação de locutores de rádio: proposta e avaliação da eficácia. |
spellingShingle |
Programa fonoaudiológico para formação de locutores de rádio: proposta e avaliação da eficácia. Farghaly, Soraya Mahmoud ACÚSTICA DA FALA INTELIGIBILIDADE DE FALA PERCEPÇÃO DA FALA RÁDIO/estatística e dados numéricos RADIO/statistics & numerical data SPEECH ACOUSTICS SPEECH INTELLIGIBILITY SPEECH PERCEPTION TREINAMENTO DA VOZ VOICE TRAINING |
title_short |
Programa fonoaudiológico para formação de locutores de rádio: proposta e avaliação da eficácia. |
title_full |
Programa fonoaudiológico para formação de locutores de rádio: proposta e avaliação da eficácia. |
title_fullStr |
Programa fonoaudiológico para formação de locutores de rádio: proposta e avaliação da eficácia. |
title_full_unstemmed |
Programa fonoaudiológico para formação de locutores de rádio: proposta e avaliação da eficácia. |
title_sort |
Programa fonoaudiológico para formação de locutores de rádio: proposta e avaliação da eficácia. |
author |
Farghaly, Soraya Mahmoud |
author_facet |
Farghaly, Soraya Mahmoud |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Andrade, Claudia Regina Furquim de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farghaly, Soraya Mahmoud |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ACÚSTICA DA FALA INTELIGIBILIDADE DE FALA PERCEPÇÃO DA FALA RÁDIO/estatística e dados numéricos RADIO/statistics & numerical data SPEECH ACOUSTICS SPEECH INTELLIGIBILITY SPEECH PERCEPTION TREINAMENTO DA VOZ VOICE TRAINING |
topic |
ACÚSTICA DA FALA INTELIGIBILIDADE DE FALA PERCEPÇÃO DA FALA RÁDIO/estatística e dados numéricos RADIO/statistics & numerical data SPEECH ACOUSTICS SPEECH INTELLIGIBILITY SPEECH PERCEPTION TREINAMENTO DA VOZ VOICE TRAINING |
description |
Esse estudo teve como objetivo propor e avaliar a eficácia de um Programa Fonoaudiológico para Formação de Locutores de Rádio (PFFLR), aplicado aos alunos de um Curso Profissionalizante de Radialista Setor Locução. O Programa Fonoaudiológico para Formação de Locutores de Rádio foi estruturado em 7 módulos com duração de 7 aulas semanais. Esse Programa foi fundamentado na estimulação de 11 aspectos, os quais foram trabalhados seqüencialmente. Os participantes foram divididos em dois grupos, pareados quanto ao sexo e idade. O grupo de pesquisa foi constituído por 35 adultos, alunos do curso de locução e o grupo controle por 35 adultos, que espontaneamente se disponibilizaram a participar da pesquisa. Foram realizadas três análises, sendo: análise objetiva da voz, através da extração da freqüência fundamental, análise perceptivo-auditiva do uso vocal e análise objetiva da velocidade de fala na leitura. Os resultados indicaram que os grupos diferenciaram-se quanto ao uso vocal e à velocidade de fala na leitura. Em relação à análise do uso vocal, os grupos diferenciaram-se para os parâmetros de qualidade vocal, loudness, ressonância, coordenação pneumofonoarticulatória, articulação, modulação e ritmo de leitura. Quanto à análise da velocidade de fala, os grupos diferenciaram-se tanto para o número de palavras/minuto como de sílabas/minuto. Em relação à análise objetiva da voz, para o grupo de pesquisa houve diferenças entre o pré e pós-aplicação do PFFLR, com redução da freqüência fundamental. Os resultados indicam que o PFFLR foi eficaz na sua proposta, e os parâmetros onde houve melhoras são aqueles específicos para a boa locução. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5160/tde-05082005-155959/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5160/tde-05082005-155959/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090413092405248 |