Teoria da resposta ao ítem para dados longitudinais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-20210729-123610/ |
Resumo: | Neste trabalho consideramos a situação em que um grupo de indivíduos é acompanhado ao longo de várias condições de avaliação pré-fixadas. Seu desempenho (habilidade/proficiência) é obtido a partir de respostas dadas em testes formados por ítens (questões) com características próprias. Para modelar a dependência entre suas habilidades nos vários períodos estudados são propostas diversas estruturas de covariância. São apresentadas equações de estimação para o conjunto de características dos ítens e para os parâmetros da distribuição latente. É abordado o caso de dados incompletos, o caso em que há várias populações em estudo, e são apresentadas propostas para modelar as curvas de crescimento relativas aos parâmetros da distribuição latente. São feitas simulações e uma aplicação aos dados do projeto de Avaliação de Jornada Única, realizado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo no período 1992-94 |
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Teoria da resposta ao ítem para dados longitudinaisnot availableAnálise De Dados LongitudinaisPesquisa E Planejamento EstatísticoNeste trabalho consideramos a situação em que um grupo de indivíduos é acompanhado ao longo de várias condições de avaliação pré-fixadas. Seu desempenho (habilidade/proficiência) é obtido a partir de respostas dadas em testes formados por ítens (questões) com características próprias. Para modelar a dependência entre suas habilidades nos vários períodos estudados são propostas diversas estruturas de covariância. São apresentadas equações de estimação para o conjunto de características dos ítens e para os parâmetros da distribuição latente. É abordado o caso de dados incompletos, o caso em que há várias populações em estudo, e são apresentadas propostas para modelar as curvas de crescimento relativas aos parâmetros da distribuição latente. São feitas simulações e uma aplicação aos dados do projeto de Avaliação de Jornada Única, realizado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo no período 1992-94In this work we consider the situation where a group o individuals is followed along two or more pre-stated conditions of evaluation. Their abilities/proficiencies are estimated from their answers to a set of tests presented to them at the different occasions. Several covariance structures are proposed to model the possible dependency between one's abilities along time. The estimation equations are presented for the items, parameters and also for the abilities parameters. The incomplete data and the multiple group cases are also considered, as well as growth curve models to explain the behaviour of the abilities' location parameters along time. Simulation studies and an application to real data are presentedBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAndrade, Dalton Francisco deTavares, Heliton Ribeiro2001-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45133/tde-20210729-123610/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-16T12:15:02Zoai:teses.usp.br:tde-20210729-123610Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-16T12:15:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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