Fala sério, Thalita: é a literatura de massa uma estratégia eficiente para a formação do leitor literário?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/5588 |
Resumo: | O objetivo desse trabalho é discutir se a literatura de massa (LM), em especial os best-sellers seriados como os seis títulos de Fala sério!, de Thalita Rebouças, é uma estratégia eficiente para a formação de leitores literários no Ensino Básico. A preocupação se justifica devido ao uso crescente da LM por professores de língua materna, sobretudo quando apoiados por estudos acadêmicos com os quais buscam legitimar suas práticas docentes. Depois de fundamentar a discussão acerca do conceito de literatura de massa (Eco; Adorno; Benjamin) e sua relação com a formação de leitores literários (PCN; OCEM; DCE-PR), a abordagem do tema é proponente: os professores de LP precisam conhecer a LM, mas não devem toma-la como ponte para formar leitores na sala de aula; os professores devem pensar a LM como ponte para conhecer a mundividência de seus alunos, a fim de estreitar o diálogo e estabelecer a mediação necessários à formação de leitores literários críticos. |
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Fala sério, Thalita: é a literatura de massa uma estratégia eficiente para a formação do leitor literário?Letras; Teoria LiteráriaFormação de leitor; literatura de massa; multimeios; Thalita RebouçasO objetivo desse trabalho é discutir se a literatura de massa (LM), em especial os best-sellers seriados como os seis títulos de Fala sério!, de Thalita Rebouças, é uma estratégia eficiente para a formação de leitores literários no Ensino Básico. A preocupação se justifica devido ao uso crescente da LM por professores de língua materna, sobretudo quando apoiados por estudos acadêmicos com os quais buscam legitimar suas práticas docentes. Depois de fundamentar a discussão acerca do conceito de literatura de massa (Eco; Adorno; Benjamin) e sua relação com a formação de leitores literários (PCN; OCEM; DCE-PR), a abordagem do tema é proponente: os professores de LP precisam conhecer a LM, mas não devem toma-la como ponte para formar leitores na sala de aula; os professores devem pensar a LM como ponte para conhecer a mundividência de seus alunos, a fim de estreitar o diálogo e estabelecer a mediação necessários à formação de leitores literários críticos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Sant'Anna, Jaime dos Reis2017-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/558810.3895/rl.v19n24.5588Revista de Letras; v. 19, n. 24 (2017)2179-52820104-999210.3895/rl.v19n24reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/5588/3724Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-02T17:48:35Zoai:periodicos.utfpr:article/5588Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2019-02-02T17:48:35Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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