Letramento literário e estratégias de leitura: experiência leitora com A manta, de Isabel Minhós

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Risoneide Ribeiro do
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Márcia Tavares, Araújo, Alexsandra Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12203
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar e analisar uma experiência de leitura literária com utilização de estratégias de leitura realizada em uma turma de 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Campina Grande-PB. Para tanto, inicialmente, discutimos sobre a formação do leitor literário no ambiente escolar e sobre as contribuições do ensino de estratégias de leitura no processo de formação do leitor. Em seguida, expomos e refletimos sobre uma experiência, acontecida através da leitura do livro A manta: uma história em quadrinhos (de tecido), de autoria de Isabel Minhós Martins (2011). Nesse sentido, metodologicamente, o estudo constituiu-se como uma pesquisa-ação. Como referenciais teóricos, apresentamos Aguiar (2001) sobre a literatura infantil no contexto escolar; Cosson (2018) e Souza e Cosson (2011) no que se refere ao letramento literário; Girotto e Souza (2010) sobre o ensino de estratégias de leitura; Jouve (2002) na relação estabelecida entre o leitor e a leitura, entre outros. Ao considerar que sujeitos da pesquisa se encontravam em processo de formação leitora, verificamos que durante a realização da leitura independente alguns alunos sentiram dificuldade de acionar as estratégias para entendimento do texto, mas, quando realizada a mediação por meio de questionamentos, eles realizaram conexões e inferências.
id UTFPR-10_0266bddf1f4ff9951627df5d8598b60f
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/12203
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling Letramento literário e estratégias de leitura: experiência leitora com A manta, de Isabel Minhós8.02.00.00-1 Letras;8.02.05.00-3 Teoria LiteráriaLiteratura infantil;Letramento literário; Estratégia de leitura; formação do leitor.Este artigo tem por objetivo apresentar e analisar uma experiência de leitura literária com utilização de estratégias de leitura realizada em uma turma de 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Campina Grande-PB. Para tanto, inicialmente, discutimos sobre a formação do leitor literário no ambiente escolar e sobre as contribuições do ensino de estratégias de leitura no processo de formação do leitor. Em seguida, expomos e refletimos sobre uma experiência, acontecida através da leitura do livro A manta: uma história em quadrinhos (de tecido), de autoria de Isabel Minhós Martins (2011). Nesse sentido, metodologicamente, o estudo constituiu-se como uma pesquisa-ação. Como referenciais teóricos, apresentamos Aguiar (2001) sobre a literatura infantil no contexto escolar; Cosson (2018) e Souza e Cosson (2011) no que se refere ao letramento literário; Girotto e Souza (2010) sobre o ensino de estratégias de leitura; Jouve (2002) na relação estabelecida entre o leitor e a leitura, entre outros. Ao considerar que sujeitos da pesquisa se encontravam em processo de formação leitora, verificamos que durante a realização da leitura independente alguns alunos sentiram dificuldade de acionar as estratégias para entendimento do texto, mas, quando realizada a mediação por meio de questionamentos, eles realizaram conexões e inferências.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Nascimento, Risoneide Ribeiro doSilva, Márcia TavaresAraújo, Alexsandra Melo2021-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1220310.3895/rl.v23n42.12203Revista de Letras; v. 23, n. 42 (2021)2179-52820104-999210.3895/rl.v23n42reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12203/8571Direitos autorais 2021 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-09T15:40:05Zoai:periodicos.utfpr:article/12203Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2021-10-09T15:40:05Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento literário e estratégias de leitura: experiência leitora com A manta, de Isabel Minhós
title Letramento literário e estratégias de leitura: experiência leitora com A manta, de Isabel Minhós
spellingShingle Letramento literário e estratégias de leitura: experiência leitora com A manta, de Isabel Minhós
Nascimento, Risoneide Ribeiro do
8.02.00.00-1 Letras;8.02.05.00-3 Teoria Literária
Literatura infantil;Letramento literário; Estratégia de leitura; formação do leitor.
title_short Letramento literário e estratégias de leitura: experiência leitora com A manta, de Isabel Minhós
title_full Letramento literário e estratégias de leitura: experiência leitora com A manta, de Isabel Minhós
title_fullStr Letramento literário e estratégias de leitura: experiência leitora com A manta, de Isabel Minhós
title_full_unstemmed Letramento literário e estratégias de leitura: experiência leitora com A manta, de Isabel Minhós
title_sort Letramento literário e estratégias de leitura: experiência leitora com A manta, de Isabel Minhós
author Nascimento, Risoneide Ribeiro do
author_facet Nascimento, Risoneide Ribeiro do
Silva, Márcia Tavares
Araújo, Alexsandra Melo
author_role author
author2 Silva, Márcia Tavares
Araújo, Alexsandra Melo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Risoneide Ribeiro do
Silva, Márcia Tavares
Araújo, Alexsandra Melo
dc.subject.por.fl_str_mv 8.02.00.00-1 Letras;8.02.05.00-3 Teoria Literária
Literatura infantil;Letramento literário; Estratégia de leitura; formação do leitor.
topic 8.02.00.00-1 Letras;8.02.05.00-3 Teoria Literária
Literatura infantil;Letramento literário; Estratégia de leitura; formação do leitor.
description Este artigo tem por objetivo apresentar e analisar uma experiência de leitura literária com utilização de estratégias de leitura realizada em uma turma de 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Campina Grande-PB. Para tanto, inicialmente, discutimos sobre a formação do leitor literário no ambiente escolar e sobre as contribuições do ensino de estratégias de leitura no processo de formação do leitor. Em seguida, expomos e refletimos sobre uma experiência, acontecida através da leitura do livro A manta: uma história em quadrinhos (de tecido), de autoria de Isabel Minhós Martins (2011). Nesse sentido, metodologicamente, o estudo constituiu-se como uma pesquisa-ação. Como referenciais teóricos, apresentamos Aguiar (2001) sobre a literatura infantil no contexto escolar; Cosson (2018) e Souza e Cosson (2011) no que se refere ao letramento literário; Girotto e Souza (2010) sobre o ensino de estratégias de leitura; Jouve (2002) na relação estabelecida entre o leitor e a leitura, entre outros. Ao considerar que sujeitos da pesquisa se encontravam em processo de formação leitora, verificamos que durante a realização da leitura independente alguns alunos sentiram dificuldade de acionar as estratégias para entendimento do texto, mas, quando realizada a mediação por meio de questionamentos, eles realizaram conexões e inferências.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12203
10.3895/rl.v23n42.12203
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12203
identifier_str_mv 10.3895/rl.v23n42.12203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12203/8571
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 23, n. 42 (2021)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v23n42
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1787713881609601024