Letramento literário e estratégias de leitura: experiência leitora com A manta, de Isabel Minhós
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12203 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar e analisar uma experiência de leitura literária com utilização de estratégias de leitura realizada em uma turma de 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Campina Grande-PB. Para tanto, inicialmente, discutimos sobre a formação do leitor literário no ambiente escolar e sobre as contribuições do ensino de estratégias de leitura no processo de formação do leitor. Em seguida, expomos e refletimos sobre uma experiência, acontecida através da leitura do livro A manta: uma história em quadrinhos (de tecido), de autoria de Isabel Minhós Martins (2011). Nesse sentido, metodologicamente, o estudo constituiu-se como uma pesquisa-ação. Como referenciais teóricos, apresentamos Aguiar (2001) sobre a literatura infantil no contexto escolar; Cosson (2018) e Souza e Cosson (2011) no que se refere ao letramento literário; Girotto e Souza (2010) sobre o ensino de estratégias de leitura; Jouve (2002) na relação estabelecida entre o leitor e a leitura, entre outros. Ao considerar que sujeitos da pesquisa se encontravam em processo de formação leitora, verificamos que durante a realização da leitura independente alguns alunos sentiram dificuldade de acionar as estratégias para entendimento do texto, mas, quando realizada a mediação por meio de questionamentos, eles realizaram conexões e inferências. |
id |
UTFPR-10_0266bddf1f4ff9951627df5d8598b60f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/12203 |
network_acronym_str |
UTFPR-10 |
network_name_str |
Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento literário e estratégias de leitura: experiência leitora com A manta, de Isabel Minhós8.02.00.00-1 Letras;8.02.05.00-3 Teoria LiteráriaLiteratura infantil;Letramento literário; Estratégia de leitura; formação do leitor.Este artigo tem por objetivo apresentar e analisar uma experiência de leitura literária com utilização de estratégias de leitura realizada em uma turma de 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Campina Grande-PB. Para tanto, inicialmente, discutimos sobre a formação do leitor literário no ambiente escolar e sobre as contribuições do ensino de estratégias de leitura no processo de formação do leitor. Em seguida, expomos e refletimos sobre uma experiência, acontecida através da leitura do livro A manta: uma história em quadrinhos (de tecido), de autoria de Isabel Minhós Martins (2011). Nesse sentido, metodologicamente, o estudo constituiu-se como uma pesquisa-ação. Como referenciais teóricos, apresentamos Aguiar (2001) sobre a literatura infantil no contexto escolar; Cosson (2018) e Souza e Cosson (2011) no que se refere ao letramento literário; Girotto e Souza (2010) sobre o ensino de estratégias de leitura; Jouve (2002) na relação estabelecida entre o leitor e a leitura, entre outros. Ao considerar que sujeitos da pesquisa se encontravam em processo de formação leitora, verificamos que durante a realização da leitura independente alguns alunos sentiram dificuldade de acionar as estratégias para entendimento do texto, mas, quando realizada a mediação por meio de questionamentos, eles realizaram conexões e inferências.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Nascimento, Risoneide Ribeiro doSilva, Márcia TavaresAraújo, Alexsandra Melo2021-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1220310.3895/rl.v23n42.12203Revista de Letras; v. 23, n. 42 (2021)2179-52820104-999210.3895/rl.v23n42reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12203/8571Direitos autorais 2021 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-09T15:40:05Zoai:periodicos.utfpr:article/12203Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2021-10-09T15:40:05Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento literário e estratégias de leitura: experiência leitora com A manta, de Isabel Minhós |
title |
Letramento literário e estratégias de leitura: experiência leitora com A manta, de Isabel Minhós |
spellingShingle |
Letramento literário e estratégias de leitura: experiência leitora com A manta, de Isabel Minhós Nascimento, Risoneide Ribeiro do 8.02.00.00-1 Letras;8.02.05.00-3 Teoria Literária Literatura infantil;Letramento literário; Estratégia de leitura; formação do leitor. |
title_short |
Letramento literário e estratégias de leitura: experiência leitora com A manta, de Isabel Minhós |
title_full |
Letramento literário e estratégias de leitura: experiência leitora com A manta, de Isabel Minhós |
title_fullStr |
Letramento literário e estratégias de leitura: experiência leitora com A manta, de Isabel Minhós |
title_full_unstemmed |
Letramento literário e estratégias de leitura: experiência leitora com A manta, de Isabel Minhós |
title_sort |
Letramento literário e estratégias de leitura: experiência leitora com A manta, de Isabel Minhós |
author |
Nascimento, Risoneide Ribeiro do |
author_facet |
Nascimento, Risoneide Ribeiro do Silva, Márcia Tavares Araújo, Alexsandra Melo |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Márcia Tavares Araújo, Alexsandra Melo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Risoneide Ribeiro do Silva, Márcia Tavares Araújo, Alexsandra Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
8.02.00.00-1 Letras;8.02.05.00-3 Teoria Literária Literatura infantil;Letramento literário; Estratégia de leitura; formação do leitor. |
topic |
8.02.00.00-1 Letras;8.02.05.00-3 Teoria Literária Literatura infantil;Letramento literário; Estratégia de leitura; formação do leitor. |
description |
Este artigo tem por objetivo apresentar e analisar uma experiência de leitura literária com utilização de estratégias de leitura realizada em uma turma de 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Campina Grande-PB. Para tanto, inicialmente, discutimos sobre a formação do leitor literário no ambiente escolar e sobre as contribuições do ensino de estratégias de leitura no processo de formação do leitor. Em seguida, expomos e refletimos sobre uma experiência, acontecida através da leitura do livro A manta: uma história em quadrinhos (de tecido), de autoria de Isabel Minhós Martins (2011). Nesse sentido, metodologicamente, o estudo constituiu-se como uma pesquisa-ação. Como referenciais teóricos, apresentamos Aguiar (2001) sobre a literatura infantil no contexto escolar; Cosson (2018) e Souza e Cosson (2011) no que se refere ao letramento literário; Girotto e Souza (2010) sobre o ensino de estratégias de leitura; Jouve (2002) na relação estabelecida entre o leitor e a leitura, entre outros. Ao considerar que sujeitos da pesquisa se encontravam em processo de formação leitora, verificamos que durante a realização da leitura independente alguns alunos sentiram dificuldade de acionar as estratégias para entendimento do texto, mas, quando realizada a mediação por meio de questionamentos, eles realizaram conexões e inferências. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12203 10.3895/rl.v23n42.12203 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12203 |
identifier_str_mv |
10.3895/rl.v23n42.12203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12203/8571 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras; v. 23, n. 42 (2021) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v23n42 reponame:Revista de Letras instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista de Letras |
collection |
Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713881609601024 |