Análise crítica do discurso: um olhar sobre a representação da etnia em livros didáticos de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Fernanda de Araújo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Miguel, Leonardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7837
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar formas de regulação de poder e ideologia, acerca da etnia, presentes em dois livros didáticos de língua inglesa. A análise foi inicialmente realizada investigando a frequência de situações envolvendo personagens de origem afrodescendente. No primeiro livro havia apenas duas situações, enquanto no segundo, apenas uma. Partindo das situações, foi realizada uma análise qualitativa e comparativa acerca de como personagens negros são posicionados com relação aos personagens brancos.As considerações levantadas demonstram que é necessário rever o conteúdo veiculado nos materiais didáticos, visto que foram diagnosticadas a quase invisibilidade da etnia negra e, sendo visível, estas aparecem subordinadas às relações de poder e ideologia étnica que são mantidas e reforçadas nesses materiais.
id UTFPR-10_0b33c7673257f364d03d8817ae5958f8
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/7837
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling Análise crítica do discurso: um olhar sobre a representação da etnia em livros didáticos de língua inglesaLinguística.Análise Crítica do Discurso; Identidade; Ideologia; Livros Didáticos.O presente artigo tem como objetivo apresentar formas de regulação de poder e ideologia, acerca da etnia, presentes em dois livros didáticos de língua inglesa. A análise foi inicialmente realizada investigando a frequência de situações envolvendo personagens de origem afrodescendente. No primeiro livro havia apenas duas situações, enquanto no segundo, apenas uma. Partindo das situações, foi realizada uma análise qualitativa e comparativa acerca de como personagens negros são posicionados com relação aos personagens brancos.As considerações levantadas demonstram que é necessário rever o conteúdo veiculado nos materiais didáticos, visto que foram diagnosticadas a quase invisibilidade da etnia negra e, sendo visível, estas aparecem subordinadas às relações de poder e ideologia étnica que são mantidas e reforçadas nesses materiais.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fonseca, Fernanda de AraújoMiguel, Leonardo2018-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/783710.3895/rl.v20n28.7837Revista de Letras; v. 20, n. 28 (2018)2179-52820104-999210.3895/rl.v20n28reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7837/5818Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-22T14:40:48Zoai:periodicos.utfpr:article/7837Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-10-22T14:40:48Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise crítica do discurso: um olhar sobre a representação da etnia em livros didáticos de língua inglesa
title Análise crítica do discurso: um olhar sobre a representação da etnia em livros didáticos de língua inglesa
spellingShingle Análise crítica do discurso: um olhar sobre a representação da etnia em livros didáticos de língua inglesa
Fonseca, Fernanda de Araújo
Linguística.
Análise Crítica do Discurso; Identidade; Ideologia; Livros Didáticos.
title_short Análise crítica do discurso: um olhar sobre a representação da etnia em livros didáticos de língua inglesa
title_full Análise crítica do discurso: um olhar sobre a representação da etnia em livros didáticos de língua inglesa
title_fullStr Análise crítica do discurso: um olhar sobre a representação da etnia em livros didáticos de língua inglesa
title_full_unstemmed Análise crítica do discurso: um olhar sobre a representação da etnia em livros didáticos de língua inglesa
title_sort Análise crítica do discurso: um olhar sobre a representação da etnia em livros didáticos de língua inglesa
author Fonseca, Fernanda de Araújo
author_facet Fonseca, Fernanda de Araújo
Miguel, Leonardo
author_role author
author2 Miguel, Leonardo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Fernanda de Araújo
Miguel, Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística.
Análise Crítica do Discurso; Identidade; Ideologia; Livros Didáticos.
topic Linguística.
Análise Crítica do Discurso; Identidade; Ideologia; Livros Didáticos.
description O presente artigo tem como objetivo apresentar formas de regulação de poder e ideologia, acerca da etnia, presentes em dois livros didáticos de língua inglesa. A análise foi inicialmente realizada investigando a frequência de situações envolvendo personagens de origem afrodescendente. No primeiro livro havia apenas duas situações, enquanto no segundo, apenas uma. Partindo das situações, foi realizada uma análise qualitativa e comparativa acerca de como personagens negros são posicionados com relação aos personagens brancos.As considerações levantadas demonstram que é necessário rever o conteúdo veiculado nos materiais didáticos, visto que foram diagnosticadas a quase invisibilidade da etnia negra e, sendo visível, estas aparecem subordinadas às relações de poder e ideologia étnica que são mantidas e reforçadas nesses materiais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7837
10.3895/rl.v20n28.7837
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7837
identifier_str_mv 10.3895/rl.v20n28.7837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7837/5818
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 20, n. 28 (2018)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v20n28
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1787713880488673280