A formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais: Reflexões sobre o lugar da literatura no Ensino Fundamental I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11409 |
Resumo: | Neste trabalho estuda-se a formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais, com metodologia pautada em pesquisa bibliográfica (COSSON, 2006; ROJO; MOURA, 2016; DUDNEY; HOCLY; PEGRUM, 2016). Uma leitura literária deve proporcionar muito mais que apenas decodificação de palavras, pois é ela que nos permite ressignificar tudo o que lemos. No entanto, essa leitura literária não faz parte do processo de formação de muitos dos nossos leitores brasileiros. Assim como o letramento literário, os multiletramentos também são um desafio para a escola da contemporaneidade, pois a dificuldade de lidar com outros objetos educacionais que não os livros tem tornado a escola cada vez mais deficiente no que diz respeito ao processo de formação de leitores. Dessa forma, na presente pesquisa deseja-se investigar novas formas de linguagem para inserção da literatura infantil no cotidiano dos alunos. Conclui-se que a escola ainda precisa avançar muito na maneira como ensina a literatura e aborda as tecnologias. Uni-las será consequência desse avanço.Palavras-chave: Tecnologias digitais – Literatura infantil – Letramento literário – Multiletramentos |
id |
UTFPR-10_0bc5a0048c3c2698336f4412b6e38579 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/11409 |
network_acronym_str |
UTFPR-10 |
network_name_str |
Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais: Reflexões sobre o lugar da literatura no Ensino Fundamental ILetrasliteratura infantil; ensino; tecnologiaNeste trabalho estuda-se a formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais, com metodologia pautada em pesquisa bibliográfica (COSSON, 2006; ROJO; MOURA, 2016; DUDNEY; HOCLY; PEGRUM, 2016). Uma leitura literária deve proporcionar muito mais que apenas decodificação de palavras, pois é ela que nos permite ressignificar tudo o que lemos. No entanto, essa leitura literária não faz parte do processo de formação de muitos dos nossos leitores brasileiros. Assim como o letramento literário, os multiletramentos também são um desafio para a escola da contemporaneidade, pois a dificuldade de lidar com outros objetos educacionais que não os livros tem tornado a escola cada vez mais deficiente no que diz respeito ao processo de formação de leitores. Dessa forma, na presente pesquisa deseja-se investigar novas formas de linguagem para inserção da literatura infantil no cotidiano dos alunos. Conclui-se que a escola ainda precisa avançar muito na maneira como ensina a literatura e aborda as tecnologias. Uni-las será consequência desse avanço.Palavras-chave: Tecnologias digitais – Literatura infantil – Letramento literário – MultiletramentosUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Antunes, Tiana Andreza MeloAndrade, Patricia Rosa de Oliveira de2022-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1140910.3895/rl.v24n45.11409Revista de Letras; v. 24, n. 45 (2022)2179-52820104-999210.3895/rl.v24n45reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11409/9326Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-26T21:47:49Zoai:periodicos.utfpr:article/11409Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2022-12-26T21:47:49Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais: Reflexões sobre o lugar da literatura no Ensino Fundamental I |
title |
A formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais: Reflexões sobre o lugar da literatura no Ensino Fundamental I |
spellingShingle |
A formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais: Reflexões sobre o lugar da literatura no Ensino Fundamental I Antunes, Tiana Andreza Melo Letras literatura infantil; ensino; tecnologia |
title_short |
A formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais: Reflexões sobre o lugar da literatura no Ensino Fundamental I |
title_full |
A formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais: Reflexões sobre o lugar da literatura no Ensino Fundamental I |
title_fullStr |
A formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais: Reflexões sobre o lugar da literatura no Ensino Fundamental I |
title_full_unstemmed |
A formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais: Reflexões sobre o lugar da literatura no Ensino Fundamental I |
title_sort |
A formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais: Reflexões sobre o lugar da literatura no Ensino Fundamental I |
author |
Antunes, Tiana Andreza Melo |
author_facet |
Antunes, Tiana Andreza Melo Andrade, Patricia Rosa de Oliveira de |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Patricia Rosa de Oliveira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Tiana Andreza Melo Andrade, Patricia Rosa de Oliveira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras literatura infantil; ensino; tecnologia |
topic |
Letras literatura infantil; ensino; tecnologia |
description |
Neste trabalho estuda-se a formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais, com metodologia pautada em pesquisa bibliográfica (COSSON, 2006; ROJO; MOURA, 2016; DUDNEY; HOCLY; PEGRUM, 2016). Uma leitura literária deve proporcionar muito mais que apenas decodificação de palavras, pois é ela que nos permite ressignificar tudo o que lemos. No entanto, essa leitura literária não faz parte do processo de formação de muitos dos nossos leitores brasileiros. Assim como o letramento literário, os multiletramentos também são um desafio para a escola da contemporaneidade, pois a dificuldade de lidar com outros objetos educacionais que não os livros tem tornado a escola cada vez mais deficiente no que diz respeito ao processo de formação de leitores. Dessa forma, na presente pesquisa deseja-se investigar novas formas de linguagem para inserção da literatura infantil no cotidiano dos alunos. Conclui-se que a escola ainda precisa avançar muito na maneira como ensina a literatura e aborda as tecnologias. Uni-las será consequência desse avanço.Palavras-chave: Tecnologias digitais – Literatura infantil – Letramento literário – Multiletramentos |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11409 10.3895/rl.v24n45.11409 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11409 |
identifier_str_mv |
10.3895/rl.v24n45.11409 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11409/9326 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras; v. 24, n. 45 (2022) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v24n45 reponame:Revista de Letras instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista de Letras |
collection |
Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809732058522583040 |