A formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais: Reflexões sobre o lugar da literatura no Ensino Fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Tiana Andreza Melo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Andrade, Patricia Rosa de Oliveira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11409
Resumo: Neste trabalho estuda-se a formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais, com metodologia pautada em pesquisa bibliográfica (COSSON, 2006; ROJO; MOURA, 2016; DUDNEY; HOCLY; PEGRUM, 2016). Uma leitura literária deve proporcionar muito mais que apenas decodificação de palavras, pois é ela que nos permite ressignificar tudo o que lemos. No entanto, essa leitura literária não faz parte do processo de formação de muitos dos nossos leitores brasileiros. Assim como o letramento literário, os multiletramentos também são um desafio para a escola da contemporaneidade, pois a dificuldade de lidar com outros objetos educacionais que não os livros tem tornado a escola cada vez mais deficiente no que diz respeito ao processo de formação de leitores. Dessa forma, na presente pesquisa deseja-se investigar novas formas de linguagem para inserção da literatura infantil no cotidiano dos alunos. Conclui-se que a escola ainda precisa avançar muito na maneira como ensina a literatura e aborda as tecnologias. Uni-las será consequência desse avanço.Palavras-chave: Tecnologias digitais – Literatura infantil – Letramento literário – Multiletramentos
id UTFPR-10_0bc5a0048c3c2698336f4412b6e38579
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/11409
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling A formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais: Reflexões sobre o lugar da literatura no Ensino Fundamental ILetrasliteratura infantil; ensino; tecnologiaNeste trabalho estuda-se a formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais, com metodologia pautada em pesquisa bibliográfica (COSSON, 2006; ROJO; MOURA, 2016; DUDNEY; HOCLY; PEGRUM, 2016). Uma leitura literária deve proporcionar muito mais que apenas decodificação de palavras, pois é ela que nos permite ressignificar tudo o que lemos. No entanto, essa leitura literária não faz parte do processo de formação de muitos dos nossos leitores brasileiros. Assim como o letramento literário, os multiletramentos também são um desafio para a escola da contemporaneidade, pois a dificuldade de lidar com outros objetos educacionais que não os livros tem tornado a escola cada vez mais deficiente no que diz respeito ao processo de formação de leitores. Dessa forma, na presente pesquisa deseja-se investigar novas formas de linguagem para inserção da literatura infantil no cotidiano dos alunos. Conclui-se que a escola ainda precisa avançar muito na maneira como ensina a literatura e aborda as tecnologias. Uni-las será consequência desse avanço.Palavras-chave: Tecnologias digitais – Literatura infantil – Letramento literário – MultiletramentosUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Antunes, Tiana Andreza MeloAndrade, Patricia Rosa de Oliveira de2022-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1140910.3895/rl.v24n45.11409Revista de Letras; v. 24, n. 45 (2022)2179-52820104-999210.3895/rl.v24n45reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11409/9326Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-26T21:47:49Zoai:periodicos.utfpr:article/11409Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2022-12-26T21:47:49Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais: Reflexões sobre o lugar da literatura no Ensino Fundamental I
title A formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais: Reflexões sobre o lugar da literatura no Ensino Fundamental I
spellingShingle A formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais: Reflexões sobre o lugar da literatura no Ensino Fundamental I
Antunes, Tiana Andreza Melo
Letras
literatura infantil; ensino; tecnologia
title_short A formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais: Reflexões sobre o lugar da literatura no Ensino Fundamental I
title_full A formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais: Reflexões sobre o lugar da literatura no Ensino Fundamental I
title_fullStr A formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais: Reflexões sobre o lugar da literatura no Ensino Fundamental I
title_full_unstemmed A formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais: Reflexões sobre o lugar da literatura no Ensino Fundamental I
title_sort A formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais: Reflexões sobre o lugar da literatura no Ensino Fundamental I
author Antunes, Tiana Andreza Melo
author_facet Antunes, Tiana Andreza Melo
Andrade, Patricia Rosa de Oliveira de
author_role author
author2 Andrade, Patricia Rosa de Oliveira de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Tiana Andreza Melo
Andrade, Patricia Rosa de Oliveira de
dc.subject.por.fl_str_mv Letras
literatura infantil; ensino; tecnologia
topic Letras
literatura infantil; ensino; tecnologia
description Neste trabalho estuda-se a formação de leitores literários no contexto das tecnologias digitais, com metodologia pautada em pesquisa bibliográfica (COSSON, 2006; ROJO; MOURA, 2016; DUDNEY; HOCLY; PEGRUM, 2016). Uma leitura literária deve proporcionar muito mais que apenas decodificação de palavras, pois é ela que nos permite ressignificar tudo o que lemos. No entanto, essa leitura literária não faz parte do processo de formação de muitos dos nossos leitores brasileiros. Assim como o letramento literário, os multiletramentos também são um desafio para a escola da contemporaneidade, pois a dificuldade de lidar com outros objetos educacionais que não os livros tem tornado a escola cada vez mais deficiente no que diz respeito ao processo de formação de leitores. Dessa forma, na presente pesquisa deseja-se investigar novas formas de linguagem para inserção da literatura infantil no cotidiano dos alunos. Conclui-se que a escola ainda precisa avançar muito na maneira como ensina a literatura e aborda as tecnologias. Uni-las será consequência desse avanço.Palavras-chave: Tecnologias digitais – Literatura infantil – Letramento literário – Multiletramentos
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11409
10.3895/rl.v24n45.11409
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11409
identifier_str_mv 10.3895/rl.v24n45.11409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11409/9326
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 24, n. 45 (2022)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v24n45
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732058522583040