“Eu super me lembro de tudo”: linguagem figurada e memória
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/16226 |
Resumo: | Neste trabalho, apresentamos uma revisão de literatura acerca das influências e relações entre o uso de linguagem figurada e a memória. Motivados por estudos prévios que sugerem a influência de metáforas no armazenamento de memórias e partindo da perspectiva da Linguística Cognitiva, conduzimos uma revisão de literatura, em língua portuguesa e língua inglesa, nas bases de dados Ebscohost, Periódicos CAPES, PubMed, Web of Science, Google Acadêmico e ResearchGate. Dentre os critérios de busca e de inclusão, seis estudos foram selecionados para análise. Muitos desses trabalhos relatam o possível efeito do uso de linguagem figurada em como nós interpretamos os eventos e como os armazenamos. Além disso, há estudos que apontam para a hipótese de que editamos as memórias com base no nosso conhecimento conceitual. No geral, notamos que há espaço para mais pesquisas que focam na memória de eventos completos, ao contrário da memorização de frases isoladas. |
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“Eu super me lembro de tudo”: linguagem figurada e memóriaLinguística Cognitiva; Análise Linguística; PsicolinguísticaLinguagem figurada; Metáfora; Metonímia; Memória; Linguística Cognitiva.Neste trabalho, apresentamos uma revisão de literatura acerca das influências e relações entre o uso de linguagem figurada e a memória. Motivados por estudos prévios que sugerem a influência de metáforas no armazenamento de memórias e partindo da perspectiva da Linguística Cognitiva, conduzimos uma revisão de literatura, em língua portuguesa e língua inglesa, nas bases de dados Ebscohost, Periódicos CAPES, PubMed, Web of Science, Google Acadêmico e ResearchGate. Dentre os critérios de busca e de inclusão, seis estudos foram selecionados para análise. Muitos desses trabalhos relatam o possível efeito do uso de linguagem figurada em como nós interpretamos os eventos e como os armazenamos. Além disso, há estudos que apontam para a hipótese de que editamos as memórias com base no nosso conhecimento conceitual. No geral, notamos que há espaço para mais pesquisas que focam na memória de eventos completos, ao contrário da memorização de frases isoladas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPqCAPESGirardi Ferrari, Carolineda Rosa da Silva Tavares, Vinícius2023-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1622610.3895/rl.v25n47.16226Revista de Letras; v. 25, n. 47 (2023)2179-52820104-999210.3895/rl.v25n47reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/16226/9978https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/downloadSuppFile/16226/3333https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/downloadSuppFile/16226/3334https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/downloadSuppFile/16226/3343Direitos autorais 2023 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T22:27:27Zoai:periodicos.utfpr:article/16226Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2024-04-30T22:27:27Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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