A AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO POR INTERMÉDIO DA LEITURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amélia Quélhas Moreira, Maria
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2280
Resumo: O presente artigo descreve o resultado de pesquisas na área de aquisição de vocabulário em segunda língua por intermédio da leitura e enfatiza a importância do contexto de leitura como elemento facilitador da aprendizagem incidental de vocabulário. Das quatro habilidades que precisam ser dominadas para que um indivíduo se torne proficiente em uma segunda língua – falar, ouvir, ler e escrever – a leitura é considerada por muitos a mais importante, especialmente por ser a fonte de input mais facilmente acessível. As pesquisas têm demonstrado que existe uma relação causal direta entre vocabulário e leitura: uma competência lexical bem desenvolvida é um fator determinante para a compreensão da leitura e, por outro lado, a leitura é o veículo primordial para o desenvolvimento do vocabulário. A expansão do vocabulário por intermédio da leitura é o escopo desse trabalho, que relacionará a aprendizagem incidental de vocabulário a partir da leitura a outros elementos que podem potencializar o uso do contexto: a instrução direta de vocabulário, o ensino de um vocabulário básico e o uso do dicionário.
id UTFPR-10_45ae13ca617c74838fa0a0be986353eb
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2280
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling A AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO POR INTERMÉDIO DA LEITURAO presente artigo descreve o resultado de pesquisas na área de aquisição de vocabulário em segunda língua por intermédio da leitura e enfatiza a importância do contexto de leitura como elemento facilitador da aprendizagem incidental de vocabulário. Das quatro habilidades que precisam ser dominadas para que um indivíduo se torne proficiente em uma segunda língua – falar, ouvir, ler e escrever – a leitura é considerada por muitos a mais importante, especialmente por ser a fonte de input mais facilmente acessível. As pesquisas têm demonstrado que existe uma relação causal direta entre vocabulário e leitura: uma competência lexical bem desenvolvida é um fator determinante para a compreensão da leitura e, por outro lado, a leitura é o veículo primordial para o desenvolvimento do vocabulário. A expansão do vocabulário por intermédio da leitura é o escopo desse trabalho, que relacionará a aprendizagem incidental de vocabulário a partir da leitura a outros elementos que podem potencializar o uso do contexto: a instrução direta de vocabulário, o ensino de um vocabulário básico e o uso do dicionário.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Amélia Quélhas Moreira, Maria2000-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/228010.3895/rl.v0n3.2280Revista de Letras; n. 3 (2000)2179-52820104-999210.3895/rl.v0n3reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2280/1420Direitos autorais 2014 Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-03T13:57:03Zoai:periodicos.utfpr:article/2280Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2014-12-03T13:57:03Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO POR INTERMÉDIO DA LEITURA
title A AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO POR INTERMÉDIO DA LEITURA
spellingShingle A AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO POR INTERMÉDIO DA LEITURA
Amélia Quélhas Moreira, Maria
title_short A AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO POR INTERMÉDIO DA LEITURA
title_full A AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO POR INTERMÉDIO DA LEITURA
title_fullStr A AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO POR INTERMÉDIO DA LEITURA
title_full_unstemmed A AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO POR INTERMÉDIO DA LEITURA
title_sort A AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO POR INTERMÉDIO DA LEITURA
author Amélia Quélhas Moreira, Maria
author_facet Amélia Quélhas Moreira, Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Amélia Quélhas Moreira, Maria
description O presente artigo descreve o resultado de pesquisas na área de aquisição de vocabulário em segunda língua por intermédio da leitura e enfatiza a importância do contexto de leitura como elemento facilitador da aprendizagem incidental de vocabulário. Das quatro habilidades que precisam ser dominadas para que um indivíduo se torne proficiente em uma segunda língua – falar, ouvir, ler e escrever – a leitura é considerada por muitos a mais importante, especialmente por ser a fonte de input mais facilmente acessível. As pesquisas têm demonstrado que existe uma relação causal direta entre vocabulário e leitura: uma competência lexical bem desenvolvida é um fator determinante para a compreensão da leitura e, por outro lado, a leitura é o veículo primordial para o desenvolvimento do vocabulário. A expansão do vocabulário por intermédio da leitura é o escopo desse trabalho, que relacionará a aprendizagem incidental de vocabulário a partir da leitura a outros elementos que podem potencializar o uso do contexto: a instrução direta de vocabulário, o ensino de um vocabulário básico e o uso do dicionário.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-02-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2280
10.3895/rl.v0n3.2280
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2280
identifier_str_mv 10.3895/rl.v0n3.2280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2280/1420
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Revista de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Revista de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; n. 3 (2000)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v0n3
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732059083571200