A AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO POR INTERMÉDIO DA LEITURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2280 |
Resumo: | O presente artigo descreve o resultado de pesquisas na área de aquisição de vocabulário em segunda língua por intermédio da leitura e enfatiza a importância do contexto de leitura como elemento facilitador da aprendizagem incidental de vocabulário. Das quatro habilidades que precisam ser dominadas para que um indivíduo se torne proficiente em uma segunda língua – falar, ouvir, ler e escrever – a leitura é considerada por muitos a mais importante, especialmente por ser a fonte de input mais facilmente acessível. As pesquisas têm demonstrado que existe uma relação causal direta entre vocabulário e leitura: uma competência lexical bem desenvolvida é um fator determinante para a compreensão da leitura e, por outro lado, a leitura é o veículo primordial para o desenvolvimento do vocabulário. A expansão do vocabulário por intermédio da leitura é o escopo desse trabalho, que relacionará a aprendizagem incidental de vocabulário a partir da leitura a outros elementos que podem potencializar o uso do contexto: a instrução direta de vocabulário, o ensino de um vocabulário básico e o uso do dicionário. |
id |
UTFPR-10_45ae13ca617c74838fa0a0be986353eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/2280 |
network_acronym_str |
UTFPR-10 |
network_name_str |
Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
A AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO POR INTERMÉDIO DA LEITURAO presente artigo descreve o resultado de pesquisas na área de aquisição de vocabulário em segunda língua por intermédio da leitura e enfatiza a importância do contexto de leitura como elemento facilitador da aprendizagem incidental de vocabulário. Das quatro habilidades que precisam ser dominadas para que um indivíduo se torne proficiente em uma segunda língua – falar, ouvir, ler e escrever – a leitura é considerada por muitos a mais importante, especialmente por ser a fonte de input mais facilmente acessível. As pesquisas têm demonstrado que existe uma relação causal direta entre vocabulário e leitura: uma competência lexical bem desenvolvida é um fator determinante para a compreensão da leitura e, por outro lado, a leitura é o veículo primordial para o desenvolvimento do vocabulário. A expansão do vocabulário por intermédio da leitura é o escopo desse trabalho, que relacionará a aprendizagem incidental de vocabulário a partir da leitura a outros elementos que podem potencializar o uso do contexto: a instrução direta de vocabulário, o ensino de um vocabulário básico e o uso do dicionário.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Amélia Quélhas Moreira, Maria2000-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/228010.3895/rl.v0n3.2280Revista de Letras; n. 3 (2000)2179-52820104-999210.3895/rl.v0n3reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2280/1420Direitos autorais 2014 Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-03T13:57:03Zoai:periodicos.utfpr:article/2280Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2014-12-03T13:57:03Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO POR INTERMÉDIO DA LEITURA |
title |
A AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO POR INTERMÉDIO DA LEITURA |
spellingShingle |
A AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO POR INTERMÉDIO DA LEITURA Amélia Quélhas Moreira, Maria |
title_short |
A AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO POR INTERMÉDIO DA LEITURA |
title_full |
A AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO POR INTERMÉDIO DA LEITURA |
title_fullStr |
A AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO POR INTERMÉDIO DA LEITURA |
title_full_unstemmed |
A AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO POR INTERMÉDIO DA LEITURA |
title_sort |
A AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO POR INTERMÉDIO DA LEITURA |
author |
Amélia Quélhas Moreira, Maria |
author_facet |
Amélia Quélhas Moreira, Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amélia Quélhas Moreira, Maria |
description |
O presente artigo descreve o resultado de pesquisas na área de aquisição de vocabulário em segunda língua por intermédio da leitura e enfatiza a importância do contexto de leitura como elemento facilitador da aprendizagem incidental de vocabulário. Das quatro habilidades que precisam ser dominadas para que um indivíduo se torne proficiente em uma segunda língua – falar, ouvir, ler e escrever – a leitura é considerada por muitos a mais importante, especialmente por ser a fonte de input mais facilmente acessível. As pesquisas têm demonstrado que existe uma relação causal direta entre vocabulário e leitura: uma competência lexical bem desenvolvida é um fator determinante para a compreensão da leitura e, por outro lado, a leitura é o veículo primordial para o desenvolvimento do vocabulário. A expansão do vocabulário por intermédio da leitura é o escopo desse trabalho, que relacionará a aprendizagem incidental de vocabulário a partir da leitura a outros elementos que podem potencializar o uso do contexto: a instrução direta de vocabulário, o ensino de um vocabulário básico e o uso do dicionário. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-02-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2280 10.3895/rl.v0n3.2280 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2280 |
identifier_str_mv |
10.3895/rl.v0n3.2280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2280/1420 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2014 Revista de Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2014 Revista de Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras; n. 3 (2000) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v0n3 reponame:Revista de Letras instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista de Letras |
collection |
Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809732059083571200 |