Uma proposta de metodologia de ensino pautada na emancipação humana: fundamentos filosóficos e linguísticos para o tratamento da variação e do preconceito linguístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blundi, Breno Alves dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nardelli, Alex Junior dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/10767
Resumo: O artigo que se segue tem por objetivo central propor uma atividade didática pautada em uma metodologia que trabalhe com a emancipação humana, visando a superação do preconceito linguístico e tratando da variação linguística em sala de aula. Para tal, os autores se valeram dos estudos de autores como: MARX (1968); CHAUÍ (1999); GARCIA (2012); SAVIANI (2013;2017); GASPARIN (2013); BLUNDI, NARDELLI (2018), dentro outros. O problema que norteou a pesquisa é: como superar o preconceito linguístico reproduzido na educação capitalista através da metodologia de trabalho docente-discente proposta por Gasparin (2013)? É esperado que com este artigo professores da rede pública e privada consigam reflitam sua própria prática pedagógica e tentem se apropriar, através das metodologias de ensino disponíveis que seja benéfica para o desenvolvimento do educando de maneira ampla, científica, sistémica e social.
id UTFPR-10_4d39e6738b5d78c296f70bd3ce33fcf0
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/10767
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling Uma proposta de metodologia de ensino pautada na emancipação humana: fundamentos filosóficos e linguísticos para o tratamento da variação e do preconceito linguísticoEducação - metodologia de ensinoEducação capitalista; metodologia de ensino; preconceito linguístico; variação linguística.O artigo que se segue tem por objetivo central propor uma atividade didática pautada em uma metodologia que trabalhe com a emancipação humana, visando a superação do preconceito linguístico e tratando da variação linguística em sala de aula. Para tal, os autores se valeram dos estudos de autores como: MARX (1968); CHAUÍ (1999); GARCIA (2012); SAVIANI (2013;2017); GASPARIN (2013); BLUNDI, NARDELLI (2018), dentro outros. O problema que norteou a pesquisa é: como superar o preconceito linguístico reproduzido na educação capitalista através da metodologia de trabalho docente-discente proposta por Gasparin (2013)? É esperado que com este artigo professores da rede pública e privada consigam reflitam sua própria prática pedagógica e tentem se apropriar, através das metodologias de ensino disponíveis que seja benéfica para o desenvolvimento do educando de maneira ampla, científica, sistémica e social.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Blundi, Breno Alves dos SantosNardelli, Alex Junior dos Santos2019-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1076710.3895/rl.v21n35.10767Revista de Letras; v. 21, n. 35 (2019)2179-52820104-999210.3895/rl.v21n35reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/10767/7199Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-27T17:56:24Zoai:periodicos.utfpr:article/10767Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-10-27T17:56:24Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de metodologia de ensino pautada na emancipação humana: fundamentos filosóficos e linguísticos para o tratamento da variação e do preconceito linguístico
title Uma proposta de metodologia de ensino pautada na emancipação humana: fundamentos filosóficos e linguísticos para o tratamento da variação e do preconceito linguístico
spellingShingle Uma proposta de metodologia de ensino pautada na emancipação humana: fundamentos filosóficos e linguísticos para o tratamento da variação e do preconceito linguístico
Blundi, Breno Alves dos Santos
Educação - metodologia de ensino
Educação capitalista; metodologia de ensino; preconceito linguístico; variação linguística.
title_short Uma proposta de metodologia de ensino pautada na emancipação humana: fundamentos filosóficos e linguísticos para o tratamento da variação e do preconceito linguístico
title_full Uma proposta de metodologia de ensino pautada na emancipação humana: fundamentos filosóficos e linguísticos para o tratamento da variação e do preconceito linguístico
title_fullStr Uma proposta de metodologia de ensino pautada na emancipação humana: fundamentos filosóficos e linguísticos para o tratamento da variação e do preconceito linguístico
title_full_unstemmed Uma proposta de metodologia de ensino pautada na emancipação humana: fundamentos filosóficos e linguísticos para o tratamento da variação e do preconceito linguístico
title_sort Uma proposta de metodologia de ensino pautada na emancipação humana: fundamentos filosóficos e linguísticos para o tratamento da variação e do preconceito linguístico
author Blundi, Breno Alves dos Santos
author_facet Blundi, Breno Alves dos Santos
Nardelli, Alex Junior dos Santos
author_role author
author2 Nardelli, Alex Junior dos Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Blundi, Breno Alves dos Santos
Nardelli, Alex Junior dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - metodologia de ensino
Educação capitalista; metodologia de ensino; preconceito linguístico; variação linguística.
topic Educação - metodologia de ensino
Educação capitalista; metodologia de ensino; preconceito linguístico; variação linguística.
description O artigo que se segue tem por objetivo central propor uma atividade didática pautada em uma metodologia que trabalhe com a emancipação humana, visando a superação do preconceito linguístico e tratando da variação linguística em sala de aula. Para tal, os autores se valeram dos estudos de autores como: MARX (1968); CHAUÍ (1999); GARCIA (2012); SAVIANI (2013;2017); GASPARIN (2013); BLUNDI, NARDELLI (2018), dentro outros. O problema que norteou a pesquisa é: como superar o preconceito linguístico reproduzido na educação capitalista através da metodologia de trabalho docente-discente proposta por Gasparin (2013)? É esperado que com este artigo professores da rede pública e privada consigam reflitam sua própria prática pedagógica e tentem se apropriar, através das metodologias de ensino disponíveis que seja benéfica para o desenvolvimento do educando de maneira ampla, científica, sistémica e social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/10767
10.3895/rl.v21n35.10767
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/10767
identifier_str_mv 10.3895/rl.v21n35.10767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/10767/7199
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 21, n. 35 (2019)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v21n35
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1787713880937463808