Uma proposta de metodologia de ensino pautada na emancipação humana: fundamentos filosóficos e linguísticos para o tratamento da variação e do preconceito linguístico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/10767 |
Resumo: | O artigo que se segue tem por objetivo central propor uma atividade didática pautada em uma metodologia que trabalhe com a emancipação humana, visando a superação do preconceito linguístico e tratando da variação linguística em sala de aula. Para tal, os autores se valeram dos estudos de autores como: MARX (1968); CHAUÍ (1999); GARCIA (2012); SAVIANI (2013;2017); GASPARIN (2013); BLUNDI, NARDELLI (2018), dentro outros. O problema que norteou a pesquisa é: como superar o preconceito linguístico reproduzido na educação capitalista através da metodologia de trabalho docente-discente proposta por Gasparin (2013)? É esperado que com este artigo professores da rede pública e privada consigam reflitam sua própria prática pedagógica e tentem se apropriar, através das metodologias de ensino disponíveis que seja benéfica para o desenvolvimento do educando de maneira ampla, científica, sistémica e social. |
id |
UTFPR-10_4d39e6738b5d78c296f70bd3ce33fcf0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/10767 |
network_acronym_str |
UTFPR-10 |
network_name_str |
Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta de metodologia de ensino pautada na emancipação humana: fundamentos filosóficos e linguísticos para o tratamento da variação e do preconceito linguísticoEducação - metodologia de ensinoEducação capitalista; metodologia de ensino; preconceito linguístico; variação linguística.O artigo que se segue tem por objetivo central propor uma atividade didática pautada em uma metodologia que trabalhe com a emancipação humana, visando a superação do preconceito linguístico e tratando da variação linguística em sala de aula. Para tal, os autores se valeram dos estudos de autores como: MARX (1968); CHAUÍ (1999); GARCIA (2012); SAVIANI (2013;2017); GASPARIN (2013); BLUNDI, NARDELLI (2018), dentro outros. O problema que norteou a pesquisa é: como superar o preconceito linguístico reproduzido na educação capitalista através da metodologia de trabalho docente-discente proposta por Gasparin (2013)? É esperado que com este artigo professores da rede pública e privada consigam reflitam sua própria prática pedagógica e tentem se apropriar, através das metodologias de ensino disponíveis que seja benéfica para o desenvolvimento do educando de maneira ampla, científica, sistémica e social.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Blundi, Breno Alves dos SantosNardelli, Alex Junior dos Santos2019-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1076710.3895/rl.v21n35.10767Revista de Letras; v. 21, n. 35 (2019)2179-52820104-999210.3895/rl.v21n35reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/10767/7199Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-27T17:56:24Zoai:periodicos.utfpr:article/10767Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-10-27T17:56:24Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta de metodologia de ensino pautada na emancipação humana: fundamentos filosóficos e linguísticos para o tratamento da variação e do preconceito linguístico |
title |
Uma proposta de metodologia de ensino pautada na emancipação humana: fundamentos filosóficos e linguísticos para o tratamento da variação e do preconceito linguístico |
spellingShingle |
Uma proposta de metodologia de ensino pautada na emancipação humana: fundamentos filosóficos e linguísticos para o tratamento da variação e do preconceito linguístico Blundi, Breno Alves dos Santos Educação - metodologia de ensino Educação capitalista; metodologia de ensino; preconceito linguístico; variação linguística. |
title_short |
Uma proposta de metodologia de ensino pautada na emancipação humana: fundamentos filosóficos e linguísticos para o tratamento da variação e do preconceito linguístico |
title_full |
Uma proposta de metodologia de ensino pautada na emancipação humana: fundamentos filosóficos e linguísticos para o tratamento da variação e do preconceito linguístico |
title_fullStr |
Uma proposta de metodologia de ensino pautada na emancipação humana: fundamentos filosóficos e linguísticos para o tratamento da variação e do preconceito linguístico |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de metodologia de ensino pautada na emancipação humana: fundamentos filosóficos e linguísticos para o tratamento da variação e do preconceito linguístico |
title_sort |
Uma proposta de metodologia de ensino pautada na emancipação humana: fundamentos filosóficos e linguísticos para o tratamento da variação e do preconceito linguístico |
author |
Blundi, Breno Alves dos Santos |
author_facet |
Blundi, Breno Alves dos Santos Nardelli, Alex Junior dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Nardelli, Alex Junior dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Blundi, Breno Alves dos Santos Nardelli, Alex Junior dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - metodologia de ensino Educação capitalista; metodologia de ensino; preconceito linguístico; variação linguística. |
topic |
Educação - metodologia de ensino Educação capitalista; metodologia de ensino; preconceito linguístico; variação linguística. |
description |
O artigo que se segue tem por objetivo central propor uma atividade didática pautada em uma metodologia que trabalhe com a emancipação humana, visando a superação do preconceito linguístico e tratando da variação linguística em sala de aula. Para tal, os autores se valeram dos estudos de autores como: MARX (1968); CHAUÍ (1999); GARCIA (2012); SAVIANI (2013;2017); GASPARIN (2013); BLUNDI, NARDELLI (2018), dentro outros. O problema que norteou a pesquisa é: como superar o preconceito linguístico reproduzido na educação capitalista através da metodologia de trabalho docente-discente proposta por Gasparin (2013)? É esperado que com este artigo professores da rede pública e privada consigam reflitam sua própria prática pedagógica e tentem se apropriar, através das metodologias de ensino disponíveis que seja benéfica para o desenvolvimento do educando de maneira ampla, científica, sistémica e social. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/10767 10.3895/rl.v21n35.10767 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/10767 |
identifier_str_mv |
10.3895/rl.v21n35.10767 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/10767/7199 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras; v. 21, n. 35 (2019) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v21n35 reponame:Revista de Letras instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista de Letras |
collection |
Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713880937463808 |