Princípios fundamentais para o ensino e a aprendizagem do inglês como língua global
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/4710 |
Resumo: | Este artigo propõe refletir sobre princípios fundamentais para o ensino e a aprendizagem do inglês como língua global. Busca, na perspectiva da era pós-colonial e à luz da Linguística Aplicada, articular o dialogo com autores (BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS, 2009; PENNYCOOK, 2000; KUMARAVADIVELU, 2012; RAJAGOPALAN, 2003, 2009 e GROSFOGUEL, 2009) cujas ideias convergem para a descolonização do conhecimento. Ancorado na Pedagogia Crítica e levando em consideração o status global da língua inglesa, este trabalho pavimenta o caminho para a discussão sobre problemas que enfrentam a educação básica e superior, quando ainda relegam a um segundo plano o ensino da língua inglesa, a mercê de políticas linguísticas frágeis. A discussão é ampliada para, por fim, trazer em seu bojo proposta de descolonização da língua inglesa, adotando pedagogias críticas que possibilitem emancipar os aprendizes para que possam usar esse idioma global com autonomia e livres das amarras das ideologias colonialistas que limitam o pensamento e inferiorizam povos e culturas, o que só poderá acontecer a partir de princípios que orientem docentes à consolidação de aprendizagens significativas. |
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Princípios fundamentais para o ensino e a aprendizagem do inglês como língua globalLETRAS; LINGUÍSTICA APLICADA.Ensino; Princípios; Descolonização; língua inglesa.Este artigo propõe refletir sobre princípios fundamentais para o ensino e a aprendizagem do inglês como língua global. Busca, na perspectiva da era pós-colonial e à luz da Linguística Aplicada, articular o dialogo com autores (BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS, 2009; PENNYCOOK, 2000; KUMARAVADIVELU, 2012; RAJAGOPALAN, 2003, 2009 e GROSFOGUEL, 2009) cujas ideias convergem para a descolonização do conhecimento. Ancorado na Pedagogia Crítica e levando em consideração o status global da língua inglesa, este trabalho pavimenta o caminho para a discussão sobre problemas que enfrentam a educação básica e superior, quando ainda relegam a um segundo plano o ensino da língua inglesa, a mercê de políticas linguísticas frágeis. A discussão é ampliada para, por fim, trazer em seu bojo proposta de descolonização da língua inglesa, adotando pedagogias críticas que possibilitem emancipar os aprendizes para que possam usar esse idioma global com autonomia e livres das amarras das ideologias colonialistas que limitam o pensamento e inferiorizam povos e culturas, o que só poderá acontecer a partir de princípios que orientem docentes à consolidação de aprendizagens significativas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)dos Anjos, Flavius Almeida2017-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/471010.3895/rl.v19n25.4710Revista de Letras; v. 19, n. 25 (2017)2179-52820104-999210.3895/rl.v19n25reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/4710/4555Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-02T17:47:51Zoai:periodicos.utfpr:article/4710Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2019-02-02T17:47:51Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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