Princípios fundamentais para o ensino e a aprendizagem do inglês como língua global

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Anjos, Flavius Almeida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/4710
Resumo: Este artigo propõe refletir sobre princípios fundamentais para o ensino e a aprendizagem do inglês como língua global. Busca, na perspectiva da era pós-colonial e à luz da Linguística Aplicada, articular o dialogo com autores (BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS, 2009; PENNYCOOK, 2000; KUMARAVADIVELU, 2012; RAJAGOPALAN, 2003, 2009 e GROSFOGUEL, 2009) cujas ideias convergem para a descolonização do conhecimento. Ancorado na Pedagogia Crítica e levando em consideração o status global da língua inglesa, este trabalho pavimenta o caminho para a discussão sobre problemas que enfrentam a educação básica e superior, quando ainda relegam a um segundo plano o ensino da língua inglesa, a mercê de políticas linguísticas frágeis. A discussão é ampliada para, por fim, trazer em seu bojo proposta de descolonização da língua inglesa, adotando pedagogias críticas que possibilitem emancipar os aprendizes para que possam usar esse idioma global com autonomia e livres das amarras das ideologias colonialistas que limitam o pensamento e inferiorizam povos e culturas, o que só poderá acontecer a partir de princípios que orientem docentes à consolidação de aprendizagens significativas.
id UTFPR-10_4e51568e0a4ad3d410a45d2165e734e3
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4710
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling Princípios fundamentais para o ensino e a aprendizagem do inglês como língua globalLETRAS; LINGUÍSTICA APLICADA.Ensino; Princípios; Descolonização; língua inglesa.Este artigo propõe refletir sobre princípios fundamentais para o ensino e a aprendizagem do inglês como língua global. Busca, na perspectiva da era pós-colonial e à luz da Linguística Aplicada, articular o dialogo com autores (BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS, 2009; PENNYCOOK, 2000; KUMARAVADIVELU, 2012; RAJAGOPALAN, 2003, 2009 e GROSFOGUEL, 2009) cujas ideias convergem para a descolonização do conhecimento. Ancorado na Pedagogia Crítica e levando em consideração o status global da língua inglesa, este trabalho pavimenta o caminho para a discussão sobre problemas que enfrentam a educação básica e superior, quando ainda relegam a um segundo plano o ensino da língua inglesa, a mercê de políticas linguísticas frágeis. A discussão é ampliada para, por fim, trazer em seu bojo proposta de descolonização da língua inglesa, adotando pedagogias críticas que possibilitem emancipar os aprendizes para que possam usar esse idioma global com autonomia e livres das amarras das ideologias colonialistas que limitam o pensamento e inferiorizam povos e culturas, o que só poderá acontecer a partir de princípios que orientem docentes à consolidação de aprendizagens significativas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)dos Anjos, Flavius Almeida2017-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/471010.3895/rl.v19n25.4710Revista de Letras; v. 19, n. 25 (2017)2179-52820104-999210.3895/rl.v19n25reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/4710/4555Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-02T17:47:51Zoai:periodicos.utfpr:article/4710Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2019-02-02T17:47:51Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Princípios fundamentais para o ensino e a aprendizagem do inglês como língua global
title Princípios fundamentais para o ensino e a aprendizagem do inglês como língua global
spellingShingle Princípios fundamentais para o ensino e a aprendizagem do inglês como língua global
dos Anjos, Flavius Almeida
LETRAS; LINGUÍSTICA APLICADA.
Ensino; Princípios; Descolonização; língua inglesa.
title_short Princípios fundamentais para o ensino e a aprendizagem do inglês como língua global
title_full Princípios fundamentais para o ensino e a aprendizagem do inglês como língua global
title_fullStr Princípios fundamentais para o ensino e a aprendizagem do inglês como língua global
title_full_unstemmed Princípios fundamentais para o ensino e a aprendizagem do inglês como língua global
title_sort Princípios fundamentais para o ensino e a aprendizagem do inglês como língua global
author dos Anjos, Flavius Almeida
author_facet dos Anjos, Flavius Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Anjos, Flavius Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv LETRAS; LINGUÍSTICA APLICADA.
Ensino; Princípios; Descolonização; língua inglesa.
topic LETRAS; LINGUÍSTICA APLICADA.
Ensino; Princípios; Descolonização; língua inglesa.
description Este artigo propõe refletir sobre princípios fundamentais para o ensino e a aprendizagem do inglês como língua global. Busca, na perspectiva da era pós-colonial e à luz da Linguística Aplicada, articular o dialogo com autores (BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS, 2009; PENNYCOOK, 2000; KUMARAVADIVELU, 2012; RAJAGOPALAN, 2003, 2009 e GROSFOGUEL, 2009) cujas ideias convergem para a descolonização do conhecimento. Ancorado na Pedagogia Crítica e levando em consideração o status global da língua inglesa, este trabalho pavimenta o caminho para a discussão sobre problemas que enfrentam a educação básica e superior, quando ainda relegam a um segundo plano o ensino da língua inglesa, a mercê de políticas linguísticas frágeis. A discussão é ampliada para, por fim, trazer em seu bojo proposta de descolonização da língua inglesa, adotando pedagogias críticas que possibilitem emancipar os aprendizes para que possam usar esse idioma global com autonomia e livres das amarras das ideologias colonialistas que limitam o pensamento e inferiorizam povos e culturas, o que só poderá acontecer a partir de princípios que orientem docentes à consolidação de aprendizagens significativas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/4710
10.3895/rl.v19n25.4710
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/4710
identifier_str_mv 10.3895/rl.v19n25.4710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/4710/4555
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 19, n. 25 (2017)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v19n25
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732060044066816