O ROMANCE CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO: FICÇÃO, TEORIA, HISTÓRIA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2359 |
Resumo: | Este artigo problematiza a questão da persistência e pertinência da discussão acerca do problema do pós-modernismo na ficção e na Teoria Literária hodiernas. O artigo quer rediscutir as noções sempre problemáticas das classificações periodológicas e dos termos em uso, no caso, os termos que circundam o pós-modernismo. Conforme leituras das obras de Umberto Eco, Mikhail Bakhtin, Fredric Jameson, Edward Said e Dominique Maingueneau, dentre outros, iremos investigar as contribuições desse teóricos, sempre pensando no diálogo com a problemática teórica de agora. No embate propiciado pelas questões críticas propostas nas obras desses teóricos, uma breve análise dos aspectos gerais dos romances de Bernardo Carvalho e de sua posição no campo intelectual visa a mostrar, embora de forma introdutória, de que maneiras a ficção contemporânea – nosso alvo – provoca a teoria e a conclama a pensar o momento atual da prosa romanesca no Brasil em face do debate em torno de uma improvável definição do que seja o pós-modernismo. |
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O ROMANCE CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO: FICÇÃO, TEORIA, HISTÓRIAEste artigo problematiza a questão da persistência e pertinência da discussão acerca do problema do pós-modernismo na ficção e na Teoria Literária hodiernas. O artigo quer rediscutir as noções sempre problemáticas das classificações periodológicas e dos termos em uso, no caso, os termos que circundam o pós-modernismo. Conforme leituras das obras de Umberto Eco, Mikhail Bakhtin, Fredric Jameson, Edward Said e Dominique Maingueneau, dentre outros, iremos investigar as contribuições desse teóricos, sempre pensando no diálogo com a problemática teórica de agora. No embate propiciado pelas questões críticas propostas nas obras desses teóricos, uma breve análise dos aspectos gerais dos romances de Bernardo Carvalho e de sua posição no campo intelectual visa a mostrar, embora de forma introdutória, de que maneiras a ficção contemporânea – nosso alvo – provoca a teoria e a conclama a pensar o momento atual da prosa romanesca no Brasil em face do debate em torno de uma improvável definição do que seja o pós-modernismo.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2013-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/235910.3895/rl.v15n16.2359Revista de Letras; v. 15, n. 16 (2013)2179-52820104-999210.3895/rl.v15n16reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2359/1495Direitos autorais 2014 Paulo César Silva de Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Paulo César Silva2014-12-09T13:06:52Zoai:periodicos.utfpr:article/2359Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2014-12-09T13:06:52Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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