Faustino e o ciclo do demônio logrado na literatura infantil
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/5570 |
Resumo: | Ainda que um tempo considerável tenha se passado desde o início da produção dos primeiros livros para crianças, no final do século XVII, não são poucas as obras de literatura dita infantil que ainda carregam consigo a chave moralizante da tradição pedagógica, que marcou o começo do gênero. Felizmente, este não é o caso de Faustino, um Fausto nordestino, texto de Eliane Ganem que recebeu os prêmios Prêmio INACEN de Dramaturgia e Patativa do Assaré do MinC, sobre a qual este artigo se propõe a apresentar uma possibilidade de leitura. Trata-se de um texto polissêmico em que a escritora constrói como protagonista aquele personagem cuja história é um dos mitos do individualismo moderno: Fausto. Em nossa análise, discutiremos o personagem protagonista tendo em vista a dialogia proposta por Ganem ao remitificar este que é um dos grandes mitos ocidentais. Para isso, utilizaremos como elementos de discussão estudos como os de Joseph Campbell, Jerusa Ferreira e Darío Henao Restrepo. |
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Faustino e o ciclo do demônio logrado na literatura infantilLinguística, Letras e ArtesFausto; Literatura Infantil; Mitos do Individualismo ModernoAinda que um tempo considerável tenha se passado desde o início da produção dos primeiros livros para crianças, no final do século XVII, não são poucas as obras de literatura dita infantil que ainda carregam consigo a chave moralizante da tradição pedagógica, que marcou o começo do gênero. Felizmente, este não é o caso de Faustino, um Fausto nordestino, texto de Eliane Ganem que recebeu os prêmios Prêmio INACEN de Dramaturgia e Patativa do Assaré do MinC, sobre a qual este artigo se propõe a apresentar uma possibilidade de leitura. Trata-se de um texto polissêmico em que a escritora constrói como protagonista aquele personagem cuja história é um dos mitos do individualismo moderno: Fausto. Em nossa análise, discutiremos o personagem protagonista tendo em vista a dialogia proposta por Ganem ao remitificar este que é um dos grandes mitos ocidentais. Para isso, utilizaremos como elementos de discussão estudos como os de Joseph Campbell, Jerusa Ferreira e Darío Henao Restrepo.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São PauloMagri da Rocha, GuilhermePandolfi, Maira Angélica2017-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/557010.3895/rl.v19n24.5570Revista de Letras; v. 19, n. 24 (2017)2179-52820104-999210.3895/rl.v19n24reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/5570/7097Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-06T19:06:20Zoai:periodicos.utfpr:article/5570Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-02-06T19:06:20Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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