REVELANDO MOTIVOS: ANÁLISE RETÓRICA DA CARTA-TESTAMENTO DE GETÚLIO VARGAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catelão, Evandro de Melo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2715
Resumo: Este estudo, parte integrante de doutorado em Letras, que tratou das formas e processos argumentativos presentes em textos produzidos por suicidas, busca resgatar parte desse foco apresentando a análise realizada da carta testamento de Getúlio Vargas. O texto em destaque foi a única ocorrência encontrada no Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, organizados entre os outros documentos do gênero coletados em outras fontes. Sob um dos pontos de vista inseridos na análise, o retórico (foco deste artigo) contou com conceitos provenientes da Retórica e da Nova Retórica com vistas às escolhas dos argumentos e às projeções ethos, pathos e logos. Conclusões da pesquisa, nesse aspecto, mostraram que a carta-testamento apresentou um plano retórico ora centrado na acusação, ora no discurso epidíctico em exaltação ou louvor dos atos praticados, com a intenção de provocar um efeito de comunidade em função de um heroísmo. Nesse caso, o auditório era direcionado a unir-se em batalha contra uma força que se colocava sobre valores e direitos a serem defendidos, alterando a ligação do suicídio como falta de discernimento (ruina de si próprio) para uma bandeira de luta engajada, a entrega da vida por amor ou honra a um povo ou nação.
id UTFPR-10_603ece80b62328643f93e4347dd76632
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2715
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling REVELANDO MOTIVOS: ANÁLISE RETÓRICA DA CARTA-TESTAMENTO DE GETÚLIO VARGASEste estudo, parte integrante de doutorado em Letras, que tratou das formas e processos argumentativos presentes em textos produzidos por suicidas, busca resgatar parte desse foco apresentando a análise realizada da carta testamento de Getúlio Vargas. O texto em destaque foi a única ocorrência encontrada no Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, organizados entre os outros documentos do gênero coletados em outras fontes. Sob um dos pontos de vista inseridos na análise, o retórico (foco deste artigo) contou com conceitos provenientes da Retórica e da Nova Retórica com vistas às escolhas dos argumentos e às projeções ethos, pathos e logos. Conclusões da pesquisa, nesse aspecto, mostraram que a carta-testamento apresentou um plano retórico ora centrado na acusação, ora no discurso epidíctico em exaltação ou louvor dos atos praticados, com a intenção de provocar um efeito de comunidade em função de um heroísmo. Nesse caso, o auditório era direcionado a unir-se em batalha contra uma força que se colocava sobre valores e direitos a serem defendidos, alterando a ligação do suicídio como falta de discernimento (ruina de si próprio) para uma bandeira de luta engajada, a entrega da vida por amor ou honra a um povo ou nação.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Catelão, Evandro de Melo2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/271510.3895/rl.v16n19.2715Revista de Letras; v. 16, n. 19 (2014)2179-52820104-999210.3895/rl.v16n19reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2715/1920Direitos autorais 2014 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-31T21:49:29Zoai:periodicos.utfpr:article/2715Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2015-07-31T21:49:29Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv REVELANDO MOTIVOS: ANÁLISE RETÓRICA DA CARTA-TESTAMENTO DE GETÚLIO VARGAS
title REVELANDO MOTIVOS: ANÁLISE RETÓRICA DA CARTA-TESTAMENTO DE GETÚLIO VARGAS
spellingShingle REVELANDO MOTIVOS: ANÁLISE RETÓRICA DA CARTA-TESTAMENTO DE GETÚLIO VARGAS
Catelão, Evandro de Melo
title_short REVELANDO MOTIVOS: ANÁLISE RETÓRICA DA CARTA-TESTAMENTO DE GETÚLIO VARGAS
title_full REVELANDO MOTIVOS: ANÁLISE RETÓRICA DA CARTA-TESTAMENTO DE GETÚLIO VARGAS
title_fullStr REVELANDO MOTIVOS: ANÁLISE RETÓRICA DA CARTA-TESTAMENTO DE GETÚLIO VARGAS
title_full_unstemmed REVELANDO MOTIVOS: ANÁLISE RETÓRICA DA CARTA-TESTAMENTO DE GETÚLIO VARGAS
title_sort REVELANDO MOTIVOS: ANÁLISE RETÓRICA DA CARTA-TESTAMENTO DE GETÚLIO VARGAS
author Catelão, Evandro de Melo
author_facet Catelão, Evandro de Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Catelão, Evandro de Melo
description Este estudo, parte integrante de doutorado em Letras, que tratou das formas e processos argumentativos presentes em textos produzidos por suicidas, busca resgatar parte desse foco apresentando a análise realizada da carta testamento de Getúlio Vargas. O texto em destaque foi a única ocorrência encontrada no Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, organizados entre os outros documentos do gênero coletados em outras fontes. Sob um dos pontos de vista inseridos na análise, o retórico (foco deste artigo) contou com conceitos provenientes da Retórica e da Nova Retórica com vistas às escolhas dos argumentos e às projeções ethos, pathos e logos. Conclusões da pesquisa, nesse aspecto, mostraram que a carta-testamento apresentou um plano retórico ora centrado na acusação, ora no discurso epidíctico em exaltação ou louvor dos atos praticados, com a intenção de provocar um efeito de comunidade em função de um heroísmo. Nesse caso, o auditório era direcionado a unir-se em batalha contra uma força que se colocava sobre valores e direitos a serem defendidos, alterando a ligação do suicídio como falta de discernimento (ruina de si próprio) para uma bandeira de luta engajada, a entrega da vida por amor ou honra a um povo ou nação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2715
10.3895/rl.v16n19.2715
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2715
identifier_str_mv 10.3895/rl.v16n19.2715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2715/1920
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 16, n. 19 (2014)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v16n19
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1787713881674612736