O ensino de língua estrangeira adjacente ao ensino da literatura de língua inglesa: a dinamicidade de uma proposta de ensino interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becher, Tatiane Cristina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Capitani, Dhandara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7769
Resumo: A proposta de ensino de língua inglesa apresentada neste artigo possui, como um dos principais objetivos, demonstrar como uma obra em sua versão original, provinda da literatura de língua inglesa, pode ser trabalhada para o ensino de língua inglesa, adjunto ao ensino da literatura de língua inglesa, de forma dinâmica e diferenciada em sala de aula no ensino público regular. A proposta foi aplicada em duas turmas de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública regular e mostrou-se produtiva e benéfica ao processo de ensino/aprendizagem de língua estrangeira. A proposta é desenvolvida a partir do conto Luck, do autor norte-americano canônico Mark Twain, contando com exercícios que exploram a história do conto, além de promover a prática das quatro macro habilidades de aprendizagem de línguas estrangeiras: a fala, a compreensão oral, a leitura e a escrita. O aporte teórico foi embasado, principalmente, em autores como Smith (1967), Gantier (1974), Crystal (1997), Polidório (2004), Lauer (2010), Bezerra (2010), Motter (2013), dentre outros.
id UTFPR-10_6805bf73b3060f9a2b851357daa3f23b
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/7769
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling O ensino de língua estrangeira adjacente ao ensino da literatura de língua inglesa: a dinamicidade de uma proposta de ensino interdisciplinarEnsino-Aprendizagem; Métodos e Técnicas de EnsinoEnsino; Dinamicidade; Literatura; Inglês.A proposta de ensino de língua inglesa apresentada neste artigo possui, como um dos principais objetivos, demonstrar como uma obra em sua versão original, provinda da literatura de língua inglesa, pode ser trabalhada para o ensino de língua inglesa, adjunto ao ensino da literatura de língua inglesa, de forma dinâmica e diferenciada em sala de aula no ensino público regular. A proposta foi aplicada em duas turmas de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública regular e mostrou-se produtiva e benéfica ao processo de ensino/aprendizagem de língua estrangeira. A proposta é desenvolvida a partir do conto Luck, do autor norte-americano canônico Mark Twain, contando com exercícios que exploram a história do conto, além de promover a prática das quatro macro habilidades de aprendizagem de línguas estrangeiras: a fala, a compreensão oral, a leitura e a escrita. O aporte teórico foi embasado, principalmente, em autores como Smith (1967), Gantier (1974), Crystal (1997), Polidório (2004), Lauer (2010), Bezerra (2010), Motter (2013), dentre outros.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Becher, Tatiane CristinaCapitani, Dhandara2019-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/776910.3895/rl.v21n34.7769Revista de Letras; v. 21, n. 34 (2019)2179-52820104-999210.3895/rl.v21n34reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7769/6879Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-27T17:40:49Zoai:periodicos.utfpr:article/7769Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-10-27T17:40:49Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de língua estrangeira adjacente ao ensino da literatura de língua inglesa: a dinamicidade de uma proposta de ensino interdisciplinar
title O ensino de língua estrangeira adjacente ao ensino da literatura de língua inglesa: a dinamicidade de uma proposta de ensino interdisciplinar
spellingShingle O ensino de língua estrangeira adjacente ao ensino da literatura de língua inglesa: a dinamicidade de uma proposta de ensino interdisciplinar
Becher, Tatiane Cristina
Ensino-Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino
Ensino; Dinamicidade; Literatura; Inglês.
title_short O ensino de língua estrangeira adjacente ao ensino da literatura de língua inglesa: a dinamicidade de uma proposta de ensino interdisciplinar
title_full O ensino de língua estrangeira adjacente ao ensino da literatura de língua inglesa: a dinamicidade de uma proposta de ensino interdisciplinar
title_fullStr O ensino de língua estrangeira adjacente ao ensino da literatura de língua inglesa: a dinamicidade de uma proposta de ensino interdisciplinar
title_full_unstemmed O ensino de língua estrangeira adjacente ao ensino da literatura de língua inglesa: a dinamicidade de uma proposta de ensino interdisciplinar
title_sort O ensino de língua estrangeira adjacente ao ensino da literatura de língua inglesa: a dinamicidade de uma proposta de ensino interdisciplinar
author Becher, Tatiane Cristina
author_facet Becher, Tatiane Cristina
Capitani, Dhandara
author_role author
author2 Capitani, Dhandara
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Becher, Tatiane Cristina
Capitani, Dhandara
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino
Ensino; Dinamicidade; Literatura; Inglês.
topic Ensino-Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino
Ensino; Dinamicidade; Literatura; Inglês.
description A proposta de ensino de língua inglesa apresentada neste artigo possui, como um dos principais objetivos, demonstrar como uma obra em sua versão original, provinda da literatura de língua inglesa, pode ser trabalhada para o ensino de língua inglesa, adjunto ao ensino da literatura de língua inglesa, de forma dinâmica e diferenciada em sala de aula no ensino público regular. A proposta foi aplicada em duas turmas de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública regular e mostrou-se produtiva e benéfica ao processo de ensino/aprendizagem de língua estrangeira. A proposta é desenvolvida a partir do conto Luck, do autor norte-americano canônico Mark Twain, contando com exercícios que exploram a história do conto, além de promover a prática das quatro macro habilidades de aprendizagem de línguas estrangeiras: a fala, a compreensão oral, a leitura e a escrita. O aporte teórico foi embasado, principalmente, em autores como Smith (1967), Gantier (1974), Crystal (1997), Polidório (2004), Lauer (2010), Bezerra (2010), Motter (2013), dentre outros.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7769
10.3895/rl.v21n34.7769
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7769
identifier_str_mv 10.3895/rl.v21n34.7769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7769/6879
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 21, n. 34 (2019)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v21n34
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732060073426944