O ensino de língua estrangeira adjacente ao ensino da literatura de língua inglesa: a dinamicidade de uma proposta de ensino interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7769 |
Resumo: | A proposta de ensino de língua inglesa apresentada neste artigo possui, como um dos principais objetivos, demonstrar como uma obra em sua versão original, provinda da literatura de língua inglesa, pode ser trabalhada para o ensino de língua inglesa, adjunto ao ensino da literatura de língua inglesa, de forma dinâmica e diferenciada em sala de aula no ensino público regular. A proposta foi aplicada em duas turmas de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública regular e mostrou-se produtiva e benéfica ao processo de ensino/aprendizagem de língua estrangeira. A proposta é desenvolvida a partir do conto Luck, do autor norte-americano canônico Mark Twain, contando com exercícios que exploram a história do conto, além de promover a prática das quatro macro habilidades de aprendizagem de línguas estrangeiras: a fala, a compreensão oral, a leitura e a escrita. O aporte teórico foi embasado, principalmente, em autores como Smith (1967), Gantier (1974), Crystal (1997), Polidório (2004), Lauer (2010), Bezerra (2010), Motter (2013), dentre outros. |
id |
UTFPR-10_6805bf73b3060f9a2b851357daa3f23b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/7769 |
network_acronym_str |
UTFPR-10 |
network_name_str |
Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de língua estrangeira adjacente ao ensino da literatura de língua inglesa: a dinamicidade de uma proposta de ensino interdisciplinarEnsino-Aprendizagem; Métodos e Técnicas de EnsinoEnsino; Dinamicidade; Literatura; Inglês.A proposta de ensino de língua inglesa apresentada neste artigo possui, como um dos principais objetivos, demonstrar como uma obra em sua versão original, provinda da literatura de língua inglesa, pode ser trabalhada para o ensino de língua inglesa, adjunto ao ensino da literatura de língua inglesa, de forma dinâmica e diferenciada em sala de aula no ensino público regular. A proposta foi aplicada em duas turmas de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública regular e mostrou-se produtiva e benéfica ao processo de ensino/aprendizagem de língua estrangeira. A proposta é desenvolvida a partir do conto Luck, do autor norte-americano canônico Mark Twain, contando com exercícios que exploram a história do conto, além de promover a prática das quatro macro habilidades de aprendizagem de línguas estrangeiras: a fala, a compreensão oral, a leitura e a escrita. O aporte teórico foi embasado, principalmente, em autores como Smith (1967), Gantier (1974), Crystal (1997), Polidório (2004), Lauer (2010), Bezerra (2010), Motter (2013), dentre outros.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Becher, Tatiane CristinaCapitani, Dhandara2019-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/776910.3895/rl.v21n34.7769Revista de Letras; v. 21, n. 34 (2019)2179-52820104-999210.3895/rl.v21n34reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7769/6879Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-27T17:40:49Zoai:periodicos.utfpr:article/7769Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-10-27T17:40:49Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de língua estrangeira adjacente ao ensino da literatura de língua inglesa: a dinamicidade de uma proposta de ensino interdisciplinar |
title |
O ensino de língua estrangeira adjacente ao ensino da literatura de língua inglesa: a dinamicidade de uma proposta de ensino interdisciplinar |
spellingShingle |
O ensino de língua estrangeira adjacente ao ensino da literatura de língua inglesa: a dinamicidade de uma proposta de ensino interdisciplinar Becher, Tatiane Cristina Ensino-Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino Ensino; Dinamicidade; Literatura; Inglês. |
title_short |
O ensino de língua estrangeira adjacente ao ensino da literatura de língua inglesa: a dinamicidade de uma proposta de ensino interdisciplinar |
title_full |
O ensino de língua estrangeira adjacente ao ensino da literatura de língua inglesa: a dinamicidade de uma proposta de ensino interdisciplinar |
title_fullStr |
O ensino de língua estrangeira adjacente ao ensino da literatura de língua inglesa: a dinamicidade de uma proposta de ensino interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
O ensino de língua estrangeira adjacente ao ensino da literatura de língua inglesa: a dinamicidade de uma proposta de ensino interdisciplinar |
title_sort |
O ensino de língua estrangeira adjacente ao ensino da literatura de língua inglesa: a dinamicidade de uma proposta de ensino interdisciplinar |
author |
Becher, Tatiane Cristina |
author_facet |
Becher, Tatiane Cristina Capitani, Dhandara |
author_role |
author |
author2 |
Capitani, Dhandara |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Becher, Tatiane Cristina Capitani, Dhandara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino Ensino; Dinamicidade; Literatura; Inglês. |
topic |
Ensino-Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino Ensino; Dinamicidade; Literatura; Inglês. |
description |
A proposta de ensino de língua inglesa apresentada neste artigo possui, como um dos principais objetivos, demonstrar como uma obra em sua versão original, provinda da literatura de língua inglesa, pode ser trabalhada para o ensino de língua inglesa, adjunto ao ensino da literatura de língua inglesa, de forma dinâmica e diferenciada em sala de aula no ensino público regular. A proposta foi aplicada em duas turmas de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública regular e mostrou-se produtiva e benéfica ao processo de ensino/aprendizagem de língua estrangeira. A proposta é desenvolvida a partir do conto Luck, do autor norte-americano canônico Mark Twain, contando com exercícios que exploram a história do conto, além de promover a prática das quatro macro habilidades de aprendizagem de línguas estrangeiras: a fala, a compreensão oral, a leitura e a escrita. O aporte teórico foi embasado, principalmente, em autores como Smith (1967), Gantier (1974), Crystal (1997), Polidório (2004), Lauer (2010), Bezerra (2010), Motter (2013), dentre outros. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7769 10.3895/rl.v21n34.7769 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7769 |
identifier_str_mv |
10.3895/rl.v21n34.7769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7769/6879 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras; v. 21, n. 34 (2019) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v21n34 reponame:Revista de Letras instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista de Letras |
collection |
Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809732060073426944 |