A falecida: posição sujeito e autoria no teatro e no cinema
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/5856 |
Resumo: | Este trabalho tem como objeto de análise a peça teatral A Falecida (1953) escrita pelo dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues, e sua adaptação para o cinema. A Falecida, dirigida por Leon Hirszman, teve sua adaptação em 1965. A abordagem teórica que servirá de base para as referidas análises será a da Análise do Discurso de orientação francesa, como a vertente principal, bem como as demais teorias que possam contribuir. Fruto de uma pesquisa básica de cunho bibliográfico e interpretativo, o presente trabalho apresenta reflexões a respeito das posições sujeito, que perpassam o autor e o diretor, dedicando atenção à personagem principal a partir da materialidade do texto teatral. Desse modo, observar-se-á de que forma essas posições deslocam-se na materialidade fílmica. Pretende-se apresentar resultados das análises de um processo de re-significação pelo qual passa o discurso rodrigueano, ao ser levado ao cinema e que, pelo fato de se re-significar, pode instituir indícios e marcas autorais que se materializam como efeitos. |
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A falecida: posição sujeito e autoria no teatro e no cinemaLetrasAutoria; Posição Sujeito; Produção de Sentidos.Este trabalho tem como objeto de análise a peça teatral A Falecida (1953) escrita pelo dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues, e sua adaptação para o cinema. A Falecida, dirigida por Leon Hirszman, teve sua adaptação em 1965. A abordagem teórica que servirá de base para as referidas análises será a da Análise do Discurso de orientação francesa, como a vertente principal, bem como as demais teorias que possam contribuir. Fruto de uma pesquisa básica de cunho bibliográfico e interpretativo, o presente trabalho apresenta reflexões a respeito das posições sujeito, que perpassam o autor e o diretor, dedicando atenção à personagem principal a partir da materialidade do texto teatral. Desse modo, observar-se-á de que forma essas posições deslocam-se na materialidade fílmica. Pretende-se apresentar resultados das análises de um processo de re-significação pelo qual passa o discurso rodrigueano, ao ser levado ao cinema e que, pelo fato de se re-significar, pode instituir indícios e marcas autorais que se materializam como efeitos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Martins, Cássia Peres2018-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/585610.3895/rl.v20n28.5856Revista de Letras; v. 20, n. 28 (2018)2179-52820104-999210.3895/rl.v20n28reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/5856/5815Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-22T14:39:01Zoai:periodicos.utfpr:article/5856Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-10-22T14:39:01Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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