A falecida: posição sujeito e autoria no teatro e no cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Cássia Peres
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/5856
Resumo: Este trabalho tem como objeto de análise a peça teatral A Falecida (1953) escrita pelo dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues, e sua adaptação para o cinema.  A Falecida, dirigida por Leon Hirszman, teve sua adaptação em 1965. A abordagem teórica que servirá de base para as referidas análises será a da Análise do Discurso de orientação francesa, como a vertente principal, bem como as demais teorias que possam contribuir. Fruto de uma pesquisa básica de cunho bibliográfico e interpretativo, o presente trabalho apresenta reflexões a respeito das posições sujeito, que perpassam o autor e o diretor, dedicando atenção à personagem principal a partir da materialidade do texto teatral. Desse modo, observar-se-á de que forma essas posições deslocam-se na materialidade fílmica. Pretende-se apresentar resultados das análises de um processo de re-significação pelo qual passa o discurso rodrigueano, ao ser levado ao cinema e que, pelo fato de se re-significar, pode instituir indícios e marcas autorais que se materializam como efeitos. 
id UTFPR-10_701b16023c178dfb1043dcdbb5b8b92b
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5856
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling A falecida: posição sujeito e autoria no teatro e no cinemaLetrasAutoria; Posição Sujeito; Produção de Sentidos.Este trabalho tem como objeto de análise a peça teatral A Falecida (1953) escrita pelo dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues, e sua adaptação para o cinema.  A Falecida, dirigida por Leon Hirszman, teve sua adaptação em 1965. A abordagem teórica que servirá de base para as referidas análises será a da Análise do Discurso de orientação francesa, como a vertente principal, bem como as demais teorias que possam contribuir. Fruto de uma pesquisa básica de cunho bibliográfico e interpretativo, o presente trabalho apresenta reflexões a respeito das posições sujeito, que perpassam o autor e o diretor, dedicando atenção à personagem principal a partir da materialidade do texto teatral. Desse modo, observar-se-á de que forma essas posições deslocam-se na materialidade fílmica. Pretende-se apresentar resultados das análises de um processo de re-significação pelo qual passa o discurso rodrigueano, ao ser levado ao cinema e que, pelo fato de se re-significar, pode instituir indícios e marcas autorais que se materializam como efeitos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Martins, Cássia Peres2018-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/585610.3895/rl.v20n28.5856Revista de Letras; v. 20, n. 28 (2018)2179-52820104-999210.3895/rl.v20n28reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/5856/5815Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-22T14:39:01Zoai:periodicos.utfpr:article/5856Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-10-22T14:39:01Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A falecida: posição sujeito e autoria no teatro e no cinema
title A falecida: posição sujeito e autoria no teatro e no cinema
spellingShingle A falecida: posição sujeito e autoria no teatro e no cinema
Martins, Cássia Peres
Letras
Autoria; Posição Sujeito; Produção de Sentidos.
title_short A falecida: posição sujeito e autoria no teatro e no cinema
title_full A falecida: posição sujeito e autoria no teatro e no cinema
title_fullStr A falecida: posição sujeito e autoria no teatro e no cinema
title_full_unstemmed A falecida: posição sujeito e autoria no teatro e no cinema
title_sort A falecida: posição sujeito e autoria no teatro e no cinema
author Martins, Cássia Peres
author_facet Martins, Cássia Peres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Cássia Peres
dc.subject.por.fl_str_mv Letras
Autoria; Posição Sujeito; Produção de Sentidos.
topic Letras
Autoria; Posição Sujeito; Produção de Sentidos.
description Este trabalho tem como objeto de análise a peça teatral A Falecida (1953) escrita pelo dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues, e sua adaptação para o cinema.  A Falecida, dirigida por Leon Hirszman, teve sua adaptação em 1965. A abordagem teórica que servirá de base para as referidas análises será a da Análise do Discurso de orientação francesa, como a vertente principal, bem como as demais teorias que possam contribuir. Fruto de uma pesquisa básica de cunho bibliográfico e interpretativo, o presente trabalho apresenta reflexões a respeito das posições sujeito, que perpassam o autor e o diretor, dedicando atenção à personagem principal a partir da materialidade do texto teatral. Desse modo, observar-se-á de que forma essas posições deslocam-se na materialidade fílmica. Pretende-se apresentar resultados das análises de um processo de re-significação pelo qual passa o discurso rodrigueano, ao ser levado ao cinema e que, pelo fato de se re-significar, pode instituir indícios e marcas autorais que se materializam como efeitos. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/5856
10.3895/rl.v20n28.5856
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/5856
identifier_str_mv 10.3895/rl.v20n28.5856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/5856/5815
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 20, n. 28 (2018)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v20n28
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732059088814080