A literatura brasileira para infância e sua recepção em Portugal: princípios da pesquisa
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8762 |
Resumo: | O artigo apresenta reflexões preliminares de pesquisa de pós-doutoramento, realizada na Universidade do Minho (Portugal), que busca investigar a recepção da literatura brasileira para infância em Portugal, por meio de três instâncias de mediação: 1) o espaço acadêmico-universitário; 2) as biblioteca públicas; e 3) as livrarias. No primeiro caso, o levantamento se efetiva por meio da leitura dos planos de ensino, projetos de pesquisas, co-orientações e supervisões de mestrado/doutorado e pós-doutoramento, publicações de professores portugueses que lecionam disciplinas de literatura infantil e juvenil e correlatas, bem como de entrevistas com esses professores. No segundo e terceiro casos, o levantamento se efetiva por meio da quantificação dos títulos brasileiros que compõe os acervos dessas instâncias. A investigação se pautada no referencial teórico da estética da recepção (JAUSS, 1994), Educação literária (FREIRE, 1989; CANDIDO, 1995; COSSON, 2014) e da literatura para infância (ZILBERMAN; HUNT, 2010; DEBUS; RAMOS, 2015). A hipótese é a de que nas últimas duas décadas a interlocução entre pesquisadores portugueses e brasileiros permitiu um alargamento do conhecimento da produção literária para infância dos dois países (Brasil e Portugal), por consequência a ampliação dos estudos teórico-literários, por outro lado, questiona-se se o mesmo ocorre na publicação editorial dos livros ficcionais. Os primeiros levantamentos em livrarias comprovam a existência de títulos brasileiros no mercado editorial português, no entanto, constata-se a preocupação e, por vezes, a adaptação da língua portuguesa escrita/falada no Brasil daquela escrita/falada em Portugal, bem como as dificuldades alfandegárias de importação dos livros. |
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