A literatura brasileira para infância e sua recepção em Portugal: princípios da pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Debus, Eliane Santana Dias
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Azevedo, Fernando José Fraga de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8762
Resumo: O artigo apresenta reflexões preliminares de pesquisa de pós-doutoramento, realizada na Universidade do Minho (Portugal), que busca investigar a recepção da literatura brasileira para infância em Portugal, por meio de três instâncias de mediação: 1) o espaço acadêmico-universitário; 2) as biblioteca públicas; e 3) as livrarias. No primeiro caso, o levantamento se efetiva por meio da leitura dos planos de ensino, projetos de pesquisas, co-orientações e supervisões de mestrado/doutorado e pós-doutoramento, publicações de professores portugueses que lecionam disciplinas de literatura infantil e juvenil e correlatas, bem como de entrevistas com esses professores. No segundo e terceiro casos, o levantamento se efetiva por meio da quantificação dos títulos brasileiros que compõe os acervos dessas instâncias. A investigação se pautada no referencial teórico da estética da recepção (JAUSS, 1994), Educação literária (FREIRE, 1989; CANDIDO, 1995; COSSON, 2014) e da literatura para infância (ZILBERMAN; HUNT, 2010; DEBUS; RAMOS, 2015). A hipótese é a de que nas últimas duas décadas a interlocução entre pesquisadores portugueses e brasileiros permitiu um alargamento do conhecimento da produção literária para infância dos dois países (Brasil e Portugal), por consequência a ampliação dos estudos teórico-literários, por outro lado, questiona-se se o mesmo ocorre na publicação editorial dos livros ficcionais. Os primeiros levantamentos em livrarias comprovam a existência de títulos brasileiros no mercado editorial português, no entanto, constata-se a preocupação e, por vezes, a adaptação da língua portuguesa escrita/falada no Brasil daquela escrita/falada em Portugal, bem como as dificuldades alfandegárias de importação dos livros.
id UTFPR-10_7301f771c834d6d321f7841b23ebec57
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/8762
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling A literatura brasileira para infância e sua recepção em Portugal: princípios da pesquisaCiências HumanasLiteratura brasileira para infância; Recepção; Portugal.O artigo apresenta reflexões preliminares de pesquisa de pós-doutoramento, realizada na Universidade do Minho (Portugal), que busca investigar a recepção da literatura brasileira para infância em Portugal, por meio de três instâncias de mediação: 1) o espaço acadêmico-universitário; 2) as biblioteca públicas; e 3) as livrarias. No primeiro caso, o levantamento se efetiva por meio da leitura dos planos de ensino, projetos de pesquisas, co-orientações e supervisões de mestrado/doutorado e pós-doutoramento, publicações de professores portugueses que lecionam disciplinas de literatura infantil e juvenil e correlatas, bem como de entrevistas com esses professores. No segundo e terceiro casos, o levantamento se efetiva por meio da quantificação dos títulos brasileiros que compõe os acervos dessas instâncias. A investigação se pautada no referencial teórico da estética da recepção (JAUSS, 1994), Educação literária (FREIRE, 1989; CANDIDO, 1995; COSSON, 2014) e da literatura para infância (ZILBERMAN; HUNT, 2010; DEBUS; RAMOS, 2015). A hipótese é a de que nas últimas duas décadas a interlocução entre pesquisadores portugueses e brasileiros permitiu um alargamento do conhecimento da produção literária para infância dos dois países (Brasil e Portugal), por consequência a ampliação dos estudos teórico-literários, por outro lado, questiona-se se o mesmo ocorre na publicação editorial dos livros ficcionais. Os primeiros levantamentos em livrarias comprovam a existência de títulos brasileiros no mercado editorial português, no entanto, constata-se a preocupação e, por vezes, a adaptação da língua portuguesa escrita/falada no Brasil daquela escrita/falada em Portugal, bem como as dificuldades alfandegárias de importação dos livros.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Debus, Eliane Santana DiasAzevedo, Fernando José Fraga de2018-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/876210.3895/rl.v20n30.8762Revista de Letras; v. 20, n. 30 (2018)2179-52820104-999210.3895/rl.v20n30reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8762/5897Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-22T14:09:48Zoai:periodicos.utfpr:article/8762Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-10-22T14:09:48Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A literatura brasileira para infância e sua recepção em Portugal: princípios da pesquisa
title A literatura brasileira para infância e sua recepção em Portugal: princípios da pesquisa
spellingShingle A literatura brasileira para infância e sua recepção em Portugal: princípios da pesquisa
Debus, Eliane Santana Dias
Ciências Humanas
Literatura brasileira para infância; Recepção; Portugal.
title_short A literatura brasileira para infância e sua recepção em Portugal: princípios da pesquisa
title_full A literatura brasileira para infância e sua recepção em Portugal: princípios da pesquisa
title_fullStr A literatura brasileira para infância e sua recepção em Portugal: princípios da pesquisa
title_full_unstemmed A literatura brasileira para infância e sua recepção em Portugal: princípios da pesquisa
title_sort A literatura brasileira para infância e sua recepção em Portugal: princípios da pesquisa
author Debus, Eliane Santana Dias
author_facet Debus, Eliane Santana Dias
Azevedo, Fernando José Fraga de
author_role author
author2 Azevedo, Fernando José Fraga de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Debus, Eliane Santana Dias
Azevedo, Fernando José Fraga de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Literatura brasileira para infância; Recepção; Portugal.
topic Ciências Humanas
Literatura brasileira para infância; Recepção; Portugal.
description O artigo apresenta reflexões preliminares de pesquisa de pós-doutoramento, realizada na Universidade do Minho (Portugal), que busca investigar a recepção da literatura brasileira para infância em Portugal, por meio de três instâncias de mediação: 1) o espaço acadêmico-universitário; 2) as biblioteca públicas; e 3) as livrarias. No primeiro caso, o levantamento se efetiva por meio da leitura dos planos de ensino, projetos de pesquisas, co-orientações e supervisões de mestrado/doutorado e pós-doutoramento, publicações de professores portugueses que lecionam disciplinas de literatura infantil e juvenil e correlatas, bem como de entrevistas com esses professores. No segundo e terceiro casos, o levantamento se efetiva por meio da quantificação dos títulos brasileiros que compõe os acervos dessas instâncias. A investigação se pautada no referencial teórico da estética da recepção (JAUSS, 1994), Educação literária (FREIRE, 1989; CANDIDO, 1995; COSSON, 2014) e da literatura para infância (ZILBERMAN; HUNT, 2010; DEBUS; RAMOS, 2015). A hipótese é a de que nas últimas duas décadas a interlocução entre pesquisadores portugueses e brasileiros permitiu um alargamento do conhecimento da produção literária para infância dos dois países (Brasil e Portugal), por consequência a ampliação dos estudos teórico-literários, por outro lado, questiona-se se o mesmo ocorre na publicação editorial dos livros ficcionais. Os primeiros levantamentos em livrarias comprovam a existência de títulos brasileiros no mercado editorial português, no entanto, constata-se a preocupação e, por vezes, a adaptação da língua portuguesa escrita/falada no Brasil daquela escrita/falada em Portugal, bem como as dificuldades alfandegárias de importação dos livros.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8762
10.3895/rl.v20n30.8762
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8762
identifier_str_mv 10.3895/rl.v20n30.8762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/8762/5897
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 20, n. 30 (2018)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v20n30
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732060136341504