OS MANUAIS ESCOLARES COMO INSTRUMENTO DE “NORMALIZAÇÃO IDEOLÓGICA” – DA DITADURA À DEMOCRACIA, EM PORTUGAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2392 |
Resumo: | Os manuais escolares constituem um suporte de trabalho fundamental para alunos e professores.Eles são, igualmente, vitais para a sobrevivência de muitos editores livreiros, que procuramdiversificar propostas e garantir a máxima qualidade, quer do ponto de vista gráfico quer deconteúdos e de tradução dos princípios normativos emanados do ministério que tutela a educação.Conhecemos, hoje, manuais bem estruturados e fundamentados do ponto de vista teórico epedagógico-didático, centrados, de facto, na valorização dos alunos e na construção doconhecimento e das aprendizagens. Contudo, se num clima de democracia nos confrontamos commúltiplas ofertas, de diferentes autores e editores, com uma supervisão didática efetuada porespecialistas e a garantia de certificação por equipes de especialistas. A verdade é que durantemuitos anos, em Portugal, vigoraram os livros únicos, manuais controlados ao pormenor peloestado, com a única preocupação de “formatar” o ensino, de disseminar e propagar o regime.Comparados dois manuais escolares, um do Estado Novo, outro há pouco integrado nas escolas,conclui-se haver, de facto, uma enorme distância entre ambos, daí se inferindo uma evolução muitosignificativa e positiva de paradigma educativo, no sentido da diversidade, da estimulação dopensamento crítico-reflexivo e de um tipo de aprendizagem mais aberta e democrática.Palavras-chave: Manual escolar. Ditadura. Democracia. |
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OS MANUAIS ESCOLARES COMO INSTRUMENTO DE “NORMALIZAÇÃO IDEOLÓGICA” – DA DITADURA À DEMOCRACIA, EM PORTUGALOs manuais escolares constituem um suporte de trabalho fundamental para alunos e professores.Eles são, igualmente, vitais para a sobrevivência de muitos editores livreiros, que procuramdiversificar propostas e garantir a máxima qualidade, quer do ponto de vista gráfico quer deconteúdos e de tradução dos princípios normativos emanados do ministério que tutela a educação.Conhecemos, hoje, manuais bem estruturados e fundamentados do ponto de vista teórico epedagógico-didático, centrados, de facto, na valorização dos alunos e na construção doconhecimento e das aprendizagens. Contudo, se num clima de democracia nos confrontamos commúltiplas ofertas, de diferentes autores e editores, com uma supervisão didática efetuada porespecialistas e a garantia de certificação por equipes de especialistas. A verdade é que durantemuitos anos, em Portugal, vigoraram os livros únicos, manuais controlados ao pormenor peloestado, com a única preocupação de “formatar” o ensino, de disseminar e propagar o regime.Comparados dois manuais escolares, um do Estado Novo, outro há pouco integrado nas escolas,conclui-se haver, de facto, uma enorme distância entre ambos, daí se inferindo uma evolução muitosignificativa e positiva de paradigma educativo, no sentido da diversidade, da estimulação dopensamento crítico-reflexivo e de um tipo de aprendizagem mais aberta e democrática.Palavras-chave: Manual escolar. Ditadura. Democracia.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2014-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/239210.3895/rl.v16n18.2392Revista de Letras; v. 16, n. 18 (2014)2179-52820104-999210.3895/rl.v16n18reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2392/1527Direitos autorais 2014 José Manuel Coutohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCouto, José Manuel2014-12-31T17:44:36Zoai:periodicos.utfpr:article/2392Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2014-12-31T17:44:36Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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