Fotografia: um enunciado complexo e multifacetado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2424 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar uma análise da fotografia documental contemporânea como um enunciado complexo e multifacetado, que compõe uma cena enunciativa. Foi analisado um enunciado fotográfico que tematiza a imagética de cunho social, produzida (enunciada) pelo fotodocumentarista brasileiro Sebastião Salgado. A referência teórica e metodológica se inscreve na Análise Dialógica do Discurso (ADD), postulada pelo Círculo de Bakhtin (2003 [1979]; 2008 [1929]). A fotografia, neste trabalho, é compreendida como um enunciado (texto) visual dotado de discursividade e de uma dimensão axiológica. No ato da fotografia, colocam-se em cena interlocutores: o fotógrafo, que enquadra a cena, e o fotografado, objeto do discurso do fotógrafo. Nessa situação de interação discursiva, há um complexo processo de produção de sentidos, materializado por meio de um enquadramento discursivo-axiológico da “voz” do fotografado-excluído. |
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Fotografia: um enunciado complexo e multifacetadoO objetivo deste artigo é apresentar uma análise da fotografia documental contemporânea como um enunciado complexo e multifacetado, que compõe uma cena enunciativa. Foi analisado um enunciado fotográfico que tematiza a imagética de cunho social, produzida (enunciada) pelo fotodocumentarista brasileiro Sebastião Salgado. A referência teórica e metodológica se inscreve na Análise Dialógica do Discurso (ADD), postulada pelo Círculo de Bakhtin (2003 [1979]; 2008 [1929]). A fotografia, neste trabalho, é compreendida como um enunciado (texto) visual dotado de discursividade e de uma dimensão axiológica. No ato da fotografia, colocam-se em cena interlocutores: o fotógrafo, que enquadra a cena, e o fotografado, objeto do discurso do fotógrafo. Nessa situação de interação discursiva, há um complexo processo de produção de sentidos, materializado por meio de um enquadramento discursivo-axiológico da “voz” do fotografado-excluído.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva, Nívea Rohling da2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/242410.3895/rl.v12n13.2424Revista de Letras; v. 12, n. 13 (2010)2179-52820104-999210.3895/rl.v12n13reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2424/1548Direitos autorais 2014 Nívea Rohling da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-05T21:30:08Zoai:periodicos.utfpr:article/2424Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2014-12-05T21:30:08Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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