IMAGINÁRIOS EM (DES)CONSTRUÇÃO: O LUGAR DO SUJEITO-PROFESSOR NO DISCURSO PUBLICITÁRIO GOVERNAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2831 |
Resumo: | O presente artigo busca identificar os efeitos de sentido que sinalizam para a (des)construção da identidade do sujeito-professor por meio do discurso publicitário governamental. O funcionamento da publicidade pode produzir efeitos de sentidos que (re)produzem imaginários coletivos acerca desses sujeitos e, ao mesmo tempo, instauram outros. Para verificar como isso ocorre, pautamos nosso trabalho na análise de discurso, de orientação francesa e temos como corpus de análise um vídeo que faz parte da campanha seja um professor do Ministério da Educação. A partir da materialidade, ressoam memórias pelas quais se produz o imaginário coletivo da sociedade e do que é ser professor na atualidade, à medida que o mesmo é representado como um profissional, cuja função é não só ensinar, mas promover o desenvolvimento de seu país. |
id |
UTFPR-10_8a9c11b7b7a6880d3b577435bb793354 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/2831 |
network_acronym_str |
UTFPR-10 |
network_name_str |
Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
IMAGINÁRIOS EM (DES)CONSTRUÇÃO: O LUGAR DO SUJEITO-PROFESSOR NO DISCURSO PUBLICITÁRIO GOVERNAMENTALO presente artigo busca identificar os efeitos de sentido que sinalizam para a (des)construção da identidade do sujeito-professor por meio do discurso publicitário governamental. O funcionamento da publicidade pode produzir efeitos de sentidos que (re)produzem imaginários coletivos acerca desses sujeitos e, ao mesmo tempo, instauram outros. Para verificar como isso ocorre, pautamos nosso trabalho na análise de discurso, de orientação francesa e temos como corpus de análise um vídeo que faz parte da campanha seja um professor do Ministério da Educação. A partir da materialidade, ressoam memórias pelas quais se produz o imaginário coletivo da sociedade e do que é ser professor na atualidade, à medida que o mesmo é representado como um profissional, cuja função é não só ensinar, mas promover o desenvolvimento de seu país.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Winchuar, Marcio José de LimaVenturini, Maria Cleci2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/283110.3895/rl.v17n20.2831Revista de Letras; v. 17, n. 20 (2015)2179-52820104-999210.3895/rl.v17n20reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2831/2144Direitos autorais 2015 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-31T22:35:08Zoai:periodicos.utfpr:article/2831Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2015-07-31T22:35:08Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMAGINÁRIOS EM (DES)CONSTRUÇÃO: O LUGAR DO SUJEITO-PROFESSOR NO DISCURSO PUBLICITÁRIO GOVERNAMENTAL |
title |
IMAGINÁRIOS EM (DES)CONSTRUÇÃO: O LUGAR DO SUJEITO-PROFESSOR NO DISCURSO PUBLICITÁRIO GOVERNAMENTAL |
spellingShingle |
IMAGINÁRIOS EM (DES)CONSTRUÇÃO: O LUGAR DO SUJEITO-PROFESSOR NO DISCURSO PUBLICITÁRIO GOVERNAMENTAL Winchuar, Marcio José de Lima |
title_short |
IMAGINÁRIOS EM (DES)CONSTRUÇÃO: O LUGAR DO SUJEITO-PROFESSOR NO DISCURSO PUBLICITÁRIO GOVERNAMENTAL |
title_full |
IMAGINÁRIOS EM (DES)CONSTRUÇÃO: O LUGAR DO SUJEITO-PROFESSOR NO DISCURSO PUBLICITÁRIO GOVERNAMENTAL |
title_fullStr |
IMAGINÁRIOS EM (DES)CONSTRUÇÃO: O LUGAR DO SUJEITO-PROFESSOR NO DISCURSO PUBLICITÁRIO GOVERNAMENTAL |
title_full_unstemmed |
IMAGINÁRIOS EM (DES)CONSTRUÇÃO: O LUGAR DO SUJEITO-PROFESSOR NO DISCURSO PUBLICITÁRIO GOVERNAMENTAL |
title_sort |
IMAGINÁRIOS EM (DES)CONSTRUÇÃO: O LUGAR DO SUJEITO-PROFESSOR NO DISCURSO PUBLICITÁRIO GOVERNAMENTAL |
author |
Winchuar, Marcio José de Lima |
author_facet |
Winchuar, Marcio José de Lima Venturini, Maria Cleci |
author_role |
author |
author2 |
Venturini, Maria Cleci |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Winchuar, Marcio José de Lima Venturini, Maria Cleci |
description |
O presente artigo busca identificar os efeitos de sentido que sinalizam para a (des)construção da identidade do sujeito-professor por meio do discurso publicitário governamental. O funcionamento da publicidade pode produzir efeitos de sentidos que (re)produzem imaginários coletivos acerca desses sujeitos e, ao mesmo tempo, instauram outros. Para verificar como isso ocorre, pautamos nosso trabalho na análise de discurso, de orientação francesa e temos como corpus de análise um vídeo que faz parte da campanha seja um professor do Ministério da Educação. A partir da materialidade, ressoam memórias pelas quais se produz o imaginário coletivo da sociedade e do que é ser professor na atualidade, à medida que o mesmo é representado como um profissional, cuja função é não só ensinar, mas promover o desenvolvimento de seu país. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2831 10.3895/rl.v17n20.2831 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2831 |
identifier_str_mv |
10.3895/rl.v17n20.2831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2831/2144 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras; v. 17, n. 20 (2015) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v17n20 reponame:Revista de Letras instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista de Letras |
collection |
Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809732059606810624 |