IMAGINÁRIOS EM (DES)CONSTRUÇÃO: O LUGAR DO SUJEITO-PROFESSOR NO DISCURSO PUBLICITÁRIO GOVERNAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Winchuar, Marcio José de Lima
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Venturini, Maria Cleci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2831
Resumo: O presente artigo busca identificar os efeitos de sentido que sinalizam para a (des)construção da identidade do sujeito-professor por meio do discurso publicitário governamental. O funcionamento da publicidade pode produzir efeitos de sentidos que (re)produzem imaginários coletivos acerca desses sujeitos e, ao mesmo tempo, instauram outros. Para verificar como isso ocorre, pautamos nosso trabalho na análise de discurso, de orientação francesa e temos como corpus de análise um vídeo que faz parte da campanha seja um professor do Ministério da Educação. A partir da materialidade, ressoam memórias pelas quais se produz o  imaginário coletivo da sociedade e do que é ser professor na atualidade, à medida que  o mesmo é representado como um profissional, cuja função é não só ensinar, mas promover o desenvolvimento de seu país.
id UTFPR-10_8a9c11b7b7a6880d3b577435bb793354
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2831
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling IMAGINÁRIOS EM (DES)CONSTRUÇÃO: O LUGAR DO SUJEITO-PROFESSOR NO DISCURSO PUBLICITÁRIO GOVERNAMENTALO presente artigo busca identificar os efeitos de sentido que sinalizam para a (des)construção da identidade do sujeito-professor por meio do discurso publicitário governamental. O funcionamento da publicidade pode produzir efeitos de sentidos que (re)produzem imaginários coletivos acerca desses sujeitos e, ao mesmo tempo, instauram outros. Para verificar como isso ocorre, pautamos nosso trabalho na análise de discurso, de orientação francesa e temos como corpus de análise um vídeo que faz parte da campanha seja um professor do Ministério da Educação. A partir da materialidade, ressoam memórias pelas quais se produz o  imaginário coletivo da sociedade e do que é ser professor na atualidade, à medida que  o mesmo é representado como um profissional, cuja função é não só ensinar, mas promover o desenvolvimento de seu país.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Winchuar, Marcio José de LimaVenturini, Maria Cleci2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/283110.3895/rl.v17n20.2831Revista de Letras; v. 17, n. 20 (2015)2179-52820104-999210.3895/rl.v17n20reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2831/2144Direitos autorais 2015 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-31T22:35:08Zoai:periodicos.utfpr:article/2831Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2015-07-31T22:35:08Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv IMAGINÁRIOS EM (DES)CONSTRUÇÃO: O LUGAR DO SUJEITO-PROFESSOR NO DISCURSO PUBLICITÁRIO GOVERNAMENTAL
title IMAGINÁRIOS EM (DES)CONSTRUÇÃO: O LUGAR DO SUJEITO-PROFESSOR NO DISCURSO PUBLICITÁRIO GOVERNAMENTAL
spellingShingle IMAGINÁRIOS EM (DES)CONSTRUÇÃO: O LUGAR DO SUJEITO-PROFESSOR NO DISCURSO PUBLICITÁRIO GOVERNAMENTAL
Winchuar, Marcio José de Lima
title_short IMAGINÁRIOS EM (DES)CONSTRUÇÃO: O LUGAR DO SUJEITO-PROFESSOR NO DISCURSO PUBLICITÁRIO GOVERNAMENTAL
title_full IMAGINÁRIOS EM (DES)CONSTRUÇÃO: O LUGAR DO SUJEITO-PROFESSOR NO DISCURSO PUBLICITÁRIO GOVERNAMENTAL
title_fullStr IMAGINÁRIOS EM (DES)CONSTRUÇÃO: O LUGAR DO SUJEITO-PROFESSOR NO DISCURSO PUBLICITÁRIO GOVERNAMENTAL
title_full_unstemmed IMAGINÁRIOS EM (DES)CONSTRUÇÃO: O LUGAR DO SUJEITO-PROFESSOR NO DISCURSO PUBLICITÁRIO GOVERNAMENTAL
title_sort IMAGINÁRIOS EM (DES)CONSTRUÇÃO: O LUGAR DO SUJEITO-PROFESSOR NO DISCURSO PUBLICITÁRIO GOVERNAMENTAL
author Winchuar, Marcio José de Lima
author_facet Winchuar, Marcio José de Lima
Venturini, Maria Cleci
author_role author
author2 Venturini, Maria Cleci
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Winchuar, Marcio José de Lima
Venturini, Maria Cleci
description O presente artigo busca identificar os efeitos de sentido que sinalizam para a (des)construção da identidade do sujeito-professor por meio do discurso publicitário governamental. O funcionamento da publicidade pode produzir efeitos de sentidos que (re)produzem imaginários coletivos acerca desses sujeitos e, ao mesmo tempo, instauram outros. Para verificar como isso ocorre, pautamos nosso trabalho na análise de discurso, de orientação francesa e temos como corpus de análise um vídeo que faz parte da campanha seja um professor do Ministério da Educação. A partir da materialidade, ressoam memórias pelas quais se produz o  imaginário coletivo da sociedade e do que é ser professor na atualidade, à medida que  o mesmo é representado como um profissional, cuja função é não só ensinar, mas promover o desenvolvimento de seu país.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2831
10.3895/rl.v17n20.2831
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2831
identifier_str_mv 10.3895/rl.v17n20.2831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2831/2144
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 17, n. 20 (2015)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v17n20
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732059606810624