Clarice Lispector: a arte de desamar em O triunfo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cantuário, Victor André Pinheiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13446
Resumo: Publicado na Revista Pan, em 25 de maio de 1940, O triunfo é texto que marca o início formal da carreira literária de Clarice Lispector. Nele, Luísa narra um dia de abandono após acordar e perceber que seu marido, Jorge, havia partido, definitivamente, dessa vez. Considerando esse cenário de reflexão sobre a vida, o amor e a ausência do amado, o objetivo do artigo é discutir o choque sentimental entre Luísa e Jorge, interpretando a postura do último em relação à primeira como ato de desamor. Para isso, na primeira seção, inicia tecendo um perfil biográfico da escritora brasileira, apoiado em Rosenbaum (2002), Gotlib (2011) e Moser (2016). Continua pontuando alguns aspectos da escrita clariciana contidos no referido conto, bem como não deixa de identificar o tipo de narrador utilizado pela autora nesse texto em particular. A seguir, na segunda seção, utilizando o comentário como procedimento metodológico de análise textual, avança para o tratamento do tema “amor como desamor” a partir de uma série de proposições tendo como foco teórico de base a discussão sobre o amor como uma arte, de acordo com Fromm (1962). O artigo conclui que já no texto em tela fazem-se presentes os traços estilísticos e temáticos que serão responsáveis pelo reconhecimento de Clarice como uma das vozes mais inovadoras da literatura brasileira contemporânea. Justificando ainda que o interesse pelo estudo do desamor surge da constatação de que é através do abandono, uma via bastante utilizada pela escritora em algumas de suas obras, que tomará corpo uma arte de desamar tipicamente clariciana, pois é na negação e na rejeição que os laços de afeto nela se constroem.
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