Cinderela surda: o surdo e o simbólico no conto infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa de Oliveira Silva, Ione Barbosa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cerqueira Alves, Francislene Cerqueira, Tannus Souza, Jorgina de Cássia Tannus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/5779
Resumo: RESUMO: O presente trabalho propõe-se a analisar o conto Cinderela Surda de Hessel, Rosa e Karnopp (2007), a partir de sua representação e significados simbólicos. O conto analisado é uma releitura da tradicional Cinderela de Perrault (1999) para a realidade dos surdos, ressaltando aspectos pertencentes à cultura e identidade surda. A partir deste conto, interessa-nos compreender e trazer à tona possíveis conflitos e dificuldades enfrentadas pela criança surda. Para isso, tivemos como suporte teórico Bettelheim (1980), Corso e Corso (2006) e Abramovich (1997) na abordagem acerca dos contos infantis e seu material simbólico e Goldfeld (2002), Quadros (1997) e Skliar (1997) no que se refere à criança surda. Compreendemos a partir da análise que a linguagem simbólica pode retratar conflitos internos enfrentados por crianças surdas, permitindo-as entender sobre si mesmas e encontrar significados para suas vidas. Além disso, percebemos a importância de uma literatura surda visando recuperar as tradições culturais de suas comunidades. 
id UTFPR-10_9b75c09c713465984ef31315438fca66
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5779
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling Cinderela surda: o surdo e o simbólico no conto infantilLiteratura InfantilCinderela Surda; Contos infantis; Criança surda; Conflitos internosRESUMO: O presente trabalho propõe-se a analisar o conto Cinderela Surda de Hessel, Rosa e Karnopp (2007), a partir de sua representação e significados simbólicos. O conto analisado é uma releitura da tradicional Cinderela de Perrault (1999) para a realidade dos surdos, ressaltando aspectos pertencentes à cultura e identidade surda. A partir deste conto, interessa-nos compreender e trazer à tona possíveis conflitos e dificuldades enfrentadas pela criança surda. Para isso, tivemos como suporte teórico Bettelheim (1980), Corso e Corso (2006) e Abramovich (1997) na abordagem acerca dos contos infantis e seu material simbólico e Goldfeld (2002), Quadros (1997) e Skliar (1997) no que se refere à criança surda. Compreendemos a partir da análise que a linguagem simbólica pode retratar conflitos internos enfrentados por crianças surdas, permitindo-as entender sobre si mesmas e encontrar significados para suas vidas. Além disso, percebemos a importância de uma literatura surda visando recuperar as tradições culturais de suas comunidades. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Barbosa de Oliveira Silva, Ione BarbosaCerqueira Alves, Francislene CerqueiraTannus Souza, Jorgina de Cássia Tannus2017-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/577910.3895/rl.v19n24.5779Revista de Letras; v. 19, n. 24 (2017)2179-52820104-999210.3895/rl.v19n24reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/5779/3722Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-02T17:48:35Zoai:periodicos.utfpr:article/5779Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2019-02-02T17:48:35Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinderela surda: o surdo e o simbólico no conto infantil
title Cinderela surda: o surdo e o simbólico no conto infantil
spellingShingle Cinderela surda: o surdo e o simbólico no conto infantil
Barbosa de Oliveira Silva, Ione Barbosa
Literatura Infantil
Cinderela Surda; Contos infantis; Criança surda; Conflitos internos
title_short Cinderela surda: o surdo e o simbólico no conto infantil
title_full Cinderela surda: o surdo e o simbólico no conto infantil
title_fullStr Cinderela surda: o surdo e o simbólico no conto infantil
title_full_unstemmed Cinderela surda: o surdo e o simbólico no conto infantil
title_sort Cinderela surda: o surdo e o simbólico no conto infantil
author Barbosa de Oliveira Silva, Ione Barbosa
author_facet Barbosa de Oliveira Silva, Ione Barbosa
Cerqueira Alves, Francislene Cerqueira
Tannus Souza, Jorgina de Cássia Tannus
author_role author
author2 Cerqueira Alves, Francislene Cerqueira
Tannus Souza, Jorgina de Cássia Tannus
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa de Oliveira Silva, Ione Barbosa
Cerqueira Alves, Francislene Cerqueira
Tannus Souza, Jorgina de Cássia Tannus
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura Infantil
Cinderela Surda; Contos infantis; Criança surda; Conflitos internos
topic Literatura Infantil
Cinderela Surda; Contos infantis; Criança surda; Conflitos internos
description RESUMO: O presente trabalho propõe-se a analisar o conto Cinderela Surda de Hessel, Rosa e Karnopp (2007), a partir de sua representação e significados simbólicos. O conto analisado é uma releitura da tradicional Cinderela de Perrault (1999) para a realidade dos surdos, ressaltando aspectos pertencentes à cultura e identidade surda. A partir deste conto, interessa-nos compreender e trazer à tona possíveis conflitos e dificuldades enfrentadas pela criança surda. Para isso, tivemos como suporte teórico Bettelheim (1980), Corso e Corso (2006) e Abramovich (1997) na abordagem acerca dos contos infantis e seu material simbólico e Goldfeld (2002), Quadros (1997) e Skliar (1997) no que se refere à criança surda. Compreendemos a partir da análise que a linguagem simbólica pode retratar conflitos internos enfrentados por crianças surdas, permitindo-as entender sobre si mesmas e encontrar significados para suas vidas. Além disso, percebemos a importância de uma literatura surda visando recuperar as tradições culturais de suas comunidades. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/5779
10.3895/rl.v19n24.5779
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/5779
identifier_str_mv 10.3895/rl.v19n24.5779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/5779/3722
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 19, n. 24 (2017)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v19n24
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732058525728768