John M. Synge e o orientalismo interno em The Aran Islands

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Raimundo Expedito dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/3934
Resumo: Em contraste com a atenção dada a literaturas de viagem intercontinentais, pouco se atenta para a representação/construção da alteridade no interior do território europeu, o que sugere uma noção essencialista de Europa como uma entidade homogênea, sem desigualdades e tensões internas. A identificação de relações de saber/poder em representações empreendidas no próprio continente constitui um desafio instigante, pois neste caso a invenção da diferença requer do viajante um jogo discursivo mais engenhoso. Mediante a leitura de The Aran Islands (1907), relato de viagem do irlandês John Synge às ilhas situadas no oeste do país, este trabalho examina como o dramaturgo representa a comunidade camponesa, investida pela intelligentsia nacionalista de valor simbólico enquanto guardiã de heranças pré-coloniais. Na contramão de leituras tradicionais limitadas a sublinhar o papel da experiência etnográfica no desenvolvimento da estética syngueana, demonstro que a representação de Synge acerca dos camponeses assume contornos orientalistas na medida em que deixa entrever relações assimétricas entre o viajante, sujeito do discurso, e os nativos, condicionados à posição de objetos de saber. Inserido numa formação discursiva orientalista, o viajante reitera dualismos como natureza/cultura e civilização/barbárie, cristalizando diferenças entre o campesinato e a aristocracia anglo-irlandesa, classe dominante à qual pertencia. 
id UTFPR-10_ac3591dc3b0ad1047e95720167760511
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/3934
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling John M. Synge e o orientalismo interno em The Aran IslandsLETRAS; LITERATURAJohn Synge; literatura de viagem; camponeses; orientalismo internoEm contraste com a atenção dada a literaturas de viagem intercontinentais, pouco se atenta para a representação/construção da alteridade no interior do território europeu, o que sugere uma noção essencialista de Europa como uma entidade homogênea, sem desigualdades e tensões internas. A identificação de relações de saber/poder em representações empreendidas no próprio continente constitui um desafio instigante, pois neste caso a invenção da diferença requer do viajante um jogo discursivo mais engenhoso. Mediante a leitura de The Aran Islands (1907), relato de viagem do irlandês John Synge às ilhas situadas no oeste do país, este trabalho examina como o dramaturgo representa a comunidade camponesa, investida pela intelligentsia nacionalista de valor simbólico enquanto guardiã de heranças pré-coloniais. Na contramão de leituras tradicionais limitadas a sublinhar o papel da experiência etnográfica no desenvolvimento da estética syngueana, demonstro que a representação de Synge acerca dos camponeses assume contornos orientalistas na medida em que deixa entrever relações assimétricas entre o viajante, sujeito do discurso, e os nativos, condicionados à posição de objetos de saber. Inserido numa formação discursiva orientalista, o viajante reitera dualismos como natureza/cultura e civilização/barbárie, cristalizando diferenças entre o campesinato e a aristocracia anglo-irlandesa, classe dominante à qual pertencia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Sousa, Raimundo Expedito dos Santos2017-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/393410.3895/rl.v19n27.3934Revista de Letras; v. 19, n. 27 (2017)2179-52820104-999210.3895/rl.v19n27reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/3934/5346Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-22T14:36:17Zoai:periodicos.utfpr:article/3934Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-10-22T14:36:17Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv John M. Synge e o orientalismo interno em The Aran Islands
title John M. Synge e o orientalismo interno em The Aran Islands
spellingShingle John M. Synge e o orientalismo interno em The Aran Islands
Sousa, Raimundo Expedito dos Santos
LETRAS; LITERATURA
John Synge; literatura de viagem; camponeses; orientalismo interno
title_short John M. Synge e o orientalismo interno em The Aran Islands
title_full John M. Synge e o orientalismo interno em The Aran Islands
title_fullStr John M. Synge e o orientalismo interno em The Aran Islands
title_full_unstemmed John M. Synge e o orientalismo interno em The Aran Islands
title_sort John M. Synge e o orientalismo interno em The Aran Islands
author Sousa, Raimundo Expedito dos Santos
author_facet Sousa, Raimundo Expedito dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Raimundo Expedito dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv LETRAS; LITERATURA
John Synge; literatura de viagem; camponeses; orientalismo interno
topic LETRAS; LITERATURA
John Synge; literatura de viagem; camponeses; orientalismo interno
description Em contraste com a atenção dada a literaturas de viagem intercontinentais, pouco se atenta para a representação/construção da alteridade no interior do território europeu, o que sugere uma noção essencialista de Europa como uma entidade homogênea, sem desigualdades e tensões internas. A identificação de relações de saber/poder em representações empreendidas no próprio continente constitui um desafio instigante, pois neste caso a invenção da diferença requer do viajante um jogo discursivo mais engenhoso. Mediante a leitura de The Aran Islands (1907), relato de viagem do irlandês John Synge às ilhas situadas no oeste do país, este trabalho examina como o dramaturgo representa a comunidade camponesa, investida pela intelligentsia nacionalista de valor simbólico enquanto guardiã de heranças pré-coloniais. Na contramão de leituras tradicionais limitadas a sublinhar o papel da experiência etnográfica no desenvolvimento da estética syngueana, demonstro que a representação de Synge acerca dos camponeses assume contornos orientalistas na medida em que deixa entrever relações assimétricas entre o viajante, sujeito do discurso, e os nativos, condicionados à posição de objetos de saber. Inserido numa formação discursiva orientalista, o viajante reitera dualismos como natureza/cultura e civilização/barbárie, cristalizando diferenças entre o campesinato e a aristocracia anglo-irlandesa, classe dominante à qual pertencia. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/3934
10.3895/rl.v19n27.3934
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/3934
identifier_str_mv 10.3895/rl.v19n27.3934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/3934/5346
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 19, n. 27 (2017)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v19n27
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732059161165824