John M. Synge e o orientalismo interno em The Aran Islands
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/3934 |
Resumo: | Em contraste com a atenção dada a literaturas de viagem intercontinentais, pouco se atenta para a representação/construção da alteridade no interior do território europeu, o que sugere uma noção essencialista de Europa como uma entidade homogênea, sem desigualdades e tensões internas. A identificação de relações de saber/poder em representações empreendidas no próprio continente constitui um desafio instigante, pois neste caso a invenção da diferença requer do viajante um jogo discursivo mais engenhoso. Mediante a leitura de The Aran Islands (1907), relato de viagem do irlandês John Synge às ilhas situadas no oeste do país, este trabalho examina como o dramaturgo representa a comunidade camponesa, investida pela intelligentsia nacionalista de valor simbólico enquanto guardiã de heranças pré-coloniais. Na contramão de leituras tradicionais limitadas a sublinhar o papel da experiência etnográfica no desenvolvimento da estética syngueana, demonstro que a representação de Synge acerca dos camponeses assume contornos orientalistas na medida em que deixa entrever relações assimétricas entre o viajante, sujeito do discurso, e os nativos, condicionados à posição de objetos de saber. Inserido numa formação discursiva orientalista, o viajante reitera dualismos como natureza/cultura e civilização/barbárie, cristalizando diferenças entre o campesinato e a aristocracia anglo-irlandesa, classe dominante à qual pertencia. |
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John M. Synge e o orientalismo interno em The Aran IslandsLETRAS; LITERATURAJohn Synge; literatura de viagem; camponeses; orientalismo internoEm contraste com a atenção dada a literaturas de viagem intercontinentais, pouco se atenta para a representação/construção da alteridade no interior do território europeu, o que sugere uma noção essencialista de Europa como uma entidade homogênea, sem desigualdades e tensões internas. A identificação de relações de saber/poder em representações empreendidas no próprio continente constitui um desafio instigante, pois neste caso a invenção da diferença requer do viajante um jogo discursivo mais engenhoso. Mediante a leitura de The Aran Islands (1907), relato de viagem do irlandês John Synge às ilhas situadas no oeste do país, este trabalho examina como o dramaturgo representa a comunidade camponesa, investida pela intelligentsia nacionalista de valor simbólico enquanto guardiã de heranças pré-coloniais. Na contramão de leituras tradicionais limitadas a sublinhar o papel da experiência etnográfica no desenvolvimento da estética syngueana, demonstro que a representação de Synge acerca dos camponeses assume contornos orientalistas na medida em que deixa entrever relações assimétricas entre o viajante, sujeito do discurso, e os nativos, condicionados à posição de objetos de saber. Inserido numa formação discursiva orientalista, o viajante reitera dualismos como natureza/cultura e civilização/barbárie, cristalizando diferenças entre o campesinato e a aristocracia anglo-irlandesa, classe dominante à qual pertencia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Sousa, Raimundo Expedito dos Santos2017-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/393410.3895/rl.v19n27.3934Revista de Letras; v. 19, n. 27 (2017)2179-52820104-999210.3895/rl.v19n27reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/3934/5346Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-22T14:36:17Zoai:periodicos.utfpr:article/3934Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-10-22T14:36:17Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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