O riso e o corpo: reflexões acerca do riso e sua relação com o biopoder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel Vargas Sousa, Waldênia Klésia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: da Fonseca Fernandes, Eliane Marquez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/3254
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir como os enunciados a respeito do riso apresentam discursos relacionados ao corpo. Analisamos três artigos científicos publicados e coletados na internet cuja temática volta-se para a saúde por meio do riso. Recorremos aos estudos da Análise do Discurso de vertente francesa, com atenção aos estudos de Michel Foucault, mobilizando noções como discurso, enunciado, formação discursiva, saber, poder, sujeito, efeito de verdade, corpo e biopoder. Essas concepções permeiam toda a reflexão, com especial atenção à normalização e à regulamentação na sociedade de controle que produzem enunciados com valores discursivos relacionados ao corpo. Nas análises, evidenciamos os discursos e saberes mobilizados nos enunciados, os quais formam a rede de exercício do biopoder sobre o corpo individual e sobre a população, para ensinar, estimular e normalizar o riso em diversas situações. Destacamos os enunciados que estabelecem efeitos de verdade em relação ao riso, baseados no saber médico, evidenciando os benefícios da repetição do ato de rir para o corpo e para a saúde. Os enunciados materializam discursos que assumem uma perspectiva positiva e prazerosa, subjetivando os sujeitos, tentando torná-los dóceis e produtivos, exercendo sobre eles uma rede que relaciona saberes e poderes.
id UTFPR-10_c290b735edff62c20124b829cccd4ee1
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/3254
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling O riso e o corpo: reflexões acerca do riso e sua relação com o biopoderO objetivo deste trabalho é discutir como os enunciados a respeito do riso apresentam discursos relacionados ao corpo. Analisamos três artigos científicos publicados e coletados na internet cuja temática volta-se para a saúde por meio do riso. Recorremos aos estudos da Análise do Discurso de vertente francesa, com atenção aos estudos de Michel Foucault, mobilizando noções como discurso, enunciado, formação discursiva, saber, poder, sujeito, efeito de verdade, corpo e biopoder. Essas concepções permeiam toda a reflexão, com especial atenção à normalização e à regulamentação na sociedade de controle que produzem enunciados com valores discursivos relacionados ao corpo. Nas análises, evidenciamos os discursos e saberes mobilizados nos enunciados, os quais formam a rede de exercício do biopoder sobre o corpo individual e sobre a população, para ensinar, estimular e normalizar o riso em diversas situações. Destacamos os enunciados que estabelecem efeitos de verdade em relação ao riso, baseados no saber médico, evidenciando os benefícios da repetição do ato de rir para o corpo e para a saúde. Os enunciados materializam discursos que assumem uma perspectiva positiva e prazerosa, subjetivando os sujeitos, tentando torná-los dóceis e produtivos, exercendo sobre eles uma rede que relaciona saberes e poderes.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coordenação Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Maciel Vargas Sousa, Waldênia Klésiada Fonseca Fernandes, Eliane Marquez2017-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/325410.3895/rl.v18n23.3254Revista de Letras; v. 18, n. 23 (2016)2179-52820104-999210.3895/rl.v18n23reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/3254/3528Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-20T12:28:52Zoai:periodicos.utfpr:article/3254Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2017-03-20T12:28:52Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O riso e o corpo: reflexões acerca do riso e sua relação com o biopoder
title O riso e o corpo: reflexões acerca do riso e sua relação com o biopoder
spellingShingle O riso e o corpo: reflexões acerca do riso e sua relação com o biopoder
Maciel Vargas Sousa, Waldênia Klésia
title_short O riso e o corpo: reflexões acerca do riso e sua relação com o biopoder
title_full O riso e o corpo: reflexões acerca do riso e sua relação com o biopoder
title_fullStr O riso e o corpo: reflexões acerca do riso e sua relação com o biopoder
title_full_unstemmed O riso e o corpo: reflexões acerca do riso e sua relação com o biopoder
title_sort O riso e o corpo: reflexões acerca do riso e sua relação com o biopoder
author Maciel Vargas Sousa, Waldênia Klésia
author_facet Maciel Vargas Sousa, Waldênia Klésia
da Fonseca Fernandes, Eliane Marquez
author_role author
author2 da Fonseca Fernandes, Eliane Marquez
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel Vargas Sousa, Waldênia Klésia
da Fonseca Fernandes, Eliane Marquez
description O objetivo deste trabalho é discutir como os enunciados a respeito do riso apresentam discursos relacionados ao corpo. Analisamos três artigos científicos publicados e coletados na internet cuja temática volta-se para a saúde por meio do riso. Recorremos aos estudos da Análise do Discurso de vertente francesa, com atenção aos estudos de Michel Foucault, mobilizando noções como discurso, enunciado, formação discursiva, saber, poder, sujeito, efeito de verdade, corpo e biopoder. Essas concepções permeiam toda a reflexão, com especial atenção à normalização e à regulamentação na sociedade de controle que produzem enunciados com valores discursivos relacionados ao corpo. Nas análises, evidenciamos os discursos e saberes mobilizados nos enunciados, os quais formam a rede de exercício do biopoder sobre o corpo individual e sobre a população, para ensinar, estimular e normalizar o riso em diversas situações. Destacamos os enunciados que estabelecem efeitos de verdade em relação ao riso, baseados no saber médico, evidenciando os benefícios da repetição do ato de rir para o corpo e para a saúde. Os enunciados materializam discursos que assumem uma perspectiva positiva e prazerosa, subjetivando os sujeitos, tentando torná-los dóceis e produtivos, exercendo sobre eles uma rede que relaciona saberes e poderes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/3254
10.3895/rl.v18n23.3254
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/3254
identifier_str_mv 10.3895/rl.v18n23.3254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/3254/3528
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 18, n. 23 (2016)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v18n23
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732059579547648