Alterações ortográficas em escolares dos anos finais do ensino fundamental: uma categorização centrada em aspectos fonológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Pâmela Oliveira de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Simioni, Taíse
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/16095
Resumo: O presente artigo tem como objetivo geral apresentar um diagnóstico de alterações ortográficas produzidas por alunos dos anos finais do ensino fundamental. Os objetivos específicos são identificar as alterações ortográficas nas produções escritas de alunos dos anos finais do ensino fundamental; categorizar as alterações ortográficas analisando-as sob aspectos fonológicos; observar quais alterações são mais frequentes nos anos finais do ensino fundamental. Para tal, são analisadas produções textuais escritas de alunos do 7º ao 9º ano de uma escola pública municipal de Bagé (RS). Para a elaboração da produção textual, os participantes da pesquisa, em um primeiro momento, leram um conto de terror e, em um segundo momento, recriaram o conto por escrito, alterando seu final. Foram identificadas as seguintes categorias de alterações ortográficas: alteração decorrente de múltiplas representações do fonema /s/; alteração decorrente de hipercorreção; alteração por omissão de coda; alteração por omissão de núcleo e coda; alteração decorrente da representação de falsos ditongos; alteração decorrente de múltiplas representações do fonema /ʃ/; alteração decorrente de etimologia. Os resultados mostram que a alteração ortográfica mais frequente envolveu as múltiplas representações do fonema /s/, embora, dentro desta categoria, a maioria das alterações não possa ser justificada pela arbitrariedade do sistema alfabético. Tais resultados evidenciam a importância da formação em fonologia e fonética para os professores da Educação Básica, a fim de que possam, a partir de um diagnóstico bem realizado, propor uma intervenção adequada. Embora tenhamos consciência de que a escrita não se resume à ortografia, não podemos negar que ela é um de seus elementos constitutivos que merece a devida atenção no contexto escolar.
id UTFPR-10_e67438d269e81d8e68a3fc6836842652
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/16095
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling Alterações ortográficas em escolares dos anos finais do ensino fundamental: uma categorização centrada em aspectos fonológicosLinguísticaOrtografia; fonologia; anos finais do ensino fundamentalO presente artigo tem como objetivo geral apresentar um diagnóstico de alterações ortográficas produzidas por alunos dos anos finais do ensino fundamental. Os objetivos específicos são identificar as alterações ortográficas nas produções escritas de alunos dos anos finais do ensino fundamental; categorizar as alterações ortográficas analisando-as sob aspectos fonológicos; observar quais alterações são mais frequentes nos anos finais do ensino fundamental. Para tal, são analisadas produções textuais escritas de alunos do 7º ao 9º ano de uma escola pública municipal de Bagé (RS). Para a elaboração da produção textual, os participantes da pesquisa, em um primeiro momento, leram um conto de terror e, em um segundo momento, recriaram o conto por escrito, alterando seu final. Foram identificadas as seguintes categorias de alterações ortográficas: alteração decorrente de múltiplas representações do fonema /s/; alteração decorrente de hipercorreção; alteração por omissão de coda; alteração por omissão de núcleo e coda; alteração decorrente da representação de falsos ditongos; alteração decorrente de múltiplas representações do fonema /ʃ/; alteração decorrente de etimologia. Os resultados mostram que a alteração ortográfica mais frequente envolveu as múltiplas representações do fonema /s/, embora, dentro desta categoria, a maioria das alterações não possa ser justificada pela arbitrariedade do sistema alfabético. Tais resultados evidenciam a importância da formação em fonologia e fonética para os professores da Educação Básica, a fim de que possam, a partir de um diagnóstico bem realizado, propor uma intervenção adequada. Embora tenhamos consciência de que a escrita não se resume à ortografia, não podemos negar que ela é um de seus elementos constitutivos que merece a devida atenção no contexto escolar.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Castro, Pâmela Oliveira deSimioni, Taíse2023-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1609510.3895/rl.v25n47.16095Revista de Letras; v. 25, n. 47 (2023)2179-52820104-999210.3895/rl.v25n47reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/16095/9973Direitos autorais 2023 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T22:27:27Zoai:periodicos.utfpr:article/16095Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2024-04-30T22:27:27Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Alterações ortográficas em escolares dos anos finais do ensino fundamental: uma categorização centrada em aspectos fonológicos
title Alterações ortográficas em escolares dos anos finais do ensino fundamental: uma categorização centrada em aspectos fonológicos
spellingShingle Alterações ortográficas em escolares dos anos finais do ensino fundamental: uma categorização centrada em aspectos fonológicos
Castro, Pâmela Oliveira de
Linguística
Ortografia; fonologia; anos finais do ensino fundamental
title_short Alterações ortográficas em escolares dos anos finais do ensino fundamental: uma categorização centrada em aspectos fonológicos
title_full Alterações ortográficas em escolares dos anos finais do ensino fundamental: uma categorização centrada em aspectos fonológicos
title_fullStr Alterações ortográficas em escolares dos anos finais do ensino fundamental: uma categorização centrada em aspectos fonológicos
title_full_unstemmed Alterações ortográficas em escolares dos anos finais do ensino fundamental: uma categorização centrada em aspectos fonológicos
title_sort Alterações ortográficas em escolares dos anos finais do ensino fundamental: uma categorização centrada em aspectos fonológicos
author Castro, Pâmela Oliveira de
author_facet Castro, Pâmela Oliveira de
Simioni, Taíse
author_role author
author2 Simioni, Taíse
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Pâmela Oliveira de
Simioni, Taíse
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Ortografia; fonologia; anos finais do ensino fundamental
topic Linguística
Ortografia; fonologia; anos finais do ensino fundamental
description O presente artigo tem como objetivo geral apresentar um diagnóstico de alterações ortográficas produzidas por alunos dos anos finais do ensino fundamental. Os objetivos específicos são identificar as alterações ortográficas nas produções escritas de alunos dos anos finais do ensino fundamental; categorizar as alterações ortográficas analisando-as sob aspectos fonológicos; observar quais alterações são mais frequentes nos anos finais do ensino fundamental. Para tal, são analisadas produções textuais escritas de alunos do 7º ao 9º ano de uma escola pública municipal de Bagé (RS). Para a elaboração da produção textual, os participantes da pesquisa, em um primeiro momento, leram um conto de terror e, em um segundo momento, recriaram o conto por escrito, alterando seu final. Foram identificadas as seguintes categorias de alterações ortográficas: alteração decorrente de múltiplas representações do fonema /s/; alteração decorrente de hipercorreção; alteração por omissão de coda; alteração por omissão de núcleo e coda; alteração decorrente da representação de falsos ditongos; alteração decorrente de múltiplas representações do fonema /ʃ/; alteração decorrente de etimologia. Os resultados mostram que a alteração ortográfica mais frequente envolveu as múltiplas representações do fonema /s/, embora, dentro desta categoria, a maioria das alterações não possa ser justificada pela arbitrariedade do sistema alfabético. Tais resultados evidenciam a importância da formação em fonologia e fonética para os professores da Educação Básica, a fim de que possam, a partir de um diagnóstico bem realizado, propor uma intervenção adequada. Embora tenhamos consciência de que a escrita não se resume à ortografia, não podemos negar que ela é um de seus elementos constitutivos que merece a devida atenção no contexto escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/16095
10.3895/rl.v25n47.16095
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/16095
identifier_str_mv 10.3895/rl.v25n47.16095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/16095/9973
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 25, n. 47 (2023)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v25n47
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732059720056832