“GUIA TURÍSTICO”: PLANO GERAL, TIPOS DE DISCURSO E TIPOS DE SEQUÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2375 |
Resumo: | Este artigo é resultado de estudos que foram desenvolvidos na área de língua inglesa em projetos de Iniciação Científica, com fins didáticos, visando, futuramente, por meio do estudo do gênero de texto “Guia Turístico Online”, transformar esse gênero em instrumento de ensino de leitura e produção escrita da disciplina de Inglês como língua estrangeira para graduandos, primordialmente, dos cursos de Turismo e Secretariado Executivo Trilíngue. Portanto, o objetivo principal dessa pesquisa foi analisar a estrutura e o funcionamento do gênero “Guia Turístico” com embasamento teórico proveniente do Interacionismo Sociodiscursivo, a fim de evidenciar as principais características do gênero e guiar, posteriormente, a elaboração de atividades para compor uma sequência didática. Apresentamos, para análise de exemplares desse gênero em língua inglesa, o modelo proposto por Bronckart (1999/2003/2009). Dentro dessa proposta, procuramos caracterizar o gênero “guia turístico" sob a visão de experts, verificar o contexto de produção e a primeira camada do folhado textual do gênero em questão, estabelecendo nos exemplares analisados seu plano geral bem como os tipos de discurso e os tipos de sequência comuns entre eles. Como resultado indicamos quais capacidades devem ser desenvolvidas pelos alunos no trabalho com esse gênero com relação aos aspectos analisados. |
id |
UTFPR-10_fbfdfe14eda1aa18ae0acd0046bf1f04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/2375 |
network_acronym_str |
UTFPR-10 |
network_name_str |
Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
“GUIA TURÍSTICO”: PLANO GERAL, TIPOS DE DISCURSO E TIPOS DE SEQUÊNCIAEste artigo é resultado de estudos que foram desenvolvidos na área de língua inglesa em projetos de Iniciação Científica, com fins didáticos, visando, futuramente, por meio do estudo do gênero de texto “Guia Turístico Online”, transformar esse gênero em instrumento de ensino de leitura e produção escrita da disciplina de Inglês como língua estrangeira para graduandos, primordialmente, dos cursos de Turismo e Secretariado Executivo Trilíngue. Portanto, o objetivo principal dessa pesquisa foi analisar a estrutura e o funcionamento do gênero “Guia Turístico” com embasamento teórico proveniente do Interacionismo Sociodiscursivo, a fim de evidenciar as principais características do gênero e guiar, posteriormente, a elaboração de atividades para compor uma sequência didática. Apresentamos, para análise de exemplares desse gênero em língua inglesa, o modelo proposto por Bronckart (1999/2003/2009). Dentro dessa proposta, procuramos caracterizar o gênero “guia turístico" sob a visão de experts, verificar o contexto de produção e a primeira camada do folhado textual do gênero em questão, estabelecendo nos exemplares analisados seu plano geral bem como os tipos de discurso e os tipos de sequência comuns entre eles. Como resultado indicamos quais capacidades devem ser desenvolvidas pelos alunos no trabalho com esse gênero com relação aos aspectos analisados.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Barreto, Ana Paula TrevisaniCorrêa, Francini Percinoto Poliseli2014-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/237510.3895/rl.v15n17.2375Revista de Letras; v. 15, n. 17 (2013)2179-52820104-999210.3895/rl.v15n17reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2375/1510Direitos autorais 2014 Ana Paula Trevisani Barretohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-05T21:30:27Zoai:periodicos.utfpr:article/2375Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2014-12-05T21:30:27Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“GUIA TURÍSTICO”: PLANO GERAL, TIPOS DE DISCURSO E TIPOS DE SEQUÊNCIA |
title |
“GUIA TURÍSTICO”: PLANO GERAL, TIPOS DE DISCURSO E TIPOS DE SEQUÊNCIA |
spellingShingle |
“GUIA TURÍSTICO”: PLANO GERAL, TIPOS DE DISCURSO E TIPOS DE SEQUÊNCIA Barreto, Ana Paula Trevisani |
title_short |
“GUIA TURÍSTICO”: PLANO GERAL, TIPOS DE DISCURSO E TIPOS DE SEQUÊNCIA |
title_full |
“GUIA TURÍSTICO”: PLANO GERAL, TIPOS DE DISCURSO E TIPOS DE SEQUÊNCIA |
title_fullStr |
“GUIA TURÍSTICO”: PLANO GERAL, TIPOS DE DISCURSO E TIPOS DE SEQUÊNCIA |
title_full_unstemmed |
“GUIA TURÍSTICO”: PLANO GERAL, TIPOS DE DISCURSO E TIPOS DE SEQUÊNCIA |
title_sort |
“GUIA TURÍSTICO”: PLANO GERAL, TIPOS DE DISCURSO E TIPOS DE SEQUÊNCIA |
author |
Barreto, Ana Paula Trevisani |
author_facet |
Barreto, Ana Paula Trevisani Corrêa, Francini Percinoto Poliseli |
author_role |
author |
author2 |
Corrêa, Francini Percinoto Poliseli |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Ana Paula Trevisani Corrêa, Francini Percinoto Poliseli |
description |
Este artigo é resultado de estudos que foram desenvolvidos na área de língua inglesa em projetos de Iniciação Científica, com fins didáticos, visando, futuramente, por meio do estudo do gênero de texto “Guia Turístico Online”, transformar esse gênero em instrumento de ensino de leitura e produção escrita da disciplina de Inglês como língua estrangeira para graduandos, primordialmente, dos cursos de Turismo e Secretariado Executivo Trilíngue. Portanto, o objetivo principal dessa pesquisa foi analisar a estrutura e o funcionamento do gênero “Guia Turístico” com embasamento teórico proveniente do Interacionismo Sociodiscursivo, a fim de evidenciar as principais características do gênero e guiar, posteriormente, a elaboração de atividades para compor uma sequência didática. Apresentamos, para análise de exemplares desse gênero em língua inglesa, o modelo proposto por Bronckart (1999/2003/2009). Dentro dessa proposta, procuramos caracterizar o gênero “guia turístico" sob a visão de experts, verificar o contexto de produção e a primeira camada do folhado textual do gênero em questão, estabelecendo nos exemplares analisados seu plano geral bem como os tipos de discurso e os tipos de sequência comuns entre eles. Como resultado indicamos quais capacidades devem ser desenvolvidas pelos alunos no trabalho com esse gênero com relação aos aspectos analisados. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2375 10.3895/rl.v15n17.2375 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2375 |
identifier_str_mv |
10.3895/rl.v15n17.2375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2375/1510 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2014 Ana Paula Trevisani Barreto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2014 Ana Paula Trevisani Barreto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras; v. 15, n. 17 (2013) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v15n17 reponame:Revista de Letras instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista de Letras |
collection |
Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809732060506488832 |