“GUIA TURÍSTICO”: PLANO GERAL, TIPOS DE DISCURSO E TIPOS DE SEQUÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Ana Paula Trevisani
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Corrêa, Francini Percinoto Poliseli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2375
Resumo: Este artigo é resultado de estudos que foram desenvolvidos na área de língua inglesa em projetos de Iniciação Científica, com fins didáticos, visando, futuramente, por meio do estudo do gênero de texto “Guia Turístico Online”, transformar esse gênero em instrumento de ensino de leitura e produção escrita da disciplina de Inglês como língua estrangeira para graduandos, primordialmente, dos cursos de Turismo e Secretariado Executivo Trilíngue. Portanto, o objetivo principal dessa pesquisa foi analisar a estrutura e o funcionamento do gênero “Guia Turístico” com embasamento teórico proveniente do Interacionismo Sociodiscursivo, a fim de evidenciar as principais características do gênero e guiar, posteriormente, a elaboração de atividades para compor uma sequência didática. Apresentamos, para análise de exemplares desse gênero em língua inglesa, o modelo proposto por Bronckart (1999/2003/2009). Dentro dessa proposta, procuramos caracterizar o gênero “guia turístico" sob a visão de experts, verificar o contexto de produção e a primeira camada do folhado textual do gênero em questão, estabelecendo nos exemplares analisados seu plano geral bem como os tipos de discurso e os tipos de sequência comuns entre eles. Como resultado indicamos quais capacidades devem ser desenvolvidas pelos alunos no trabalho com esse gênero com relação aos aspectos analisados.
id UTFPR-10_fbfdfe14eda1aa18ae0acd0046bf1f04
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2375
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling “GUIA TURÍSTICO”: PLANO GERAL, TIPOS DE DISCURSO E TIPOS DE SEQUÊNCIAEste artigo é resultado de estudos que foram desenvolvidos na área de língua inglesa em projetos de Iniciação Científica, com fins didáticos, visando, futuramente, por meio do estudo do gênero de texto “Guia Turístico Online”, transformar esse gênero em instrumento de ensino de leitura e produção escrita da disciplina de Inglês como língua estrangeira para graduandos, primordialmente, dos cursos de Turismo e Secretariado Executivo Trilíngue. Portanto, o objetivo principal dessa pesquisa foi analisar a estrutura e o funcionamento do gênero “Guia Turístico” com embasamento teórico proveniente do Interacionismo Sociodiscursivo, a fim de evidenciar as principais características do gênero e guiar, posteriormente, a elaboração de atividades para compor uma sequência didática. Apresentamos, para análise de exemplares desse gênero em língua inglesa, o modelo proposto por Bronckart (1999/2003/2009). Dentro dessa proposta, procuramos caracterizar o gênero “guia turístico" sob a visão de experts, verificar o contexto de produção e a primeira camada do folhado textual do gênero em questão, estabelecendo nos exemplares analisados seu plano geral bem como os tipos de discurso e os tipos de sequência comuns entre eles. Como resultado indicamos quais capacidades devem ser desenvolvidas pelos alunos no trabalho com esse gênero com relação aos aspectos analisados.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Barreto, Ana Paula TrevisaniCorrêa, Francini Percinoto Poliseli2014-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/237510.3895/rl.v15n17.2375Revista de Letras; v. 15, n. 17 (2013)2179-52820104-999210.3895/rl.v15n17reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2375/1510Direitos autorais 2014 Ana Paula Trevisani Barretohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-05T21:30:27Zoai:periodicos.utfpr:article/2375Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2014-12-05T21:30:27Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv “GUIA TURÍSTICO”: PLANO GERAL, TIPOS DE DISCURSO E TIPOS DE SEQUÊNCIA
title “GUIA TURÍSTICO”: PLANO GERAL, TIPOS DE DISCURSO E TIPOS DE SEQUÊNCIA
spellingShingle “GUIA TURÍSTICO”: PLANO GERAL, TIPOS DE DISCURSO E TIPOS DE SEQUÊNCIA
Barreto, Ana Paula Trevisani
title_short “GUIA TURÍSTICO”: PLANO GERAL, TIPOS DE DISCURSO E TIPOS DE SEQUÊNCIA
title_full “GUIA TURÍSTICO”: PLANO GERAL, TIPOS DE DISCURSO E TIPOS DE SEQUÊNCIA
title_fullStr “GUIA TURÍSTICO”: PLANO GERAL, TIPOS DE DISCURSO E TIPOS DE SEQUÊNCIA
title_full_unstemmed “GUIA TURÍSTICO”: PLANO GERAL, TIPOS DE DISCURSO E TIPOS DE SEQUÊNCIA
title_sort “GUIA TURÍSTICO”: PLANO GERAL, TIPOS DE DISCURSO E TIPOS DE SEQUÊNCIA
author Barreto, Ana Paula Trevisani
author_facet Barreto, Ana Paula Trevisani
Corrêa, Francini Percinoto Poliseli
author_role author
author2 Corrêa, Francini Percinoto Poliseli
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Ana Paula Trevisani
Corrêa, Francini Percinoto Poliseli
description Este artigo é resultado de estudos que foram desenvolvidos na área de língua inglesa em projetos de Iniciação Científica, com fins didáticos, visando, futuramente, por meio do estudo do gênero de texto “Guia Turístico Online”, transformar esse gênero em instrumento de ensino de leitura e produção escrita da disciplina de Inglês como língua estrangeira para graduandos, primordialmente, dos cursos de Turismo e Secretariado Executivo Trilíngue. Portanto, o objetivo principal dessa pesquisa foi analisar a estrutura e o funcionamento do gênero “Guia Turístico” com embasamento teórico proveniente do Interacionismo Sociodiscursivo, a fim de evidenciar as principais características do gênero e guiar, posteriormente, a elaboração de atividades para compor uma sequência didática. Apresentamos, para análise de exemplares desse gênero em língua inglesa, o modelo proposto por Bronckart (1999/2003/2009). Dentro dessa proposta, procuramos caracterizar o gênero “guia turístico" sob a visão de experts, verificar o contexto de produção e a primeira camada do folhado textual do gênero em questão, estabelecendo nos exemplares analisados seu plano geral bem como os tipos de discurso e os tipos de sequência comuns entre eles. Como resultado indicamos quais capacidades devem ser desenvolvidas pelos alunos no trabalho com esse gênero com relação aos aspectos analisados.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2375
10.3895/rl.v15n17.2375
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2375
identifier_str_mv 10.3895/rl.v15n17.2375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2375/1510
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Ana Paula Trevisani Barreto
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Ana Paula Trevisani Barreto
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 15, n. 17 (2013)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v15n17
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732060506488832