A midiatização do mito: sobre perdas e ganhos das (re)produções culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vinhola, Bruno Garcia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dito Efeito
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/11001
Resumo: O presente artigo tem por objetivo a problematização do potencial mitogênico de duas (re)produções midiático-culturais: o livro Ilíada, de Homero (2003), e o filme Troia, de Wolfgang Petersen (2004). Norteado pelas noções de imaginário como sistema organizador de imagens (BARROS, 2014) e mito como narrativa de caráter sagrado (ELIADE, 1994), o artigo propõe um exercício de leitura simbólica e comparativa das duas obras, ancorado em dois eixos de análise: a sobrevivência do mito em meio às contínuas reconfigurações culturais e seu tensionamento quando atravessado pelas limitações interacionais dos dispositivos midiáticos. Ao final do texto, conclui-se que o processo de desmitificação, em virtude da desvalorização do sagrado, é crescente nas reatualizações e derivações do mito em novas mídias, mas também é inerente a qualquer apropriação cultural/midiática (gnóstica ou não) que se afaste da experiência simbólica dos ritos.
id UTFPR-11_0af1ffcbcb18903a50e00152a1f53c53
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/11001
network_acronym_str UTFPR-11
network_name_str Dito Efeito
repository_id_str
spelling A midiatização do mito: sobre perdas e ganhos das (re)produções culturaisComunicaçãoimaginário; mito; sagrado; Ilíada; TroiaO presente artigo tem por objetivo a problematização do potencial mitogênico de duas (re)produções midiático-culturais: o livro Ilíada, de Homero (2003), e o filme Troia, de Wolfgang Petersen (2004). Norteado pelas noções de imaginário como sistema organizador de imagens (BARROS, 2014) e mito como narrativa de caráter sagrado (ELIADE, 1994), o artigo propõe um exercício de leitura simbólica e comparativa das duas obras, ancorado em dois eixos de análise: a sobrevivência do mito em meio às contínuas reconfigurações culturais e seu tensionamento quando atravessado pelas limitações interacionais dos dispositivos midiáticos. Ao final do texto, conclui-se que o processo de desmitificação, em virtude da desvalorização do sagrado, é crescente nas reatualizações e derivações do mito em novas mídias, mas também é inerente a qualquer apropriação cultural/midiática (gnóstica ou não) que se afaste da experiência simbólica dos ritos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Vinhola, Bruno Garcia2020-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/1100110.3895/rde.v10n17.11001Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 10, n. 17 (2019): Revista Dito Efeito; 36-471984-237610.3895/rde.v10n17reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/11001/7138Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-20T18:37:13Zoai:periodicos.utfpr:article/11001Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2022-10-20T18:37:13Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A midiatização do mito: sobre perdas e ganhos das (re)produções culturais
title A midiatização do mito: sobre perdas e ganhos das (re)produções culturais
spellingShingle A midiatização do mito: sobre perdas e ganhos das (re)produções culturais
Vinhola, Bruno Garcia
Comunicação
imaginário; mito; sagrado; Ilíada; Troia
title_short A midiatização do mito: sobre perdas e ganhos das (re)produções culturais
title_full A midiatização do mito: sobre perdas e ganhos das (re)produções culturais
title_fullStr A midiatização do mito: sobre perdas e ganhos das (re)produções culturais
title_full_unstemmed A midiatização do mito: sobre perdas e ganhos das (re)produções culturais
title_sort A midiatização do mito: sobre perdas e ganhos das (re)produções culturais
author Vinhola, Bruno Garcia
author_facet Vinhola, Bruno Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vinhola, Bruno Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
imaginário; mito; sagrado; Ilíada; Troia
topic Comunicação
imaginário; mito; sagrado; Ilíada; Troia
description O presente artigo tem por objetivo a problematização do potencial mitogênico de duas (re)produções midiático-culturais: o livro Ilíada, de Homero (2003), e o filme Troia, de Wolfgang Petersen (2004). Norteado pelas noções de imaginário como sistema organizador de imagens (BARROS, 2014) e mito como narrativa de caráter sagrado (ELIADE, 1994), o artigo propõe um exercício de leitura simbólica e comparativa das duas obras, ancorado em dois eixos de análise: a sobrevivência do mito em meio às contínuas reconfigurações culturais e seu tensionamento quando atravessado pelas limitações interacionais dos dispositivos midiáticos. Ao final do texto, conclui-se que o processo de desmitificação, em virtude da desvalorização do sagrado, é crescente nas reatualizações e derivações do mito em novas mídias, mas também é inerente a qualquer apropriação cultural/midiática (gnóstica ou não) que se afaste da experiência simbólica dos ritos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/11001
10.3895/rde.v10n17.11001
url https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/11001
identifier_str_mv 10.3895/rde.v10n17.11001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/11001/7138
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 10, n. 17 (2019): Revista Dito Efeito; 36-47
1984-2376
10.3895/rde.v10n17
reponame:Dito Efeito
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Dito Efeito
collection Dito Efeito
repository.name.fl_str_mv Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1787713890991210496