A midiatização do mito: sobre perdas e ganhos das (re)produções culturais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Dito Efeito |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/11001 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo a problematização do potencial mitogênico de duas (re)produções midiático-culturais: o livro Ilíada, de Homero (2003), e o filme Troia, de Wolfgang Petersen (2004). Norteado pelas noções de imaginário como sistema organizador de imagens (BARROS, 2014) e mito como narrativa de caráter sagrado (ELIADE, 1994), o artigo propõe um exercício de leitura simbólica e comparativa das duas obras, ancorado em dois eixos de análise: a sobrevivência do mito em meio às contínuas reconfigurações culturais e seu tensionamento quando atravessado pelas limitações interacionais dos dispositivos midiáticos. Ao final do texto, conclui-se que o processo de desmitificação, em virtude da desvalorização do sagrado, é crescente nas reatualizações e derivações do mito em novas mídias, mas também é inerente a qualquer apropriação cultural/midiática (gnóstica ou não) que se afaste da experiência simbólica dos ritos. |
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A midiatização do mito: sobre perdas e ganhos das (re)produções culturaisComunicaçãoimaginário; mito; sagrado; Ilíada; TroiaO presente artigo tem por objetivo a problematização do potencial mitogênico de duas (re)produções midiático-culturais: o livro Ilíada, de Homero (2003), e o filme Troia, de Wolfgang Petersen (2004). Norteado pelas noções de imaginário como sistema organizador de imagens (BARROS, 2014) e mito como narrativa de caráter sagrado (ELIADE, 1994), o artigo propõe um exercício de leitura simbólica e comparativa das duas obras, ancorado em dois eixos de análise: a sobrevivência do mito em meio às contínuas reconfigurações culturais e seu tensionamento quando atravessado pelas limitações interacionais dos dispositivos midiáticos. Ao final do texto, conclui-se que o processo de desmitificação, em virtude da desvalorização do sagrado, é crescente nas reatualizações e derivações do mito em novas mídias, mas também é inerente a qualquer apropriação cultural/midiática (gnóstica ou não) que se afaste da experiência simbólica dos ritos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Vinhola, Bruno Garcia2020-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/1100110.3895/rde.v10n17.11001Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 10, n. 17 (2019): Revista Dito Efeito; 36-471984-237610.3895/rde.v10n17reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/11001/7138Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-20T18:37:13Zoai:periodicos.utfpr:article/11001Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2022-10-20T18:37:13Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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