Telejornalismo e vestuário: uma análise de como as roupas e acessórios de jornalistas de televisão influenciam na notícia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Dito Efeito |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9032 |
Resumo: | A televisão é um dos meios de informação mais importantes para o brasileiro. As roupas e os acessórios podem ou não interferir na mensagem que está sendo veiculada pelos jornalistas. Este trabalho investiga as percepções de apresentadores de dois jornais televisivos do estado Paraná, Paraná TV Segunda Edição (RPC/Globo) e SBT Paraná (Rede Massa/SBT), assim como a construção da relação da roupa com a transmissão de notícias. Para isso, conversamos com jornalistas, consultamos manuais de telejornalismo, entrevistamos uma diretora de moda de jornalismo e aplicamos questionários. |
id |
UTFPR-11_0e2dd6db29fb61fb74fca22824f4d971 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/9032 |
network_acronym_str |
UTFPR-11 |
network_name_str |
Dito Efeito |
repository_id_str |
|
spelling |
Telejornalismo e vestuário: uma análise de como as roupas e acessórios de jornalistas de televisão influenciam na notíciaJornalismo, TelejornalismoMODA; TELEJORNAL; APRESENTADORES; ROUPA;A televisão é um dos meios de informação mais importantes para o brasileiro. As roupas e os acessórios podem ou não interferir na mensagem que está sendo veiculada pelos jornalistas. Este trabalho investiga as percepções de apresentadores de dois jornais televisivos do estado Paraná, Paraná TV Segunda Edição (RPC/Globo) e SBT Paraná (Rede Massa/SBT), assim como a construção da relação da roupa com a transmissão de notícias. Para isso, conversamos com jornalistas, consultamos manuais de telejornalismo, entrevistamos uma diretora de moda de jornalismo e aplicamos questionários.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade Positivo, Pesquisa de Iniciação CientíficaMay Pereira, Ana TerezaNodari, Sandra2019-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/903210.3895/rde.v9n15.9032Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 9, n. 15 (2018): Revista Dito Efeito; 1-121984-237610.3895/rde.v9n15reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9032/5968https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/downloadSuppFile/9032/1134https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/downloadSuppFile/9032/1135https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/downloadSuppFile/9032/1136Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-20T18:37:14Zoai:periodicos.utfpr:article/9032Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2022-10-20T18:37:14Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Telejornalismo e vestuário: uma análise de como as roupas e acessórios de jornalistas de televisão influenciam na notícia |
title |
Telejornalismo e vestuário: uma análise de como as roupas e acessórios de jornalistas de televisão influenciam na notícia |
spellingShingle |
Telejornalismo e vestuário: uma análise de como as roupas e acessórios de jornalistas de televisão influenciam na notícia May Pereira, Ana Tereza Jornalismo, Telejornalismo MODA; TELEJORNAL; APRESENTADORES; ROUPA; |
title_short |
Telejornalismo e vestuário: uma análise de como as roupas e acessórios de jornalistas de televisão influenciam na notícia |
title_full |
Telejornalismo e vestuário: uma análise de como as roupas e acessórios de jornalistas de televisão influenciam na notícia |
title_fullStr |
Telejornalismo e vestuário: uma análise de como as roupas e acessórios de jornalistas de televisão influenciam na notícia |
title_full_unstemmed |
Telejornalismo e vestuário: uma análise de como as roupas e acessórios de jornalistas de televisão influenciam na notícia |
title_sort |
Telejornalismo e vestuário: uma análise de como as roupas e acessórios de jornalistas de televisão influenciam na notícia |
author |
May Pereira, Ana Tereza |
author_facet |
May Pereira, Ana Tereza Nodari, Sandra |
author_role |
author |
author2 |
Nodari, Sandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Positivo, Pesquisa de Iniciação Científica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
May Pereira, Ana Tereza Nodari, Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo, Telejornalismo MODA; TELEJORNAL; APRESENTADORES; ROUPA; |
topic |
Jornalismo, Telejornalismo MODA; TELEJORNAL; APRESENTADORES; ROUPA; |
description |
A televisão é um dos meios de informação mais importantes para o brasileiro. As roupas e os acessórios podem ou não interferir na mensagem que está sendo veiculada pelos jornalistas. Este trabalho investiga as percepções de apresentadores de dois jornais televisivos do estado Paraná, Paraná TV Segunda Edição (RPC/Globo) e SBT Paraná (Rede Massa/SBT), assim como a construção da relação da roupa com a transmissão de notícias. Para isso, conversamos com jornalistas, consultamos manuais de telejornalismo, entrevistamos uma diretora de moda de jornalismo e aplicamos questionários. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9032 10.3895/rde.v9n15.9032 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9032 |
identifier_str_mv |
10.3895/rde.v9n15.9032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9032/5968 https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/downloadSuppFile/9032/1134 https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/downloadSuppFile/9032/1135 https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/downloadSuppFile/9032/1136 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 9, n. 15 (2018): Revista Dito Efeito; 1-12 1984-2376 10.3895/rde.v9n15 reponame:Dito Efeito instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Dito Efeito |
collection |
Dito Efeito |
repository.name.fl_str_mv |
Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1808858895454568448 |