Telejornalismo e vestuário: uma análise de como as roupas e acessórios de jornalistas de televisão influenciam na notícia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: May Pereira, Ana Tereza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nodari, Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dito Efeito
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9032
Resumo: A televisão é um dos meios de informação mais importantes para o brasileiro. As roupas e os acessórios podem ou não interferir na mensagem que está sendo veiculada pelos jornalistas. Este trabalho investiga as percepções de apresentadores de dois jornais televisivos do estado Paraná, Paraná TV Segunda Edição (RPC/Globo) e SBT Paraná (Rede Massa/SBT), assim como a construção da relação da roupa com a transmissão de notícias. Para isso, conversamos com jornalistas, consultamos manuais de telejornalismo, entrevistamos uma diretora de moda de jornalismo e aplicamos questionários.
id UTFPR-11_0e2dd6db29fb61fb74fca22824f4d971
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/9032
network_acronym_str UTFPR-11
network_name_str Dito Efeito
repository_id_str
spelling Telejornalismo e vestuário: uma análise de como as roupas e acessórios de jornalistas de televisão influenciam na notíciaJornalismo, TelejornalismoMODA; TELEJORNAL; APRESENTADORES; ROUPA;A televisão é um dos meios de informação mais importantes para o brasileiro. As roupas e os acessórios podem ou não interferir na mensagem que está sendo veiculada pelos jornalistas. Este trabalho investiga as percepções de apresentadores de dois jornais televisivos do estado Paraná, Paraná TV Segunda Edição (RPC/Globo) e SBT Paraná (Rede Massa/SBT), assim como a construção da relação da roupa com a transmissão de notícias. Para isso, conversamos com jornalistas, consultamos manuais de telejornalismo, entrevistamos uma diretora de moda de jornalismo e aplicamos questionários.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade Positivo, Pesquisa de Iniciação CientíficaMay Pereira, Ana TerezaNodari, Sandra2019-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/903210.3895/rde.v9n15.9032Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 9, n. 15 (2018): Revista Dito Efeito; 1-121984-237610.3895/rde.v9n15reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9032/5968https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/downloadSuppFile/9032/1134https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/downloadSuppFile/9032/1135https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/downloadSuppFile/9032/1136Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-20T18:37:14Zoai:periodicos.utfpr:article/9032Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2022-10-20T18:37:14Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Telejornalismo e vestuário: uma análise de como as roupas e acessórios de jornalistas de televisão influenciam na notícia
title Telejornalismo e vestuário: uma análise de como as roupas e acessórios de jornalistas de televisão influenciam na notícia
spellingShingle Telejornalismo e vestuário: uma análise de como as roupas e acessórios de jornalistas de televisão influenciam na notícia
May Pereira, Ana Tereza
Jornalismo, Telejornalismo
MODA; TELEJORNAL; APRESENTADORES; ROUPA;
title_short Telejornalismo e vestuário: uma análise de como as roupas e acessórios de jornalistas de televisão influenciam na notícia
title_full Telejornalismo e vestuário: uma análise de como as roupas e acessórios de jornalistas de televisão influenciam na notícia
title_fullStr Telejornalismo e vestuário: uma análise de como as roupas e acessórios de jornalistas de televisão influenciam na notícia
title_full_unstemmed Telejornalismo e vestuário: uma análise de como as roupas e acessórios de jornalistas de televisão influenciam na notícia
title_sort Telejornalismo e vestuário: uma análise de como as roupas e acessórios de jornalistas de televisão influenciam na notícia
author May Pereira, Ana Tereza
author_facet May Pereira, Ana Tereza
Nodari, Sandra
author_role author
author2 Nodari, Sandra
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Positivo, Pesquisa de Iniciação Científica
dc.contributor.author.fl_str_mv May Pereira, Ana Tereza
Nodari, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo, Telejornalismo
MODA; TELEJORNAL; APRESENTADORES; ROUPA;
topic Jornalismo, Telejornalismo
MODA; TELEJORNAL; APRESENTADORES; ROUPA;
description A televisão é um dos meios de informação mais importantes para o brasileiro. As roupas e os acessórios podem ou não interferir na mensagem que está sendo veiculada pelos jornalistas. Este trabalho investiga as percepções de apresentadores de dois jornais televisivos do estado Paraná, Paraná TV Segunda Edição (RPC/Globo) e SBT Paraná (Rede Massa/SBT), assim como a construção da relação da roupa com a transmissão de notícias. Para isso, conversamos com jornalistas, consultamos manuais de telejornalismo, entrevistamos uma diretora de moda de jornalismo e aplicamos questionários.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9032
10.3895/rde.v9n15.9032
url https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9032
identifier_str_mv 10.3895/rde.v9n15.9032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9032/5968
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/downloadSuppFile/9032/1134
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/downloadSuppFile/9032/1135
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/downloadSuppFile/9032/1136
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 9, n. 15 (2018): Revista Dito Efeito; 1-12
1984-2376
10.3895/rde.v9n15
reponame:Dito Efeito
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Dito Efeito
collection Dito Efeito
repository.name.fl_str_mv Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1808858895454568448