O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Dito Efeito |
DOI: | 10.3895/rde.v10n17.9352 |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9352 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma análise retórica do jingle O Brasil feliz de novo. O objetivo da análise foi identificar como a canção foi construída para persuadir os eleitores a votarem no candidato do PT. A metodologia utilizada foi análise retórica elaborada por Leach (2010). Buscou-se identificar a construção da narrativa da letra do jingle em paralelo com os principais fatos que influenciaram o cenário político da campanha eleitoral de 2018. Concluiu-se que o principal elemento persuasivo presente na letra do jingle foi a emoção, gerada principalmente pelo grande número de metáforas presentes no jingle. |
id |
UTFPR-11_13d59c7c87f638dac979e8881b05fcd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/9352 |
network_acronym_str |
UTFPR-11 |
network_name_str |
Dito Efeito |
spelling |
O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PTComunicação Social; MusicologiaCanção; Eleição; Jingle eleitoral; Comunicação EleitoralO presente artigo apresenta uma análise retórica do jingle O Brasil feliz de novo. O objetivo da análise foi identificar como a canção foi construída para persuadir os eleitores a votarem no candidato do PT. A metodologia utilizada foi análise retórica elaborada por Leach (2010). Buscou-se identificar a construção da narrativa da letra do jingle em paralelo com os principais fatos que influenciaram o cenário político da campanha eleitoral de 2018. Concluiu-se que o principal elemento persuasivo presente na letra do jingle foi a emoção, gerada principalmente pelo grande número de metáforas presentes no jingle.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Araujo, Guilherme Leonardo2020-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/935210.3895/rde.v10n17.9352Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 10, n. 17 (2019): Revista Dito Efeito; 19-351984-237610.3895/rde.v10n17reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9352/7137Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-20T18:37:13Zoai:periodicos.utfpr:article/9352Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2022-10-20T18:37:13Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT |
title |
O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT |
spellingShingle |
O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT Araujo, Guilherme Leonardo Comunicação Social; Musicologia Canção; Eleição; Jingle eleitoral; Comunicação Eleitoral Araujo, Guilherme Leonardo Comunicação Social; Musicologia Canção; Eleição; Jingle eleitoral; Comunicação Eleitoral |
title_short |
O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT |
title_full |
O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT |
title_fullStr |
O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT |
title_full_unstemmed |
O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT |
title_sort |
O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT |
author |
Araujo, Guilherme Leonardo |
author_facet |
Araujo, Guilherme Leonardo Araujo, Guilherme Leonardo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Guilherme Leonardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Social; Musicologia Canção; Eleição; Jingle eleitoral; Comunicação Eleitoral |
topic |
Comunicação Social; Musicologia Canção; Eleição; Jingle eleitoral; Comunicação Eleitoral |
description |
O presente artigo apresenta uma análise retórica do jingle O Brasil feliz de novo. O objetivo da análise foi identificar como a canção foi construída para persuadir os eleitores a votarem no candidato do PT. A metodologia utilizada foi análise retórica elaborada por Leach (2010). Buscou-se identificar a construção da narrativa da letra do jingle em paralelo com os principais fatos que influenciaram o cenário político da campanha eleitoral de 2018. Concluiu-se que o principal elemento persuasivo presente na letra do jingle foi a emoção, gerada principalmente pelo grande número de metáforas presentes no jingle. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9352 10.3895/rde.v10n17.9352 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9352 |
identifier_str_mv |
10.3895/rde.v10n17.9352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9352/7137 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 10, n. 17 (2019): Revista Dito Efeito; 19-35 1984-2376 10.3895/rde.v10n17 reponame:Dito Efeito instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Dito Efeito |
collection |
Dito Efeito |
repository.name.fl_str_mv |
Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1822244991862308864 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.3895/rde.v10n17.9352 |