O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Guilherme Leonardo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dito Efeito
DOI: 10.3895/rde.v10n17.9352
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9352
Resumo: O presente artigo apresenta uma análise retórica do jingle O Brasil feliz de novo. O objetivo da análise foi identificar como a canção foi construída para persuadir os eleitores a votarem no candidato do PT. A metodologia utilizada foi análise retórica elaborada por Leach (2010). Buscou-se identificar a construção da narrativa da letra do jingle em paralelo com os principais fatos que influenciaram o cenário político da campanha eleitoral de 2018. Concluiu-se que o principal elemento persuasivo presente na letra do jingle foi a emoção, gerada principalmente pelo grande número de metáforas presentes no jingle.
id UTFPR-11_13d59c7c87f638dac979e8881b05fcd5
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/9352
network_acronym_str UTFPR-11
network_name_str Dito Efeito
spelling O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PTComunicação Social; MusicologiaCanção; Eleição; Jingle eleitoral; Comunicação EleitoralO presente artigo apresenta uma análise retórica do jingle O Brasil feliz de novo. O objetivo da análise foi identificar como a canção foi construída para persuadir os eleitores a votarem no candidato do PT. A metodologia utilizada foi análise retórica elaborada por Leach (2010). Buscou-se identificar a construção da narrativa da letra do jingle em paralelo com os principais fatos que influenciaram o cenário político da campanha eleitoral de 2018. Concluiu-se que o principal elemento persuasivo presente na letra do jingle foi a emoção, gerada principalmente pelo grande número de metáforas presentes no jingle.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Araujo, Guilherme Leonardo2020-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/935210.3895/rde.v10n17.9352Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 10, n. 17 (2019): Revista Dito Efeito; 19-351984-237610.3895/rde.v10n17reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9352/7137Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-20T18:37:13Zoai:periodicos.utfpr:article/9352Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2022-10-20T18:37:13Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT
title O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT
spellingShingle O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT
O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT
Araujo, Guilherme Leonardo
Comunicação Social; Musicologia
Canção; Eleição; Jingle eleitoral; Comunicação Eleitoral
Araujo, Guilherme Leonardo
Comunicação Social; Musicologia
Canção; Eleição; Jingle eleitoral; Comunicação Eleitoral
title_short O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT
title_full O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT
title_fullStr O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT
O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT
title_full_unstemmed O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT
O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT
title_sort O Brasil feliz de novo: uma análise retórica do jingle do PT
author Araujo, Guilherme Leonardo
author_facet Araujo, Guilherme Leonardo
Araujo, Guilherme Leonardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Guilherme Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Social; Musicologia
Canção; Eleição; Jingle eleitoral; Comunicação Eleitoral
topic Comunicação Social; Musicologia
Canção; Eleição; Jingle eleitoral; Comunicação Eleitoral
description O presente artigo apresenta uma análise retórica do jingle O Brasil feliz de novo. O objetivo da análise foi identificar como a canção foi construída para persuadir os eleitores a votarem no candidato do PT. A metodologia utilizada foi análise retórica elaborada por Leach (2010). Buscou-se identificar a construção da narrativa da letra do jingle em paralelo com os principais fatos que influenciaram o cenário político da campanha eleitoral de 2018. Concluiu-se que o principal elemento persuasivo presente na letra do jingle foi a emoção, gerada principalmente pelo grande número de metáforas presentes no jingle.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9352
10.3895/rde.v10n17.9352
url https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9352
identifier_str_mv 10.3895/rde.v10n17.9352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9352/7137
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 10, n. 17 (2019): Revista Dito Efeito; 19-35
1984-2376
10.3895/rde.v10n17
reponame:Dito Efeito
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Dito Efeito
collection Dito Efeito
repository.name.fl_str_mv Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1822244991862308864
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.3895/rde.v10n17.9352