A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista Junior, José Aparecido
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dito Efeito
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/4089
Resumo: O presente estudo é parte da pesquisa de doutorado em Comunicação sob o título “Pode o subalterno não querer apenas comida?”, cujo tema são as narrativas de sujeitos subalternos sobre o consumo, representados, neste estudo, por núcleos familiares com renda per capita de até 1/4 do salário mínimo vigente nacionalmente. Busca-se, por meio das narrativas, compreender os usos e as apropriações da cultura do consumo estabelecidos no cotidiano. Serão apresentados, nesta ocasião, alguns resultados preliminares oriundos da pesquisa bibliográfica e da etnografia dos bairros a serem estudados na referida tese e que, entre outros fatores, sustentam a análise dessa temática.  
id UTFPR-11_3696f83ffbfe3648854027de0cb54aed
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4089
network_acronym_str UTFPR-11
network_name_str Dito Efeito
repository_id_str
spelling A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano6.09.00.00-8subalternidade; consumo; comunicação de massa; culturaO presente estudo é parte da pesquisa de doutorado em Comunicação sob o título “Pode o subalterno não querer apenas comida?”, cujo tema são as narrativas de sujeitos subalternos sobre o consumo, representados, neste estudo, por núcleos familiares com renda per capita de até 1/4 do salário mínimo vigente nacionalmente. Busca-se, por meio das narrativas, compreender os usos e as apropriações da cultura do consumo estabelecidos no cotidiano. Serão apresentados, nesta ocasião, alguns resultados preliminares oriundos da pesquisa bibliográfica e da etnografia dos bairros a serem estudados na referida tese e que, entre outros fatores, sustentam a análise dessa temática.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Batista Junior, José Aparecido2016-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/408910.3895/rde.v7n10.4089Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 7, n. 10 (2016); 69-891984-237610.3895/rde.v7n10reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/4089/3073Direitos autorais 2016 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-23T17:08:19Zoai:periodicos.utfpr:article/4089Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2016-09-23T17:08:19Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano
title A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano
spellingShingle A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano
Batista Junior, José Aparecido
6.09.00.00-8
subalternidade; consumo; comunicação de massa; cultura
title_short A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano
title_full A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano
title_fullStr A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano
title_full_unstemmed A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano
title_sort A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano
author Batista Junior, José Aparecido
author_facet Batista Junior, José Aparecido
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista Junior, José Aparecido
dc.subject.por.fl_str_mv 6.09.00.00-8
subalternidade; consumo; comunicação de massa; cultura
topic 6.09.00.00-8
subalternidade; consumo; comunicação de massa; cultura
description O presente estudo é parte da pesquisa de doutorado em Comunicação sob o título “Pode o subalterno não querer apenas comida?”, cujo tema são as narrativas de sujeitos subalternos sobre o consumo, representados, neste estudo, por núcleos familiares com renda per capita de até 1/4 do salário mínimo vigente nacionalmente. Busca-se, por meio das narrativas, compreender os usos e as apropriações da cultura do consumo estabelecidos no cotidiano. Serão apresentados, nesta ocasião, alguns resultados preliminares oriundos da pesquisa bibliográfica e da etnografia dos bairros a serem estudados na referida tese e que, entre outros fatores, sustentam a análise dessa temática.  
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/4089
10.3895/rde.v7n10.4089
url https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/4089
identifier_str_mv 10.3895/rde.v7n10.4089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/4089/3073
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 7, n. 10 (2016); 69-89
1984-2376
10.3895/rde.v7n10
reponame:Dito Efeito
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Dito Efeito
collection Dito Efeito
repository.name.fl_str_mv Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1808858896291332096