A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Dito Efeito |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/4089 |
Resumo: | O presente estudo é parte da pesquisa de doutorado em Comunicação sob o título “Pode o subalterno não querer apenas comida?”, cujo tema são as narrativas de sujeitos subalternos sobre o consumo, representados, neste estudo, por núcleos familiares com renda per capita de até 1/4 do salário mínimo vigente nacionalmente. Busca-se, por meio das narrativas, compreender os usos e as apropriações da cultura do consumo estabelecidos no cotidiano. Serão apresentados, nesta ocasião, alguns resultados preliminares oriundos da pesquisa bibliográfica e da etnografia dos bairros a serem estudados na referida tese e que, entre outros fatores, sustentam a análise dessa temática. |
id |
UTFPR-11_3696f83ffbfe3648854027de0cb54aed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4089 |
network_acronym_str |
UTFPR-11 |
network_name_str |
Dito Efeito |
repository_id_str |
|
spelling |
A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano6.09.00.00-8subalternidade; consumo; comunicação de massa; culturaO presente estudo é parte da pesquisa de doutorado em Comunicação sob o título “Pode o subalterno não querer apenas comida?”, cujo tema são as narrativas de sujeitos subalternos sobre o consumo, representados, neste estudo, por núcleos familiares com renda per capita de até 1/4 do salário mínimo vigente nacionalmente. Busca-se, por meio das narrativas, compreender os usos e as apropriações da cultura do consumo estabelecidos no cotidiano. Serão apresentados, nesta ocasião, alguns resultados preliminares oriundos da pesquisa bibliográfica e da etnografia dos bairros a serem estudados na referida tese e que, entre outros fatores, sustentam a análise dessa temática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Batista Junior, José Aparecido2016-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/408910.3895/rde.v7n10.4089Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 7, n. 10 (2016); 69-891984-237610.3895/rde.v7n10reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/4089/3073Direitos autorais 2016 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-23T17:08:19Zoai:periodicos.utfpr:article/4089Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2016-09-23T17:08:19Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano |
title |
A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano |
spellingShingle |
A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano Batista Junior, José Aparecido 6.09.00.00-8 subalternidade; consumo; comunicação de massa; cultura |
title_short |
A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano |
title_full |
A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano |
title_fullStr |
A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano |
title_full_unstemmed |
A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano |
title_sort |
A cultura do consumo entre os subalternos: território, comunicação de massa e cotidiano |
author |
Batista Junior, José Aparecido |
author_facet |
Batista Junior, José Aparecido |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista Junior, José Aparecido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
6.09.00.00-8 subalternidade; consumo; comunicação de massa; cultura |
topic |
6.09.00.00-8 subalternidade; consumo; comunicação de massa; cultura |
description |
O presente estudo é parte da pesquisa de doutorado em Comunicação sob o título “Pode o subalterno não querer apenas comida?”, cujo tema são as narrativas de sujeitos subalternos sobre o consumo, representados, neste estudo, por núcleos familiares com renda per capita de até 1/4 do salário mínimo vigente nacionalmente. Busca-se, por meio das narrativas, compreender os usos e as apropriações da cultura do consumo estabelecidos no cotidiano. Serão apresentados, nesta ocasião, alguns resultados preliminares oriundos da pesquisa bibliográfica e da etnografia dos bairros a serem estudados na referida tese e que, entre outros fatores, sustentam a análise dessa temática. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/4089 10.3895/rde.v7n10.4089 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/4089 |
identifier_str_mv |
10.3895/rde.v7n10.4089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/4089/3073 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 7, n. 10 (2016); 69-89 1984-2376 10.3895/rde.v7n10 reponame:Dito Efeito instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Dito Efeito |
collection |
Dito Efeito |
repository.name.fl_str_mv |
Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1808858896291332096 |