Do Orkut ao TikTok: redes e mídias sociais no jornalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Jean Carlos da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dito Efeito
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/17205
Resumo: Este artigo apresenta a integração estratégica de redes e mídias sociais digitais nas rotinas produtivas do jornalismo. O objetivo é descrever como os jornalistas utilizavam as redes e mídias sociais digitais em seu campo de atuação profissional. Por meio de uma breve pesquisa bibliográfica, foram revisados estudos que abordaram o uso do Orkut, Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e TikTok no campo jornalístico. As redes e mídias sociais digitais, objeto desse estudo, têm papéis diferentes no jornalismo, com oportunidades e desafios únicos. A integração estratégica permite aos jornalistas alcançar audiências diversas, compartilhar conteúdo criativo e se envolver diretamente com o público, exigindo uma compreensão profunda das características de cada plataforma.
id UTFPR-11_55ab0a48247d98c34fef072ba246943e
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/17205
network_acronym_str UTFPR-11
network_name_str Dito Efeito
repository_id_str
spelling Do Orkut ao TikTok: redes e mídias sociais no jornalismoComunicaçãoRedes sociais; Mídias sociais; Jornalismo On-line; Jornalismo na Internet; WebjornalismoEste artigo apresenta a integração estratégica de redes e mídias sociais digitais nas rotinas produtivas do jornalismo. O objetivo é descrever como os jornalistas utilizavam as redes e mídias sociais digitais em seu campo de atuação profissional. Por meio de uma breve pesquisa bibliográfica, foram revisados estudos que abordaram o uso do Orkut, Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e TikTok no campo jornalístico. As redes e mídias sociais digitais, objeto desse estudo, têm papéis diferentes no jornalismo, com oportunidades e desafios únicos. A integração estratégica permite aos jornalistas alcançar audiências diversas, compartilhar conteúdo criativo e se envolver diretamente com o público, exigindo uma compreensão profunda das características de cada plataforma.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Monteiro, Jean Carlos da Silva2023-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/1720510.3895/rde.v14n23.17205Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 14, n. 23 (2023): Revista Dito Efeito; 21-351984-237610.3895/rde.v14n23reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/17205/9917Direitos autorais 2023 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-15T21:22:33Zoai:periodicos.utfpr:article/17205Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2024-02-15T21:22:33Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Do Orkut ao TikTok: redes e mídias sociais no jornalismo
title Do Orkut ao TikTok: redes e mídias sociais no jornalismo
spellingShingle Do Orkut ao TikTok: redes e mídias sociais no jornalismo
Monteiro, Jean Carlos da Silva
Comunicação
Redes sociais; Mídias sociais; Jornalismo On-line; Jornalismo na Internet; Webjornalismo
title_short Do Orkut ao TikTok: redes e mídias sociais no jornalismo
title_full Do Orkut ao TikTok: redes e mídias sociais no jornalismo
title_fullStr Do Orkut ao TikTok: redes e mídias sociais no jornalismo
title_full_unstemmed Do Orkut ao TikTok: redes e mídias sociais no jornalismo
title_sort Do Orkut ao TikTok: redes e mídias sociais no jornalismo
author Monteiro, Jean Carlos da Silva
author_facet Monteiro, Jean Carlos da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Jean Carlos da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Redes sociais; Mídias sociais; Jornalismo On-line; Jornalismo na Internet; Webjornalismo
topic Comunicação
Redes sociais; Mídias sociais; Jornalismo On-line; Jornalismo na Internet; Webjornalismo
description Este artigo apresenta a integração estratégica de redes e mídias sociais digitais nas rotinas produtivas do jornalismo. O objetivo é descrever como os jornalistas utilizavam as redes e mídias sociais digitais em seu campo de atuação profissional. Por meio de uma breve pesquisa bibliográfica, foram revisados estudos que abordaram o uso do Orkut, Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e TikTok no campo jornalístico. As redes e mídias sociais digitais, objeto desse estudo, têm papéis diferentes no jornalismo, com oportunidades e desafios únicos. A integração estratégica permite aos jornalistas alcançar audiências diversas, compartilhar conteúdo criativo e se envolver diretamente com o público, exigindo uma compreensão profunda das características de cada plataforma.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/17205
10.3895/rde.v14n23.17205
url https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/17205
identifier_str_mv 10.3895/rde.v14n23.17205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/17205/9917
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 14, n. 23 (2023): Revista Dito Efeito; 21-35
1984-2376
10.3895/rde.v14n23
reponame:Dito Efeito
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Dito Efeito
collection Dito Efeito
repository.name.fl_str_mv Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800237599505252352