A venda da Copa do Mundo: uma análise do boato que se perpetua a cada mundial da Fifa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kondlatsch, Rafael
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dito Efeito
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2705
Resumo: Em uma era de urgência, em que as tecnologias da comunicação estão cada vez mais presentes e o cidadão continuamente mais conectado ao universo online é comum passar despercebido no dia a dia um dado ou uma informação imprecisa. Mas e quando a manipulação é intencional, com objetivo de causar algum tipo de reação nas pessoas e no sistema? E quando o assunto é a principal competição esportiva de que a nação participa? Esse artigo se propõe a discutir a notícia da venda da Copa do Mundo de futebol, demonstrando como uma informação claramente falsa acaba sendo multiplicada na rede e gerando dúvida e desconforto às pessoas que a leem. 
id UTFPR-11_6d64128eac58788bfc24757d5213e85e
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2705
network_acronym_str UTFPR-11
network_name_str Dito Efeito
repository_id_str
spelling A venda da Copa do Mundo: uma análise do boato que se perpetua a cada mundial da FifaComunicaçãoCopa do Mundo; hoax; boato virtualEm uma era de urgência, em que as tecnologias da comunicação estão cada vez mais presentes e o cidadão continuamente mais conectado ao universo online é comum passar despercebido no dia a dia um dado ou uma informação imprecisa. Mas e quando a manipulação é intencional, com objetivo de causar algum tipo de reação nas pessoas e no sistema? E quando o assunto é a principal competição esportiva de que a nação participa? Esse artigo se propõe a discutir a notícia da venda da Copa do Mundo de futebol, demonstrando como uma informação claramente falsa acaba sendo multiplicada na rede e gerando dúvida e desconforto às pessoas que a leem. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Kondlatsch, Rafael2014-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/270510.3895/rde.v5n7.2705Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 5, n. 7 (2014)1984-237610.3895/rde.v5n7reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2705/1895Direitos autorais 2014 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-19T18:35:14Zoai:periodicos.utfpr:article/2705Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2015-05-19T18:35:14Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A venda da Copa do Mundo: uma análise do boato que se perpetua a cada mundial da Fifa
title A venda da Copa do Mundo: uma análise do boato que se perpetua a cada mundial da Fifa
spellingShingle A venda da Copa do Mundo: uma análise do boato que se perpetua a cada mundial da Fifa
Kondlatsch, Rafael
Comunicação
Copa do Mundo; hoax; boato virtual
title_short A venda da Copa do Mundo: uma análise do boato que se perpetua a cada mundial da Fifa
title_full A venda da Copa do Mundo: uma análise do boato que se perpetua a cada mundial da Fifa
title_fullStr A venda da Copa do Mundo: uma análise do boato que se perpetua a cada mundial da Fifa
title_full_unstemmed A venda da Copa do Mundo: uma análise do boato que se perpetua a cada mundial da Fifa
title_sort A venda da Copa do Mundo: uma análise do boato que se perpetua a cada mundial da Fifa
author Kondlatsch, Rafael
author_facet Kondlatsch, Rafael
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Kondlatsch, Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Copa do Mundo; hoax; boato virtual
topic Comunicação
Copa do Mundo; hoax; boato virtual
description Em uma era de urgência, em que as tecnologias da comunicação estão cada vez mais presentes e o cidadão continuamente mais conectado ao universo online é comum passar despercebido no dia a dia um dado ou uma informação imprecisa. Mas e quando a manipulação é intencional, com objetivo de causar algum tipo de reação nas pessoas e no sistema? E quando o assunto é a principal competição esportiva de que a nação participa? Esse artigo se propõe a discutir a notícia da venda da Copa do Mundo de futebol, demonstrando como uma informação claramente falsa acaba sendo multiplicada na rede e gerando dúvida e desconforto às pessoas que a leem. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2705
10.3895/rde.v5n7.2705
url https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2705
identifier_str_mv 10.3895/rde.v5n7.2705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2705/1895
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 5, n. 7 (2014)
1984-2376
10.3895/rde.v5n7
reponame:Dito Efeito
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Dito Efeito
collection Dito Efeito
repository.name.fl_str_mv Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1787713891068805120