O universo midiático dos quadrinhos do Vovô Chopão: traços de um personagem publicitário transmídia da Oktoberfest Blumenau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bona, Rafael Jose
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dito Efeito
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/8592
Resumo: As narrativas transmídias são histórias que se desenvolvem em múltiplas plataformas e que possibilitam novas experiências ao espectador/consumir. Essas narrativas, frequentemente, contam com um ou mais personagens que são transpostos a diferentes meios. O objetivo deste trabalho é identificar traços de um personagem transmídia publicitário a partir do Vovô Chopão e a sua relação com a divulgação da Oktoberfest Blumenau. O personagem em quadrinhos foi criado em 1979 por Luiz Cé e, desde então, tem se tornado um representante da cultura local no município de Blumenau/SC. A pesquisa se utiliza da publicidade das redes sociais digitais veiculada durante a edição da Oktoberfest Blumenau 2017. Como resultado, percebeu-se que o Vovô Chopão, além de divulgar a imagem da festa, colabora na sinergia de toda a publicidade dela e se identifica com traços de um personagem transmídia de Blumenau. 
id UTFPR-11_a076d75e2c682e22c0bca3a0d9b3b181
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/8592
network_acronym_str UTFPR-11
network_name_str Dito Efeito
repository_id_str
spelling O universo midiático dos quadrinhos do Vovô Chopão: traços de um personagem publicitário transmídia da Oktoberfest BlumenauComunicaçãoNarrativa transmídia; Publicidade; Vovô Chopão; Oktoberfest Blumenau.As narrativas transmídias são histórias que se desenvolvem em múltiplas plataformas e que possibilitam novas experiências ao espectador/consumir. Essas narrativas, frequentemente, contam com um ou mais personagens que são transpostos a diferentes meios. O objetivo deste trabalho é identificar traços de um personagem transmídia publicitário a partir do Vovô Chopão e a sua relação com a divulgação da Oktoberfest Blumenau. O personagem em quadrinhos foi criado em 1979 por Luiz Cé e, desde então, tem se tornado um representante da cultura local no município de Blumenau/SC. A pesquisa se utiliza da publicidade das redes sociais digitais veiculada durante a edição da Oktoberfest Blumenau 2017. Como resultado, percebeu-se que o Vovô Chopão, além de divulgar a imagem da festa, colabora na sinergia de toda a publicidade dela e se identifica com traços de um personagem transmídia de Blumenau. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)FURBBona, Rafael Jose2019-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/859210.3895/rde.v9n15.8592Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 9, n. 15 (2018): Revista Dito Efeito; 28-391984-237610.3895/rde.v9n15reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/8592/5973Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-20T18:37:14Zoai:periodicos.utfpr:article/8592Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2022-10-20T18:37:14Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O universo midiático dos quadrinhos do Vovô Chopão: traços de um personagem publicitário transmídia da Oktoberfest Blumenau
title O universo midiático dos quadrinhos do Vovô Chopão: traços de um personagem publicitário transmídia da Oktoberfest Blumenau
spellingShingle O universo midiático dos quadrinhos do Vovô Chopão: traços de um personagem publicitário transmídia da Oktoberfest Blumenau
Bona, Rafael Jose
Comunicação
Narrativa transmídia; Publicidade; Vovô Chopão; Oktoberfest Blumenau.
title_short O universo midiático dos quadrinhos do Vovô Chopão: traços de um personagem publicitário transmídia da Oktoberfest Blumenau
title_full O universo midiático dos quadrinhos do Vovô Chopão: traços de um personagem publicitário transmídia da Oktoberfest Blumenau
title_fullStr O universo midiático dos quadrinhos do Vovô Chopão: traços de um personagem publicitário transmídia da Oktoberfest Blumenau
title_full_unstemmed O universo midiático dos quadrinhos do Vovô Chopão: traços de um personagem publicitário transmídia da Oktoberfest Blumenau
title_sort O universo midiático dos quadrinhos do Vovô Chopão: traços de um personagem publicitário transmídia da Oktoberfest Blumenau
author Bona, Rafael Jose
author_facet Bona, Rafael Jose
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FURB
dc.contributor.author.fl_str_mv Bona, Rafael Jose
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Narrativa transmídia; Publicidade; Vovô Chopão; Oktoberfest Blumenau.
topic Comunicação
Narrativa transmídia; Publicidade; Vovô Chopão; Oktoberfest Blumenau.
description As narrativas transmídias são histórias que se desenvolvem em múltiplas plataformas e que possibilitam novas experiências ao espectador/consumir. Essas narrativas, frequentemente, contam com um ou mais personagens que são transpostos a diferentes meios. O objetivo deste trabalho é identificar traços de um personagem transmídia publicitário a partir do Vovô Chopão e a sua relação com a divulgação da Oktoberfest Blumenau. O personagem em quadrinhos foi criado em 1979 por Luiz Cé e, desde então, tem se tornado um representante da cultura local no município de Blumenau/SC. A pesquisa se utiliza da publicidade das redes sociais digitais veiculada durante a edição da Oktoberfest Blumenau 2017. Como resultado, percebeu-se que o Vovô Chopão, além de divulgar a imagem da festa, colabora na sinergia de toda a publicidade dela e se identifica com traços de um personagem transmídia de Blumenau. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/8592
10.3895/rde.v9n15.8592
url https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/8592
identifier_str_mv 10.3895/rde.v9n15.8592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/8592/5973
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 9, n. 15 (2018): Revista Dito Efeito; 28-39
1984-2376
10.3895/rde.v9n15
reponame:Dito Efeito
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Dito Efeito
collection Dito Efeito
repository.name.fl_str_mv Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1787713890974433280