Literatura e cinema: o fluxo de consciência em Estorvo
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Dito Efeito |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2154 |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo analisar a obra literária Estorvo, de Chico Buarque, em comparação com a adaptação cinematográfica homônima Estorvo, do diretor Ruy Guerra. Trata-se de uma investigação sobre o fluxo de consciência do narrador-protagonista na obra literária e em sua versão cinematográfica. A análise partiu das referências sobre o fluxo de consciência, relacionando sua abordagem nas obras com um apanhado histórico do autor Chico Buarque e do cineasta Ruy Guerra. Tal proposta teve como objetivo estabelecer um comparativo entre o personagem e seus pensamentos e a maneira como cada uma das obras, livro e filme, representaram essa consciência. Para o presente artigo, foi analisado somente o primeiro capítulo da obra literária. |
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Literatura e cinema: o fluxo de consciência em EstorvoLiteratura; ComunicaçãoLiteratura; adaptação; fluxo de consciência; narradorA presente pesquisa tem por objetivo analisar a obra literária Estorvo, de Chico Buarque, em comparação com a adaptação cinematográfica homônima Estorvo, do diretor Ruy Guerra. Trata-se de uma investigação sobre o fluxo de consciência do narrador-protagonista na obra literária e em sua versão cinematográfica. A análise partiu das referências sobre o fluxo de consciência, relacionando sua abordagem nas obras com um apanhado histórico do autor Chico Buarque e do cineasta Ruy Guerra. Tal proposta teve como objetivo estabelecer um comparativo entre o personagem e seus pensamentos e a maneira como cada uma das obras, livro e filme, representaram essa consciência. Para o presente artigo, foi analisado somente o primeiro capítulo da obra literária.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2014-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/215410.3895/rde.v4n5.2154Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 4, n. 5 (2013)1984-237610.3895/rde.v4n5reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2154/2015http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Almeida, Indaiana Aparecida2015-05-19T16:18:18Zoai:periodicos.utfpr:article/2154Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2015-05-19T16:18:18Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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A presente pesquisa tem por objetivo analisar a obra literária Estorvo, de Chico Buarque, em comparação com a adaptação cinematográfica homônima Estorvo, do diretor Ruy Guerra. Trata-se de uma investigação sobre o fluxo de consciência do narrador-protagonista na obra literária e em sua versão cinematográfica. A análise partiu das referências sobre o fluxo de consciência, relacionando sua abordagem nas obras com um apanhado histórico do autor Chico Buarque e do cineasta Ruy Guerra. Tal proposta teve como objetivo estabelecer um comparativo entre o personagem e seus pensamentos e a maneira como cada uma das obras, livro e filme, representaram essa consciência. Para o presente artigo, foi analisado somente o primeiro capítulo da obra literária. |
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