O teatro brasileiro sob pressão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Dito Efeito |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2166 |
Resumo: | As artes no Brasil tiveram dois momentos de forte censura, destacando-se o governo de Getúlio Vargas denominado Estado Novo (1937-1945) e o período iniciado a partir do golpe militar de 1964. No período da ditadura militar, a partir de 1964, o teatro sofreu grandes perseguições. Em especial dois grupos, O Oficina, em torno de seu diretor José Celso Martinez Corrêa, e O Arena, em torno de Augusto Boal, que se dedicaram a criar uma dramaturgia brasileira e uma nova formação do ator. Extremamente engajados, e invocando o teórico e dramaturgo alemão Bertolt Brecht como nome tutelar, marcariam a história do teatro no país. Ambos os grupos seriam dizimados pelo AI-5, Ato Institucional que deflagrou o terror de Estado e exterminou aquilo que fora o mais importante ensaio de socialização da cultura jamais havido no país. Nesse contexto de combater os “inimigos” da nação, as atividades artísticas e intelectuais foram duramente perseguidas. |
id |
UTFPR-11_f09305bf8ff9e2f822f5afa98cf46477 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/2166 |
network_acronym_str |
UTFPR-11 |
network_name_str |
Dito Efeito |
repository_id_str |
|
spelling |
O teatro brasileiro sob pressãoComunicaçãoCensura; teatro; ditaduraAs artes no Brasil tiveram dois momentos de forte censura, destacando-se o governo de Getúlio Vargas denominado Estado Novo (1937-1945) e o período iniciado a partir do golpe militar de 1964. No período da ditadura militar, a partir de 1964, o teatro sofreu grandes perseguições. Em especial dois grupos, O Oficina, em torno de seu diretor José Celso Martinez Corrêa, e O Arena, em torno de Augusto Boal, que se dedicaram a criar uma dramaturgia brasileira e uma nova formação do ator. Extremamente engajados, e invocando o teórico e dramaturgo alemão Bertolt Brecht como nome tutelar, marcariam a história do teatro no país. Ambos os grupos seriam dizimados pelo AI-5, Ato Institucional que deflagrou o terror de Estado e exterminou aquilo que fora o mais importante ensaio de socialização da cultura jamais havido no país. Nesse contexto de combater os “inimigos” da nação, as atividades artísticas e intelectuais foram duramente perseguidas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2014-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/216610.3895/rde.v0n1.2166Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; n. 1 (2009)1984-237610.3895/rde.v0n1reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2166/2042http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, MauriniMaciel, Sandra Mara Pinheiro2015-05-19T19:00:46Zoai:periodicos.utfpr:article/2166Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2015-05-19T19:00:46Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O teatro brasileiro sob pressão |
title |
O teatro brasileiro sob pressão |
spellingShingle |
O teatro brasileiro sob pressão de Souza, Maurini Comunicação Censura; teatro; ditadura |
title_short |
O teatro brasileiro sob pressão |
title_full |
O teatro brasileiro sob pressão |
title_fullStr |
O teatro brasileiro sob pressão |
title_full_unstemmed |
O teatro brasileiro sob pressão |
title_sort |
O teatro brasileiro sob pressão |
author |
de Souza, Maurini |
author_facet |
de Souza, Maurini Maciel, Sandra Mara Pinheiro |
author_role |
author |
author2 |
Maciel, Sandra Mara Pinheiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Maurini Maciel, Sandra Mara Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Censura; teatro; ditadura |
topic |
Comunicação Censura; teatro; ditadura |
description |
As artes no Brasil tiveram dois momentos de forte censura, destacando-se o governo de Getúlio Vargas denominado Estado Novo (1937-1945) e o período iniciado a partir do golpe militar de 1964. No período da ditadura militar, a partir de 1964, o teatro sofreu grandes perseguições. Em especial dois grupos, O Oficina, em torno de seu diretor José Celso Martinez Corrêa, e O Arena, em torno de Augusto Boal, que se dedicaram a criar uma dramaturgia brasileira e uma nova formação do ator. Extremamente engajados, e invocando o teórico e dramaturgo alemão Bertolt Brecht como nome tutelar, marcariam a história do teatro no país. Ambos os grupos seriam dizimados pelo AI-5, Ato Institucional que deflagrou o terror de Estado e exterminou aquilo que fora o mais importante ensaio de socialização da cultura jamais havido no país. Nesse contexto de combater os “inimigos” da nação, as atividades artísticas e intelectuais foram duramente perseguidas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2166 10.3895/rde.v0n1.2166 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2166 |
identifier_str_mv |
10.3895/rde.v0n1.2166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/2166/2042 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; n. 1 (2009) 1984-2376 10.3895/rde.v0n1 reponame:Dito Efeito instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Dito Efeito |
collection |
Dito Efeito |
repository.name.fl_str_mv |
Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713891022667776 |