Gerenciamento de um planejamento estratégico de desenvolvimento de produtos a partir da inovação tecnológica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gabriele Cristina Carrilho dos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23428
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar uma forma de gerenciamento do projeto aplicando-o em um planejamento estratégico para o desenvolvimento de produtos, a partir da aplicação da ferramenta do PMBOK. O PMBOK é um guia prático, o qual auxilia tanto na tomada de decisões durante o projeto quanto nas etapas a serem realizadas. Com o grande avanço da inovação tecnológica, as organizações vêm sentindo gradativamente a necessidade de novas tecnologias que garantam sua competitividade no mercado, ou seja, sua contínua atuação no mesmo. Uma forma de estar à frente destas inovações, é criar novos produtos e serviços, que atendam cada vez mais às demandas e necessidades do consumidor. Para isso, as empresas necessitam de um planejamento estratégico, a fim de tornar estas inovações válidas. Um caminho simples, porém rigoroso em seu processo, é o gerenciamento de projetos, o qual assegura que todas as fases do planejamento sejam realizadas e revisadas corretamente. O responsável por todo o gerenciamento do projeto é o gerenciador do mesmo, o qual necessita estar atento principalmente à comunicação entre os membros, pois este é um fator fundamental para que todas as informações sejam distribuídas corretamente, relatando o desempenho do projeto em cada fase, diminuindo o risco de falhas durante o mesmo. Esta pesquisa está classificada como exploratória, bibliográfica e qualitativa, e com os dados obtidos a partir do referencial teórico, será analisada a relação entre o gerenciamento de projetos e o planejamento estratégico, a partir da aplicação do capítulo “Gerência das Comunicações do Projeto” do PMBOK. O referencial teórico aborda questões como transferência de tecnologia, planejamento estratégico nas organizações, bem com o a Gestão do Conhecimento, além do gerenciamento de projeto, incluindo uma análise detalhada do capítulo em questão. Como resultado, atribuiu-se certa relevância à comunicação dentro do projeto, pois sem ela ocorrem falhas devido à falta de informações. Além disso, o gerenciamento possui certa importância também no planejamento, pois auxilia em todo o desenvolvimento do produto, garantindo uma alta precisão. A função primordial deste estudo é mostrar como o PDP pode ser auxiliado e concretizado com máxima garantia para as partes interessadas através do gerenciamento de projetos.
id UTFPR-12_00acd8f334488db92824ada89ca526cd
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/23428
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-26T12:16:45Z2020-11-26T12:16:45Z2011-12-10SANTOS, Gabriele Cristina Carrilho dos. Gerenciamento de um planejamento estratégico de desenvolvimento de produtos a partir da inovação tecnológica. 2012. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23428Este trabalho tem como objetivo analisar uma forma de gerenciamento do projeto aplicando-o em um planejamento estratégico para o desenvolvimento de produtos, a partir da aplicação da ferramenta do PMBOK. O PMBOK é um guia prático, o qual auxilia tanto na tomada de decisões durante o projeto quanto nas etapas a serem realizadas. Com o grande avanço da inovação tecnológica, as organizações vêm sentindo gradativamente a necessidade de novas tecnologias que garantam sua competitividade no mercado, ou seja, sua contínua atuação no mesmo. Uma forma de estar à frente destas inovações, é criar novos produtos e serviços, que atendam cada vez mais às demandas e necessidades do consumidor. Para isso, as empresas necessitam de um planejamento estratégico, a fim de tornar estas inovações válidas. Um caminho simples, porém rigoroso em seu processo, é o gerenciamento de projetos, o qual assegura que todas as fases do planejamento sejam realizadas e revisadas corretamente. O responsável por todo o gerenciamento do projeto é o gerenciador do mesmo, o qual necessita estar atento principalmente à comunicação entre os membros, pois este é um fator fundamental para que todas as informações sejam distribuídas corretamente, relatando o desempenho do projeto em cada fase, diminuindo o risco de falhas durante o mesmo. Esta pesquisa está classificada como exploratória, bibliográfica e qualitativa, e com os dados obtidos a partir do referencial teórico, será analisada a relação entre o gerenciamento de projetos e o planejamento estratégico, a partir da aplicação do capítulo “Gerência das Comunicações do Projeto” do PMBOK. O referencial teórico aborda questões como transferência de tecnologia, planejamento estratégico nas organizações, bem com o a Gestão do Conhecimento, além do gerenciamento de projeto, incluindo uma análise detalhada do capítulo em questão. Como resultado, atribuiu-se certa relevância à comunicação dentro do projeto, pois sem ela ocorrem falhas devido à falta de informações. Além disso, o gerenciamento possui certa importância também no planejamento, pois auxilia em todo o desenvolvimento do produto, garantindo uma alta precisão. A função primordial deste estudo é mostrar como o PDP pode ser auxiliado e concretizado com máxima garantia para as partes interessadas através do gerenciamento de projetos.This work has as objective to analyze a form of project management by applying it in a strategic planning for product development, from the application of the tool of the PMBOK. The PMBOK is a practical guide, which helps both in decision making during the project and the steps to take. With the great advancement of technological innovation, organizations have been gradually feeling the need for new technologies to ensure their competitiveness in the market, as they say, its acting continuing at the same. One way to stay ahead of these innovations is to create new products and services that meet the demands and consumer needs. For this, companies need a strategic plan in order to make these innovations valid. A simple way, but rigorous in its process, is the project management, which ensures that all stages of planning are carried out and reviewed properly. The responsible for all management of the project is the manager of the same, which must be particularly attentive to the communication between members, as this is a fundamental factor to that all information be properly distributed, reporting project performance at each stage, reducing the risk of failures during the same. This research is classified as exploratory, and qualitative bibliographic, and with the data obtained from the theoretical framework, will be analyzed the relationship between management project and strategic planning from the application of the chapter “Management Communications Project”, of PMBOK. The theoretical framework addresses issues such as technology transfer, strategic planning in organizations, as well as knowledge management, and management project, including a detailed analysis of the chapter in question. As a result, has set itself some relevance to communication within the project, for without it faults occur due to lack of information. Besides, the management also has some importance in planning because it helps the whole product development, ensuring a high accuracy. The primary function of this study is to show how the PDP can be supported and implemented with maxim um security for stakeholders through the project management.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaGestão Industrial: Conhecimento e InovaçãoPlanejamento estratégicoInovações tecnológicasAdministração de projetosStrategic planningTechnological innovationsProject managementGerenciamento de um planejamento estratégico de desenvolvimento de produtos a partir da inovação tecnológica.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaMatos, Eloiza Aparecida Silva Avila deSantos, Gabriele Cristina Carrilho dosreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILPG_CEGI-CI_VII_2011_10.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1433http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23428/1/PG_CEGI-CI_VII_2011_10.pdf.jpg328ecb6212fec59714063b38f5ffab60MD51ORIGINALPG_CEGI-CI_VII_2011_10.pdfapplication/pdf953057http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23428/2/PG_CEGI-CI_VII_2011_10.pdf375d068892839532b2abf0a6c68c3bf4MD52LICENSElicense.txttext/plain1220http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23428/3/license.txt3cbdb04c3d289deb9dca129a3870a6e1MD53TEXTPG_CEGI-CI_VII_2011_10.pdf.txtExtracted texttext/plain102391http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23428/4/PG_CEGI-CI_VII_2011_10.pdf.txt2c529b7bcaab0ba682c02252a0387ee2MD541/234282020-11-26 10:16:45.829oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-26T12:16:45Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gerenciamento de um planejamento estratégico de desenvolvimento de produtos a partir da inovação tecnológica.
title Gerenciamento de um planejamento estratégico de desenvolvimento de produtos a partir da inovação tecnológica.
spellingShingle Gerenciamento de um planejamento estratégico de desenvolvimento de produtos a partir da inovação tecnológica.
Santos, Gabriele Cristina Carrilho dos
Gestão Industrial: Conhecimento e Inovação
Planejamento estratégico
Inovações tecnológicas
Administração de projetos
Strategic planning
Technological innovations
Project management
title_short Gerenciamento de um planejamento estratégico de desenvolvimento de produtos a partir da inovação tecnológica.
title_full Gerenciamento de um planejamento estratégico de desenvolvimento de produtos a partir da inovação tecnológica.
title_fullStr Gerenciamento de um planejamento estratégico de desenvolvimento de produtos a partir da inovação tecnológica.
title_full_unstemmed Gerenciamento de um planejamento estratégico de desenvolvimento de produtos a partir da inovação tecnológica.
title_sort Gerenciamento de um planejamento estratégico de desenvolvimento de produtos a partir da inovação tecnológica.
author Santos, Gabriele Cristina Carrilho dos
author_facet Santos, Gabriele Cristina Carrilho dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gabriele Cristina Carrilho dos
contributor_str_mv Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Gestão Industrial: Conhecimento e Inovação
topic Gestão Industrial: Conhecimento e Inovação
Planejamento estratégico
Inovações tecnológicas
Administração de projetos
Strategic planning
Technological innovations
Project management
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Inovações tecnológicas
Administração de projetos
Strategic planning
Technological innovations
Project management
description Este trabalho tem como objetivo analisar uma forma de gerenciamento do projeto aplicando-o em um planejamento estratégico para o desenvolvimento de produtos, a partir da aplicação da ferramenta do PMBOK. O PMBOK é um guia prático, o qual auxilia tanto na tomada de decisões durante o projeto quanto nas etapas a serem realizadas. Com o grande avanço da inovação tecnológica, as organizações vêm sentindo gradativamente a necessidade de novas tecnologias que garantam sua competitividade no mercado, ou seja, sua contínua atuação no mesmo. Uma forma de estar à frente destas inovações, é criar novos produtos e serviços, que atendam cada vez mais às demandas e necessidades do consumidor. Para isso, as empresas necessitam de um planejamento estratégico, a fim de tornar estas inovações válidas. Um caminho simples, porém rigoroso em seu processo, é o gerenciamento de projetos, o qual assegura que todas as fases do planejamento sejam realizadas e revisadas corretamente. O responsável por todo o gerenciamento do projeto é o gerenciador do mesmo, o qual necessita estar atento principalmente à comunicação entre os membros, pois este é um fator fundamental para que todas as informações sejam distribuídas corretamente, relatando o desempenho do projeto em cada fase, diminuindo o risco de falhas durante o mesmo. Esta pesquisa está classificada como exploratória, bibliográfica e qualitativa, e com os dados obtidos a partir do referencial teórico, será analisada a relação entre o gerenciamento de projetos e o planejamento estratégico, a partir da aplicação do capítulo “Gerência das Comunicações do Projeto” do PMBOK. O referencial teórico aborda questões como transferência de tecnologia, planejamento estratégico nas organizações, bem com o a Gestão do Conhecimento, além do gerenciamento de projeto, incluindo uma análise detalhada do capítulo em questão. Como resultado, atribuiu-se certa relevância à comunicação dentro do projeto, pois sem ela ocorrem falhas devido à falta de informações. Além disso, o gerenciamento possui certa importância também no planejamento, pois auxilia em todo o desenvolvimento do produto, garantindo uma alta precisão. A função primordial deste estudo é mostrar como o PDP pode ser auxiliado e concretizado com máxima garantia para as partes interessadas através do gerenciamento de projetos.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-26T12:16:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-26T12:16:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Gabriele Cristina Carrilho dos. Gerenciamento de um planejamento estratégico de desenvolvimento de produtos a partir da inovação tecnológica. 2012. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23428
identifier_str_mv SANTOS, Gabriele Cristina Carrilho dos. Gerenciamento de um planejamento estratégico de desenvolvimento de produtos a partir da inovação tecnológica. 2012. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23428/1/PG_CEGI-CI_VII_2011_10.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23428/2/PG_CEGI-CI_VII_2011_10.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23428/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23428/4/PG_CEGI-CI_VII_2011_10.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 328ecb6212fec59714063b38f5ffab60
375d068892839532b2abf0a6c68c3bf4
3cbdb04c3d289deb9dca129a3870a6e1
2c529b7bcaab0ba682c02252a0387ee2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922994944475136