Atividades experimentais investigativas em contexto de aulas com modelagem matemática: uma análise semiótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araki, Paulo Henrique Hideki
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4898
Resumo: Acompanha: Experimentação nas aulas de matemática.
id UTFPR-12_02ec92eb2ba42a1f1eecdc1320e8e8e6
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/4898
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-05-05T21:15:46Z2020-05-05T21:15:46Z2020-03-20ARAKI, Paulo Henrique Hideki. Atividades experimentais investigativas em contexto de aulas com modelagem matemática: uma análise semiótica. 2020. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4898Acompanha: Experimentação nas aulas de matemática.Uma das maiores transformações da Educação Matemática nas últimas décadas diz respeito à promoção da interlocução entre saber matemático e sua contextualização com outras áreas do conhecimento. Neste cenário, a Modelagem Matemática surge enquanto uma alternativa para que professores e alunos possam mobilizar conhecimentos construídos ao longo das aulas de Matemática por meio de sua associação com situações não essencialmente matemáticas. Neste sentido, a presente pesquisa teve como intuito investigar “Como atividades experimentais investigativas desenvolvidas em um contexto de aulas com Modelagem Matemática contribuem para a atribuição de significado para o objeto matemático por alunos dos anos finais do Ensino Fundamental?”. Para tanto, nos pautamos nos pressupostos teóricos da Modelagem Matemática, da experimentação investigativa e da Semiótica Peirceana. Com este intuito, apresentamos a descrição e análise de três atividades de modelagem matemática desenvolvidas com 15 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada na cidade de São Sebastião da Amoreira, na qual o pesquisador atua enquanto professor da disciplina de Matemática. As atividades analisadas foram escolhidas de modo a contemplar cada um dos três momentos de familiarização do aluno com a Modelagem Matemática, como apresentado por Almeida, Silva e Vertuan (2012). A partir da observação, descrição e análise de cada atividade buscamos evidências de atribuição de significado para objetos matemáticos que emergem das atividades, com base na análise dos signos interpretantes produzidos a partir da mobilização de diferentes recursos semióticos no decorrer das fases da atividade. Nossa opção metodológica se baseia nas considerações de uma pesquisa qualitativa e a análise de dados é inspirada na Análise de Conteúdo, conforme indicações de Laurence Bardin. A partir das análises empreendidas, evidenciamos que ao se associar as atividades experimentais investigativas com o ciclo de modelagem, os recursos semióticos utilizados contribuem para a atribuição de significado para os objetos matemáticos, com base em cinco evidências: de familiaridade com o objeto, na intenção de significar o objeto, como uma ideia que se remete ao objeto, como consequência para abarcar o objeto e por experiência colateral com o objeto. Como produto educacional, fruto dessa pesquisa, propomos um material que possa servir de apoio para professores dos anos finais do Ensino Fundamental que desejam desenvolver atividades experimentais investigativas no contexto das aulas de Matemática, utilizando os pressupostos da Modelagem Matemática.One of the greatest transformations of Mathematics Education in the last decades refers to the promotion of interaction between mathematical knowledge and its contextualization with other areas of knowledge. In this scenario, Mathematical Modelling arises as an alternative for teachers and students to mobilize the knowledge built throughout math classes through its association with non-essentially mathematical situations. In this regard, the present research aimed to investigate “How experimental investigative activities developed in a context of classes with Mathematical Modelling contributes to assignment of significance to mathematical objects by students of the final years of elementary school?” Therefore, we look at the theoretical assumptions of Mathematical Modelling, investigative experimentation and Peircean Semiotics. To this effect, we present the description and analysis of three mathematical modelling tasks developed with 15 students of the 9th grade of elementary school, from a school located in the city of São Sebastião da Amoreira, in which the researcher acts as a Math teacher. The analyzed activities were chosen to contemplate each one of the three moments of familiarization between the student and the Mathematical Modelling, as presented by Almeida, Silva and Vertuan (2012). From observation, description and analysis of each activity, we sought evidences of assignment of significance to mathematical objects that emerges from those activities, based on analysis of interpretant signs produced by mobilizing different semiotic resources throughout the stages of the activity. Our methodological option is based in considerations of a qualitative research and the data analysis is inspired by Content Analysis, according to Laurence Bardin. From the undertaken analysis, we evidenced that, when associating experimental investigative activities with the modelling cycle, the semiotic resources used contribute to the assignment of significance for mathematical objects, according to five evidences: the familiarity with the object, an intent to significate the object, as an idea that refers to the object, as a consequence to cover the object and by collateral experience with the object. As for the educational product, which has come out of this research, we proposed a material that can support teachers of the final years of elementary school aimed at developing experimental investigative activities in context of Math classes, according to the premise of Mathematical Modelling.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEngenharia/Tecnologia/GestãoModelos matemáticosMatemática - Problemas, questões, exercíciosSemióticaSignificação (Filosofia)Ensino fundamentalMathematical modelsMathematics - Examinations, questions, etcSemioticsMeaning (Philosophy)Atividades experimentais investigativas em contexto de aulas com modelagem matemática: uma análise semióticaExperimental investigative activities in context of classes with mathematical modelling: a semiotic approachinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaSilva, Karina Alessandra Pessoa dahttps://orcid.org/0000-0002-1766-137Xhttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812Borssoi, Adriana Helenahttps://orcid.org/0000-0002-1725-6307http://lattes.cnpq.br/1393224739848502Silva, Karina Alessandra Pessoa dahttps://orcid.org/0000-0002-1766-137Xhttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812Carreira, Susana Paula GracaUniversidade de Lisboa - Portugalhttps://orcid.org/0000-0003-1076-7670http://lattes.cnpq.br/0320792868669932Araki, Paulo Henrique Hidekireponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALLD_PPGMAT_M_Araki,_Paulo_Henrique_Hideki_2020.pdfapplication/pdf2806640http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4898/1/LD_PPGMAT_M_Araki%2c_Paulo_Henrique_Hideki_2020.pdfaa897c1a3a715877190f2e1a7366790cMD51LD_PPGMAT_M_Araki,_Paulo_Henrique_Hideki_2020_1.pdfapplication/pdf1358866http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4898/2/LD_PPGMAT_M_Araki%2c_Paulo_Henrique_Hideki_2020_1.pdf48a8f559d6db8bed26c9c49c269902c8MD52TEXTLD_PPGMAT_M_Araki,_Paulo_Henrique_Hideki_2020.pdf.txtLD_PPGMAT_M_Araki,_Paulo_Henrique_Hideki_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain334668http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4898/3/LD_PPGMAT_M_Araki%2c_Paulo_Henrique_Hideki_2020.pdf.txt1a2cbe51f358afc17f39ca0a604bdf65MD53LD_PPGMAT_M_Araki,_Paulo_Henrique_Hideki_2020_1.pdf.txtLD_PPGMAT_M_Araki,_Paulo_Henrique_Hideki_2020_1.pdf.txtExtracted texttext/plain77314http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4898/5/LD_PPGMAT_M_Araki%2c_Paulo_Henrique_Hideki_2020_1.pdf.txt4b73f741966a88bb29e3d5314d5f6d65MD55THUMBNAILLD_PPGMAT_M_Araki,_Paulo_Henrique_Hideki_2020.pdf.jpgLD_PPGMAT_M_Araki,_Paulo_Henrique_Hideki_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1283http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4898/4/LD_PPGMAT_M_Araki%2c_Paulo_Henrique_Hideki_2020.pdf.jpg30a2e344163fac63fe55ba6669faa00eMD54LD_PPGMAT_M_Araki,_Paulo_Henrique_Hideki_2020_1.pdf.jpgLD_PPGMAT_M_Araki,_Paulo_Henrique_Hideki_2020_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2180http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4898/6/LD_PPGMAT_M_Araki%2c_Paulo_Henrique_Hideki_2020_1.pdf.jpg7de3b1c3ffd9900c4b22a4170a630711MD561/48982020-05-06 03:01:04.901oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/4898Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-05-06T06:01:04Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atividades experimentais investigativas em contexto de aulas com modelagem matemática: uma análise semiótica
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Experimental investigative activities in context of classes with mathematical modelling: a semiotic approach
title Atividades experimentais investigativas em contexto de aulas com modelagem matemática: uma análise semiótica
spellingShingle Atividades experimentais investigativas em contexto de aulas com modelagem matemática: uma análise semiótica
Araki, Paulo Henrique Hideki
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Modelos matemáticos
Matemática - Problemas, questões, exercícios
Semiótica
Significação (Filosofia)
Ensino fundamental
Mathematical models
Mathematics - Examinations, questions, etc
Semiotics
Meaning (Philosophy)
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short Atividades experimentais investigativas em contexto de aulas com modelagem matemática: uma análise semiótica
title_full Atividades experimentais investigativas em contexto de aulas com modelagem matemática: uma análise semiótica
title_fullStr Atividades experimentais investigativas em contexto de aulas com modelagem matemática: uma análise semiótica
title_full_unstemmed Atividades experimentais investigativas em contexto de aulas com modelagem matemática: uma análise semiótica
title_sort Atividades experimentais investigativas em contexto de aulas com modelagem matemática: uma análise semiótica
author Araki, Paulo Henrique Hideki
author_facet Araki, Paulo Henrique Hideki
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Karina Alessandra Pessoa da
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1766-137X
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4960826662569812
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Borssoi, Adriana Helena
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1725-6307
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1393224739848502
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Karina Alessandra Pessoa da
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1766-137X
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4960826662569812
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Carreira, Susana Paula Graca
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv Universidade de Lisboa - Portugal
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-1076-7670
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0320792868669932
dc.contributor.author.fl_str_mv Araki, Paulo Henrique Hideki
contributor_str_mv Silva, Karina Alessandra Pessoa da
Borssoi, Adriana Helena
Silva, Karina Alessandra Pessoa da
Carreira, Susana Paula Graca
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Modelos matemáticos
Matemática - Problemas, questões, exercícios
Semiótica
Significação (Filosofia)
Ensino fundamental
Mathematical models
Mathematics - Examinations, questions, etc
Semiotics
Meaning (Philosophy)
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos matemáticos
Matemática - Problemas, questões, exercícios
Semiótica
Significação (Filosofia)
Ensino fundamental
Mathematical models
Mathematics - Examinations, questions, etc
Semiotics
Meaning (Philosophy)
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description Acompanha: Experimentação nas aulas de matemática.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-05T21:15:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-05T21:15:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAKI, Paulo Henrique Hideki. Atividades experimentais investigativas em contexto de aulas com modelagem matemática: uma análise semiótica. 2020. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4898
identifier_str_mv ARAKI, Paulo Henrique Hideki. Atividades experimentais investigativas em contexto de aulas com modelagem matemática: uma análise semiótica. 2020. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4898/1/LD_PPGMAT_M_Araki%2c_Paulo_Henrique_Hideki_2020.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4898/2/LD_PPGMAT_M_Araki%2c_Paulo_Henrique_Hideki_2020_1.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4898/3/LD_PPGMAT_M_Araki%2c_Paulo_Henrique_Hideki_2020.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4898/5/LD_PPGMAT_M_Araki%2c_Paulo_Henrique_Hideki_2020_1.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4898/4/LD_PPGMAT_M_Araki%2c_Paulo_Henrique_Hideki_2020.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4898/6/LD_PPGMAT_M_Araki%2c_Paulo_Henrique_Hideki_2020_1.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aa897c1a3a715877190f2e1a7366790c
48a8f559d6db8bed26c9c49c269902c8
1a2cbe51f358afc17f39ca0a604bdf65
4b73f741966a88bb29e3d5314d5f6d65
30a2e344163fac63fe55ba6669faa00e
7de3b1c3ffd9900c4b22a4170a630711
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923178786062336