A influência do período de ditadura militar nas canções de repressão de Chico Buarque

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Isadora Schemmer Tormes da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14672
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender a influência do período de ditadura militar brasileira nas obras musicais de Chico Buarque da época, especificamente em suas canções de repressão, visto que ele teve grande importância na produção cultural da época e, também, foi muito perseguido pelo regime. A pesquisa obedece a três etapas: busca de dados sobre a produção cultural e acontecimentos históricos no período ditatorial a partir das considerações de Manu Pinheiro (2015) e Heloisa Buarque de Hollanda (2004); estudo da biografia de Chico Buarque, buscando compreender sua evolução como compositor e crítico no período em questão, baseando-se em Wagner Homem (2009) e Adélia Bezerra de Meneses (1982); e, finalmente, análise das letras das canções de repressão “Acorda, amor” e “Angélica”, utilizando como aporte teórico as teorias sobre canção de Luiz Tatit (2002; 2014). Em síntese, os três eixos deste trabalho visam relacionar os acontecimentos do período histórico abordado, a postura crítica do compositor como sujeito oprimido pelo Estado ditatorial e o emprego da canção por ele como forma de denúncia de seu tempo.
id UTFPR-12_050572d4f6533e8f1c3a34001ce50b63
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/14672
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-18T14:23:39Z2020-11-18T14:23:39Z2017-11-30ROSA, Isadora Schemmer Tormes da. A influência do período de ditadura militar nas canções de repressão de Chico Buarque. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14672Este trabalho tem como objetivo compreender a influência do período de ditadura militar brasileira nas obras musicais de Chico Buarque da época, especificamente em suas canções de repressão, visto que ele teve grande importância na produção cultural da época e, também, foi muito perseguido pelo regime. A pesquisa obedece a três etapas: busca de dados sobre a produção cultural e acontecimentos históricos no período ditatorial a partir das considerações de Manu Pinheiro (2015) e Heloisa Buarque de Hollanda (2004); estudo da biografia de Chico Buarque, buscando compreender sua evolução como compositor e crítico no período em questão, baseando-se em Wagner Homem (2009) e Adélia Bezerra de Meneses (1982); e, finalmente, análise das letras das canções de repressão “Acorda, amor” e “Angélica”, utilizando como aporte teórico as teorias sobre canção de Luiz Tatit (2002; 2014). Em síntese, os três eixos deste trabalho visam relacionar os acontecimentos do período histórico abordado, a postura crítica do compositor como sujeito oprimido pelo Estado ditatorial e o emprego da canção por ele como forma de denúncia de seu tempo.This paper aims to understand the influence of the Brazilian military dictatorship period over the musical works of Chico Buarque of that time, specifically in his repression songs, since he had great importance in the cultural production of the time, and also was very persecuted by the regime. The research follows three steps: search for data on cultural production and historical events in the dictatorial period from the considerations of Manu Pinheiro (2015) and Heloisa Buarque de Hollanda (2004); a study of the biography of Chico Buarque, seeking to understand his evolution as a composer and critic within the period analyzed, based on the theoretical-critical texts by Wagner Homem (2009) and Adélia Bezerra de Meneses (1982); and finally, an analysis of the lyrics of the repression songs "Acorda, amor" and "Angelica", using as a theoretical contribution Luiz Tatit's theories about song (2002, 2014). In short, the three axis of this work are aimed at relating the events of the covered historical period, the critical position of the composer as a subject oppressed by the dictatorial State and his use of songs as a way of denouncing his time.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoLicenciatura em LetrasUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASMúsica popularBuarque, Chico, 1944-DitaduraCensuraCompositoresPopular musicDictatorshipCensorshipComposersA influência do período de ditadura militar nas canções de repressão de Chico BuarqueThe influence of military dictatorship on the repression songs by Chico Buarqueinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPato BrancoLima, Marcos Hidemi deMarquezi, Rosangela AparecidaFioruci, Wellington RicardoRuffini, MiriamRosa, Isadora Schemmer Tormes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPB_COLET_2017_2_14.pdfapplication/pdf1192828http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14672/1/PB_COLET_2017_2_14.pdfc161e7afce7f2baf684b411462be3608MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14672/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPB_COLET_2017_2_14.pdf.txtExtracted texttext/plain131378http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14672/3/PB_COLET_2017_2_14.pdf.txt706d8bbde559eb2106724874dba2135eMD53THUMBNAILPB_COLET_2017_2_14.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1198http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14672/4/PB_COLET_2017_2_14.pdf.jpg6e39dda6672875c0ee4bb7a62c074dadMD541/146722020-11-18 12:23:39.171oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-18T14:23:39Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência do período de ditadura militar nas canções de repressão de Chico Buarque
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The influence of military dictatorship on the repression songs by Chico Buarque
title A influência do período de ditadura militar nas canções de repressão de Chico Buarque
spellingShingle A influência do período de ditadura militar nas canções de repressão de Chico Buarque
Rosa, Isadora Schemmer Tormes da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Música popular
Buarque, Chico, 1944-
Ditadura
Censura
Compositores
Popular music
Dictatorship
Censorship
Composers
title_short A influência do período de ditadura militar nas canções de repressão de Chico Buarque
title_full A influência do período de ditadura militar nas canções de repressão de Chico Buarque
title_fullStr A influência do período de ditadura militar nas canções de repressão de Chico Buarque
title_full_unstemmed A influência do período de ditadura militar nas canções de repressão de Chico Buarque
title_sort A influência do período de ditadura militar nas canções de repressão de Chico Buarque
author Rosa, Isadora Schemmer Tormes da
author_facet Rosa, Isadora Schemmer Tormes da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Marcos Hidemi de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marquezi, Rosangela Aparecida
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fioruci, Wellington Ricardo
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ruffini, Miriam
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Isadora Schemmer Tormes da
contributor_str_mv Lima, Marcos Hidemi de
Marquezi, Rosangela Aparecida
Fioruci, Wellington Ricardo
Ruffini, Miriam
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Música popular
Buarque, Chico, 1944-
Ditadura
Censura
Compositores
Popular music
Dictatorship
Censorship
Composers
dc.subject.por.fl_str_mv Música popular
Buarque, Chico, 1944-
Ditadura
Censura
Compositores
Popular music
Dictatorship
Censorship
Composers
description Este trabalho tem como objetivo compreender a influência do período de ditadura militar brasileira nas obras musicais de Chico Buarque da época, especificamente em suas canções de repressão, visto que ele teve grande importância na produção cultural da época e, também, foi muito perseguido pelo regime. A pesquisa obedece a três etapas: busca de dados sobre a produção cultural e acontecimentos históricos no período ditatorial a partir das considerações de Manu Pinheiro (2015) e Heloisa Buarque de Hollanda (2004); estudo da biografia de Chico Buarque, buscando compreender sua evolução como compositor e crítico no período em questão, baseando-se em Wagner Homem (2009) e Adélia Bezerra de Meneses (1982); e, finalmente, análise das letras das canções de repressão “Acorda, amor” e “Angélica”, utilizando como aporte teórico as teorias sobre canção de Luiz Tatit (2002; 2014). Em síntese, os três eixos deste trabalho visam relacionar os acontecimentos do período histórico abordado, a postura crítica do compositor como sujeito oprimido pelo Estado ditatorial e o emprego da canção por ele como forma de denúncia de seu tempo.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-18T14:23:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-18T14:23:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROSA, Isadora Schemmer Tormes da. A influência do período de ditadura militar nas canções de repressão de Chico Buarque. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14672
identifier_str_mv ROSA, Isadora Schemmer Tormes da. A influência do período de ditadura militar nas canções de repressão de Chico Buarque. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.publisher.program.fl_str_mv Licenciatura em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14672/1/PB_COLET_2017_2_14.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14672/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14672/3/PB_COLET_2017_2_14.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14672/4/PB_COLET_2017_2_14.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c161e7afce7f2baf684b411462be3608
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
706d8bbde559eb2106724874dba2135e
6e39dda6672875c0ee4bb7a62c074dad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797043862018981888