A influência do período de ditadura militar nas canções de repressão de Chico Buarque
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14672 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo compreender a influência do período de ditadura militar brasileira nas obras musicais de Chico Buarque da época, especificamente em suas canções de repressão, visto que ele teve grande importância na produção cultural da época e, também, foi muito perseguido pelo regime. A pesquisa obedece a três etapas: busca de dados sobre a produção cultural e acontecimentos históricos no período ditatorial a partir das considerações de Manu Pinheiro (2015) e Heloisa Buarque de Hollanda (2004); estudo da biografia de Chico Buarque, buscando compreender sua evolução como compositor e crítico no período em questão, baseando-se em Wagner Homem (2009) e Adélia Bezerra de Meneses (1982); e, finalmente, análise das letras das canções de repressão “Acorda, amor” e “Angélica”, utilizando como aporte teórico as teorias sobre canção de Luiz Tatit (2002; 2014). Em síntese, os três eixos deste trabalho visam relacionar os acontecimentos do período histórico abordado, a postura crítica do compositor como sujeito oprimido pelo Estado ditatorial e o emprego da canção por ele como forma de denúncia de seu tempo. |
id |
UTFPR-12_050572d4f6533e8f1c3a34001ce50b63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/14672 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-18T14:23:39Z2020-11-18T14:23:39Z2017-11-30ROSA, Isadora Schemmer Tormes da. A influência do período de ditadura militar nas canções de repressão de Chico Buarque. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14672Este trabalho tem como objetivo compreender a influência do período de ditadura militar brasileira nas obras musicais de Chico Buarque da época, especificamente em suas canções de repressão, visto que ele teve grande importância na produção cultural da época e, também, foi muito perseguido pelo regime. A pesquisa obedece a três etapas: busca de dados sobre a produção cultural e acontecimentos históricos no período ditatorial a partir das considerações de Manu Pinheiro (2015) e Heloisa Buarque de Hollanda (2004); estudo da biografia de Chico Buarque, buscando compreender sua evolução como compositor e crítico no período em questão, baseando-se em Wagner Homem (2009) e Adélia Bezerra de Meneses (1982); e, finalmente, análise das letras das canções de repressão “Acorda, amor” e “Angélica”, utilizando como aporte teórico as teorias sobre canção de Luiz Tatit (2002; 2014). Em síntese, os três eixos deste trabalho visam relacionar os acontecimentos do período histórico abordado, a postura crítica do compositor como sujeito oprimido pelo Estado ditatorial e o emprego da canção por ele como forma de denúncia de seu tempo.This paper aims to understand the influence of the Brazilian military dictatorship period over the musical works of Chico Buarque of that time, specifically in his repression songs, since he had great importance in the cultural production of the time, and also was very persecuted by the regime. The research follows three steps: search for data on cultural production and historical events in the dictatorial period from the considerations of Manu Pinheiro (2015) and Heloisa Buarque de Hollanda (2004); a study of the biography of Chico Buarque, seeking to understand his evolution as a composer and critic within the period analyzed, based on the theoretical-critical texts by Wagner Homem (2009) and Adélia Bezerra de Meneses (1982); and finally, an analysis of the lyrics of the repression songs "Acorda, amor" and "Angelica", using as a theoretical contribution Luiz Tatit's theories about song (2002, 2014). In short, the three axis of this work are aimed at relating the events of the covered historical period, the critical position of the composer as a subject oppressed by the dictatorial State and his use of songs as a way of denouncing his time.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoLicenciatura em LetrasUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASMúsica popularBuarque, Chico, 1944-DitaduraCensuraCompositoresPopular musicDictatorshipCensorshipComposersA influência do período de ditadura militar nas canções de repressão de Chico BuarqueThe influence of military dictatorship on the repression songs by Chico Buarqueinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPato BrancoLima, Marcos Hidemi deMarquezi, Rosangela AparecidaFioruci, Wellington RicardoRuffini, MiriamRosa, Isadora Schemmer Tormes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPB_COLET_2017_2_14.pdfapplication/pdf1192828http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14672/1/PB_COLET_2017_2_14.pdfc161e7afce7f2baf684b411462be3608MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14672/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPB_COLET_2017_2_14.pdf.txtExtracted texttext/plain131378http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14672/3/PB_COLET_2017_2_14.pdf.txt706d8bbde559eb2106724874dba2135eMD53THUMBNAILPB_COLET_2017_2_14.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1198http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14672/4/PB_COLET_2017_2_14.pdf.jpg6e39dda6672875c0ee4bb7a62c074dadMD541/146722020-11-18 12:23:39.171oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-18T14:23:39Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência do período de ditadura militar nas canções de repressão de Chico Buarque |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The influence of military dictatorship on the repression songs by Chico Buarque |
title |
A influência do período de ditadura militar nas canções de repressão de Chico Buarque |
spellingShingle |
A influência do período de ditadura militar nas canções de repressão de Chico Buarque Rosa, Isadora Schemmer Tormes da CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Música popular Buarque, Chico, 1944- Ditadura Censura Compositores Popular music Dictatorship Censorship Composers |
title_short |
A influência do período de ditadura militar nas canções de repressão de Chico Buarque |
title_full |
A influência do período de ditadura militar nas canções de repressão de Chico Buarque |
title_fullStr |
A influência do período de ditadura militar nas canções de repressão de Chico Buarque |
title_full_unstemmed |
A influência do período de ditadura militar nas canções de repressão de Chico Buarque |
title_sort |
A influência do período de ditadura militar nas canções de repressão de Chico Buarque |
author |
Rosa, Isadora Schemmer Tormes da |
author_facet |
Rosa, Isadora Schemmer Tormes da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lima, Marcos Hidemi de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Marquezi, Rosangela Aparecida |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Fioruci, Wellington Ricardo |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Ruffini, Miriam |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Isadora Schemmer Tormes da |
contributor_str_mv |
Lima, Marcos Hidemi de Marquezi, Rosangela Aparecida Fioruci, Wellington Ricardo Ruffini, Miriam |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Música popular Buarque, Chico, 1944- Ditadura Censura Compositores Popular music Dictatorship Censorship Composers |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música popular Buarque, Chico, 1944- Ditadura Censura Compositores Popular music Dictatorship Censorship Composers |
description |
Este trabalho tem como objetivo compreender a influência do período de ditadura militar brasileira nas obras musicais de Chico Buarque da época, especificamente em suas canções de repressão, visto que ele teve grande importância na produção cultural da época e, também, foi muito perseguido pelo regime. A pesquisa obedece a três etapas: busca de dados sobre a produção cultural e acontecimentos históricos no período ditatorial a partir das considerações de Manu Pinheiro (2015) e Heloisa Buarque de Hollanda (2004); estudo da biografia de Chico Buarque, buscando compreender sua evolução como compositor e crítico no período em questão, baseando-se em Wagner Homem (2009) e Adélia Bezerra de Meneses (1982); e, finalmente, análise das letras das canções de repressão “Acorda, amor” e “Angélica”, utilizando como aporte teórico as teorias sobre canção de Luiz Tatit (2002; 2014). Em síntese, os três eixos deste trabalho visam relacionar os acontecimentos do período histórico abordado, a postura crítica do compositor como sujeito oprimido pelo Estado ditatorial e o emprego da canção por ele como forma de denúncia de seu tempo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-18T14:23:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-18T14:23:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROSA, Isadora Schemmer Tormes da. A influência do período de ditadura militar nas canções de repressão de Chico Buarque. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14672 |
identifier_str_mv |
ROSA, Isadora Schemmer Tormes da. A influência do período de ditadura militar nas canções de repressão de Chico Buarque. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Licenciatura em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento Acadêmico de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14672/1/PB_COLET_2017_2_14.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14672/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14672/3/PB_COLET_2017_2_14.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14672/4/PB_COLET_2017_2_14.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c161e7afce7f2baf684b411462be3608 b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 706d8bbde559eb2106724874dba2135e 6e39dda6672875c0ee4bb7a62c074dad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805922921409937408 |