As sociedades matrifocal e patriarcal na Era Arturiana: a representação de Morgana, em As Brumas de Avalon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemes, Marion Souto da Rosa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8982
Resumo: A representação da identidade feminina na literatura suscita várias reflexões acerca do papel da mulher ocidental no mundo contemporâneo, em termos políticos, econômicos e religiosos. Desse modo, esta pesquisa se debruça sobre a obra As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley, averiguando de que maneira o patriarcado se desenvolveu e se consolidou na sociedade retratada na obra. Para isso, examinamos o confronto da personagem Morgana com essa nova realidade, uma vez que ela é a peça principal no embate estabelecido entre a fé pagã e a religião cristã na Bretanha, durante o Período Medieval. As teorias de Barros (2001), Koss (2000) e Quintino (2002), nos fornecem um panorama do processo histórico de consolidação do patriarcado, bem como do conflito dessa configuração com os resquícios da sociedade matrifocal retratados no romance. Além disso, as obras de Moraes (2002), Muraro (2000) e Perrot (2005) apresentam subsídios para elucidar o percurso da formação da identidade da personagem inserida no contexto da Era Arturiana. Morgana realiza uma trajetória envolta por períodos de dúvidas, culpas ou, no extremo oposto, de plena afirmação de suas crenças. Contudo, a protagonista percebe, enfim, que o culto pelo qual tanto lutara para preservar não havia se extinguido, mas se adaptado aos novos moldes sociais, ou seja, ela conseguiu enxergar a figura da Deusa transposta na imagem da Virgem Maria, no cristianismo. Sendo assim, este estudo culmina em um processo de resgate da gênese da natureza feminina, visto que traz questionamentos para a sociedade contemporânea, sem, no entanto, deixar de se reportar à lenda em questão.
id UTFPR-12_05a32caac231f196944ff2f373fa1ae7
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/8982
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-11T18:37:17Z2020-11-11T18:37:17Z2013-04-24LEMES, Marion Souto da Rosa. As sociedades matrifocal e patriarcal na Era Arturiana: a representação de Morgana, em As Brumas de Avalon. 2013. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8982A representação da identidade feminina na literatura suscita várias reflexões acerca do papel da mulher ocidental no mundo contemporâneo, em termos políticos, econômicos e religiosos. Desse modo, esta pesquisa se debruça sobre a obra As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley, averiguando de que maneira o patriarcado se desenvolveu e se consolidou na sociedade retratada na obra. Para isso, examinamos o confronto da personagem Morgana com essa nova realidade, uma vez que ela é a peça principal no embate estabelecido entre a fé pagã e a religião cristã na Bretanha, durante o Período Medieval. As teorias de Barros (2001), Koss (2000) e Quintino (2002), nos fornecem um panorama do processo histórico de consolidação do patriarcado, bem como do conflito dessa configuração com os resquícios da sociedade matrifocal retratados no romance. Além disso, as obras de Moraes (2002), Muraro (2000) e Perrot (2005) apresentam subsídios para elucidar o percurso da formação da identidade da personagem inserida no contexto da Era Arturiana. Morgana realiza uma trajetória envolta por períodos de dúvidas, culpas ou, no extremo oposto, de plena afirmação de suas crenças. Contudo, a protagonista percebe, enfim, que o culto pelo qual tanto lutara para preservar não havia se extinguido, mas se adaptado aos novos moldes sociais, ou seja, ela conseguiu enxergar a figura da Deusa transposta na imagem da Virgem Maria, no cristianismo. Sendo assim, este estudo culmina em um processo de resgate da gênese da natureza feminina, visto que traz questionamentos para a sociedade contemporânea, sem, no entanto, deixar de se reportar à lenda em questão.Several reflections of the role of women in the Western world can be raised by the representation of the female identity in literature, in political, economical and religious terms. Thereby, this research focuses on the book The Mists of Avalon, by Marion Zimmer Bradley, ascertaining how patriarchy has developed and has been consolidated in the society portrayed in the work. Moreover, the center is the character Morgaine and her confrontation with the new, since she is the main part in the clash between the pagan faith and the Christian religion in Britain, during the Medieval Period. This work emerges from the theories of Barros (2011), Koss (2000) and Quintino (2002), which provide an overview of the historical process of consolidation of patriarchy, as well as the conflict with the remnants of the matrifocal society portrayed in the novel. Furthermore, studies of Moraes (2002), Muraro (2000) and Perrot (2005) provide the background to elucidate the course of identity formation of the main character into the context of the Arthurian Era. Morgaine performs a path surrounded by periods of doubt, guilt or complete assertion of her values. However, the protagonist realizes that the cult in which she had been fighting to preserve had not been extinguished. It had been adapted by new social patterns. In other words, she could observe the figure of the Goddess transposed to the image of the Virgin Mary in Christianity. Therefore, this study culminates in a redemption process of the female nature genesis, for it brings several questions to western contemporary society, without, however, fail to report to the legend in question.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaDepartamento Acadêmico de Comunicação e ExpressãoLicenciatura em LetrasMulheres na literaturaMulheres - IdentidadePatriarcadoPaganismo na literaturaCristianismo e literaturaWomen in literatureWomen - IdentityPatriarchyPaganism in literatureChristianity and literatureAs sociedades matrifocal e patriarcal na Era Arturiana: a representação de Morgana, em As Brumas de Avaloninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaCabreira, Regina Helena UriasLemes, Marion Souto da Rosareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_COLET_2012_2_06.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1380http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8982/1/CT_COLET_2012_2_06.pdf.jpg21e751bbee3f33db57c730c201b90cb5MD51ORIGINALCT_COLET_2012_2_06.pdfapplication/pdf552045http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8982/2/CT_COLET_2012_2_06.pdfa780386f726350c41ba25aaf1e196bcbMD52LICENSElicense.txttext/plain1276http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8982/3/license.txtf883abf296567fd0c6c21707017cd0e5MD53TEXTCT_COLET_2012_2_06.pdf.txtExtracted texttext/plain136054http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8982/4/CT_COLET_2012_2_06.pdf.txt23bd6f616abe2054895673062762143fMD541/89822020-11-11 16:37:18.131oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-11T18:37:18Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As sociedades matrifocal e patriarcal na Era Arturiana: a representação de Morgana, em As Brumas de Avalon
title As sociedades matrifocal e patriarcal na Era Arturiana: a representação de Morgana, em As Brumas de Avalon
spellingShingle As sociedades matrifocal e patriarcal na Era Arturiana: a representação de Morgana, em As Brumas de Avalon
Lemes, Marion Souto da Rosa
Licenciatura em Letras
Mulheres na literatura
Mulheres - Identidade
Patriarcado
Paganismo na literatura
Cristianismo e literatura
Women in literature
Women - Identity
Patriarchy
Paganism in literature
Christianity and literature
title_short As sociedades matrifocal e patriarcal na Era Arturiana: a representação de Morgana, em As Brumas de Avalon
title_full As sociedades matrifocal e patriarcal na Era Arturiana: a representação de Morgana, em As Brumas de Avalon
title_fullStr As sociedades matrifocal e patriarcal na Era Arturiana: a representação de Morgana, em As Brumas de Avalon
title_full_unstemmed As sociedades matrifocal e patriarcal na Era Arturiana: a representação de Morgana, em As Brumas de Avalon
title_sort As sociedades matrifocal e patriarcal na Era Arturiana: a representação de Morgana, em As Brumas de Avalon
author Lemes, Marion Souto da Rosa
author_facet Lemes, Marion Souto da Rosa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cabreira, Regina Helena Urias
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemes, Marion Souto da Rosa
contributor_str_mv Cabreira, Regina Helena Urias
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Licenciatura em Letras
topic Licenciatura em Letras
Mulheres na literatura
Mulheres - Identidade
Patriarcado
Paganismo na literatura
Cristianismo e literatura
Women in literature
Women - Identity
Patriarchy
Paganism in literature
Christianity and literature
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres na literatura
Mulheres - Identidade
Patriarcado
Paganismo na literatura
Cristianismo e literatura
Women in literature
Women - Identity
Patriarchy
Paganism in literature
Christianity and literature
description A representação da identidade feminina na literatura suscita várias reflexões acerca do papel da mulher ocidental no mundo contemporâneo, em termos políticos, econômicos e religiosos. Desse modo, esta pesquisa se debruça sobre a obra As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley, averiguando de que maneira o patriarcado se desenvolveu e se consolidou na sociedade retratada na obra. Para isso, examinamos o confronto da personagem Morgana com essa nova realidade, uma vez que ela é a peça principal no embate estabelecido entre a fé pagã e a religião cristã na Bretanha, durante o Período Medieval. As teorias de Barros (2001), Koss (2000) e Quintino (2002), nos fornecem um panorama do processo histórico de consolidação do patriarcado, bem como do conflito dessa configuração com os resquícios da sociedade matrifocal retratados no romance. Além disso, as obras de Moraes (2002), Muraro (2000) e Perrot (2005) apresentam subsídios para elucidar o percurso da formação da identidade da personagem inserida no contexto da Era Arturiana. Morgana realiza uma trajetória envolta por períodos de dúvidas, culpas ou, no extremo oposto, de plena afirmação de suas crenças. Contudo, a protagonista percebe, enfim, que o culto pelo qual tanto lutara para preservar não havia se extinguido, mas se adaptado aos novos moldes sociais, ou seja, ela conseguiu enxergar a figura da Deusa transposta na imagem da Virgem Maria, no cristianismo. Sendo assim, este estudo culmina em um processo de resgate da gênese da natureza feminina, visto que traz questionamentos para a sociedade contemporânea, sem, no entanto, deixar de se reportar à lenda em questão.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-11T18:37:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-11T18:37:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEMES, Marion Souto da Rosa. As sociedades matrifocal e patriarcal na Era Arturiana: a representação de Morgana, em As Brumas de Avalon. 2013. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8982
identifier_str_mv LEMES, Marion Souto da Rosa. As sociedades matrifocal e patriarcal na Era Arturiana: a representação de Morgana, em As Brumas de Avalon. 2013. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Comunicação e Expressão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8982/1/CT_COLET_2012_2_06.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8982/2/CT_COLET_2012_2_06.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8982/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8982/4/CT_COLET_2012_2_06.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 21e751bbee3f33db57c730c201b90cb5
a780386f726350c41ba25aaf1e196bcb
f883abf296567fd0c6c21707017cd0e5
23bd6f616abe2054895673062762143f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922967912185856