Projeto de veículo aéreo não tripulado (VANT) agrícola
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10230 |
Resumo: | O aumento da população mundial exige maior produtividade na produção de alimentos. Para isso, uma das técnicas mais importantes foi o desenvolvimento de defensivos agrícolas mais eficazes, o que causou a necessidade de uma aplicação mais precisa que pudesse ser empregada em grandes áreas. Essa necessidade alavancou o desenvolvimento da aviação agrícola que hoje atende cerca de 25% de toda a área plantada em território nacional. O projeto de uma aeronave agrícola não tripulada é pioneira em nível mundial e pode preencher lacunas existentes no mercado de aviação agrícola como: aplicação noturna; aplicação em pequenas e médias propriedades; aplicação em terrenos acidentados; e complementação à pulverização terrestre. O projeto apresentado segue a metodologia de projetos aeronáuticos apresentada por Sadraey (2012) e consiste em três etapas principais: projeto conceitual; projeto preliminar; e projeto detalhado. A aeronave proposta possui peso máximo de decolagem de 200 kg e velocidade de aplicação de 144 km/h conseguindo se equiparar as aeronaves agrícolas convencionais. O valor estimado de venda é de R$ US$ 35000,00. |
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2020-11-12T18:24:30Z2020-11-12T18:24:30Z2014-02-27PASSOS, Adriano Gonçalves dos; CAVALCANTI, Lucas Biazon; OLIVEIRA, Rafael Sato de. Projeto de veículo aéreo não tripulado (VANT) agrícola. 2014. 218 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10230O aumento da população mundial exige maior produtividade na produção de alimentos. Para isso, uma das técnicas mais importantes foi o desenvolvimento de defensivos agrícolas mais eficazes, o que causou a necessidade de uma aplicação mais precisa que pudesse ser empregada em grandes áreas. Essa necessidade alavancou o desenvolvimento da aviação agrícola que hoje atende cerca de 25% de toda a área plantada em território nacional. O projeto de uma aeronave agrícola não tripulada é pioneira em nível mundial e pode preencher lacunas existentes no mercado de aviação agrícola como: aplicação noturna; aplicação em pequenas e médias propriedades; aplicação em terrenos acidentados; e complementação à pulverização terrestre. O projeto apresentado segue a metodologia de projetos aeronáuticos apresentada por Sadraey (2012) e consiste em três etapas principais: projeto conceitual; projeto preliminar; e projeto detalhado. A aeronave proposta possui peso máximo de decolagem de 200 kg e velocidade de aplicação de 144 km/h conseguindo se equiparar as aeronaves agrícolas convencionais. O valor estimado de venda é de R$ US$ 35000,00.The global population growth requires a greater productivity in food production. For this, one of the most important techniques was the development of more effective pesticides, which caused the need for more precise application that could be used in large areas That need boosted the development of agricultural aircraft that now serves about 25 % of the planted area in the country. The design of an unmanned aircraft is a pioneer in agricultural world and can fill gaps in the agricultural market as nocturnal administration; application in small and medium farms; application in rough terrain, and to complement terrestrial spraying. The presented project follows the methodology of aeronautical projects by Sadraey (2012) and consists of three main stages: conceptual design, preliminary design, and detailed design. The proposed aircraft has a maximum takeoff weight of 200kg and application speed of 144km/h managing to equate conventional agricultural aircraft. The estimated production cost is US$ 35000,00.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEngenharia MecânicaUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de MecânicaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAAeronaves - ProjetosAeronáutica na agriculturaAgricultura - Transferência de tecnologiaPulverização e polvilhação na agriculturaAirships - DesignAeronautics in agricultureAgriculture -Technology transferSpraying and dusting in agricultureProjeto de veículo aéreo não tripulado (VANT) agrícolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaSilva, Cláudio Tavares daSilva, Cláudio Tavares daSilva, Ana Paula Carvalho daPetruzziello, MaurizioPassos, Adriano Gonçalves dosCavalcanti, Lucas BiazonOliveira, Rafael Sato deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRTEXTCT_COEME_2013-2_07.pdf.txtExtracted texttext/plain358995http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10230/1/CT_COEME_2013-2_07.pdf.txtca0030bd449446e282acca5f15260f1eMD51THUMBNAILCT_COEME_2013-2_07.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1379http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10230/2/CT_COEME_2013-2_07.pdf.jpgb916a4a0658e40d73d1266dbd16f2ebaMD52LICENSElicense.txttext/plain1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10230/3/license.txtdfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809MD53ORIGINALCT_COEME_2013-2_07.pdfapplication/pdf24850739http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10230/4/CT_COEME_2013-2_07.pdfab303fca5416a65e908bb32d4ccd49eeMD541/102302020-11-12 16:24:30.456oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-12T18:24:30Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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