A literatura indígena brasileira em sala de aula sob o enfoque da lei nº 11.645/08: aplicação nas escolas públicas estaduais de ensino médio da microrregião Joaçaba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cesar, Juliana Oberbacher
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18887
Resumo: Este trabalho acadêmico propõe uma abordagem da literatura indígena brasileira, apresenta as especificidades que a caracterizam como uma literatura extraocidental, seus principais escritores e o teor de seu discurso, bem como pretende vincular sua inserção em sala aula às aulas de Literatura para o Ensino Médio, objetivando atender ao disposto na Lei nº 11.645/08 que determina a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Indígena” em todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e histórias brasileiras. O embasamento legal está pautado em arquivos oficiais publicados pelo Ministério da Educação. O tipo de pesquisa adotado para este trabalho acadêmico foi o de pesquisa exploratória, pois se baseou em pesquisas bibliográficas realizadas em livros e sites concernentes à temática, bem como através da pesquisa qualitativa de natureza aplicada dirigida aos professores da disciplina de Língua Portuguesa do Ensino Médio das escolas públicas estaduais da microrregião de Joaçaba. O método utilizado é o hipotético-dedutivo, devido a um grande silenciamento por parte dos professores e as instituições contatadas para a realização da pesquisa, o que demonstra aliado a um excerto em nota de rodapé encontrado na Proposta Curricular de Santa Catarina que a Lei nº 11.645/08 ainda exige grandes esforços para sua implantação no Estado, inclui-se aqui em especial, a microrregião de Joaçaba.
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