Paleoextinção: jogo em realidade aumentada para o ensino de paleontologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10775 |
Resumo: | O estudo da paleontologia em nível básico de ensino é de grande relevância, pois é uma ciência que trata do estudo dos seres antigos, além de mudanças geológicas e geográficas. Porém, o ensino da paleontologia nesse contexto ainda é carente de formas inovadoras de se promover a inserção de conteúdos em sala de aula ao mesmo tempo promovendo o engajamento e a motivação dos estudantes. A aprendizagem baseada em jogos tem grande potencial de sanar tais condições, contribuindo para maximizar a aprendizagem dos estudantes. Visando utilizar essa metodologia para melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de paleontologia, esse trabalho apresenta um jogo de tabuleiro que faz uso de recursos de Realidade Aumentada por meio de uma aplicação móvel. Dessa forma, os estudantes aprendem os conteúdos de paleontologia enquanto se divertem em um ambiente imersivo e motivador. Um estudo piloto foi conduzido com alunos de graduação em Ciências Biológicas tentando verificar o aumento de aprendizado usando dados anteriores e posteriores ao uso do jogo PaleoExtinção. Esse estudo piloto revelou que os conteúdos paleontológicos contidos no jogo foram absorvidos com eficácia pelos estudantes, mostrando um grande aumento na aprendizagem. Um estudo a respeito dos ganhos motivacionais dos estudantes envolvidos também foi conduzido, mostrando que jogos com Realidade Aumentada nessas condições podem ser mais atraentes do que aulas tradicionais, além de mostrar que o jogo ajudou no processo de ensino-aprendizagem. O jogo foi construído de forma a facilitar a construção de novos jogos de tabuleiro com o mesmo propósito porém para qualquer outra disciplina. |
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Visando utilizar essa metodologia para melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de paleontologia, esse trabalho apresenta um jogo de tabuleiro que faz uso de recursos de Realidade Aumentada por meio de uma aplicação móvel. Dessa forma, os estudantes aprendem os conteúdos de paleontologia enquanto se divertem em um ambiente imersivo e motivador. Um estudo piloto foi conduzido com alunos de graduação em Ciências Biológicas tentando verificar o aumento de aprendizado usando dados anteriores e posteriores ao uso do jogo PaleoExtinção. Esse estudo piloto revelou que os conteúdos paleontológicos contidos no jogo foram absorvidos com eficácia pelos estudantes, mostrando um grande aumento na aprendizagem. Um estudo a respeito dos ganhos motivacionais dos estudantes envolvidos também foi conduzido, mostrando que jogos com Realidade Aumentada nessas condições podem ser mais atraentes do que aulas tradicionais, além de mostrar que o jogo ajudou no processo de ensino-aprendizagem. O jogo foi construído de forma a facilitar a construção de novos jogos de tabuleiro com o mesmo propósito porém para qualquer outra disciplina.Teachingpaleontologyatinitialeducationallevelsisanimportantmatter. Thesubjectdeals with millions of years of knowledge accumulated, such as geological and geographic changes, in addition to the entire evolutionary process of the species. However, innovative resources to teach in this context are scarce, therefore requiring innovative ways of promoting the insertion of these contents in the classroom, as well as promoting the engagement and the motivation of students. Game-based learning has great potential to fill such a gap. This work aims to use game-based learning to improve the teaching-learning process in the field of paleontology. To reach this goal, this work proposes a board game supported by a software that uses features of Augmented Reality. Therefore, students can study while having fun in an immersive and motivating environment. A pilot study was conducted with students of a Biological Sciences graduation course trying to verify or increase the use of data before and after the use of PaleoExtinção game. This pilot study revealed that the paleontological contents contained in the game were absorbed by students, showing a large increase in learning. A study about students’ motivational gains involved was also conducted, showing the games with Augmented Reality under these conditions, and may be more attracted to the traditional classes, besides showing the game applied in the teaching-learning process. The game is designed to make it easier to build new board games for the same purpose but for any other discipline.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáDois VizinhosEngenharia de SoftwareUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOEngenharia de softwarePaleontologiaRealidade aumentadaSoftware engineeringPaleontologyAugmented realityPaleoextinção: jogo em realidade aumentada para o ensino de paleontologiaPaleoextinção: augmented reality game for teaching paleontologyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDois VizinhosBorges, Simone de SousaNeves, Jacqueline PeixotoBorges, Simone de SousaBrittes, Marisangela PachecoOliveira, Rafael Alves Paes deEyng, Guilherme Lütkemeyerinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALDV_COENS_2019_2_5.pdfapplication/pdf3200375http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10775/1/DV_COENS_2019_2_5.pdfafb26554ed894ec2fb9b36c1f711af05MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10775/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTDV_COENS_2019_2_5.pdf.txtExtracted texttext/plain102991http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10775/3/DV_COENS_2019_2_5.pdf.txtbc4b8a7a58afd44c557f15b076cd815eMD53THUMBNAILDV_COENS_2019_2_5.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1247http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10775/4/DV_COENS_2019_2_5.pdf.jpg977ed0967afb89ec101116be3f48e1f4MD541/107752020-11-13 09:57:11.236oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-13T11:57:11Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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O estudo da paleontologia em nível básico de ensino é de grande relevância, pois é uma ciência que trata do estudo dos seres antigos, além de mudanças geológicas e geográficas. Porém, o ensino da paleontologia nesse contexto ainda é carente de formas inovadoras de se promover a inserção de conteúdos em sala de aula ao mesmo tempo promovendo o engajamento e a motivação dos estudantes. A aprendizagem baseada em jogos tem grande potencial de sanar tais condições, contribuindo para maximizar a aprendizagem dos estudantes. Visando utilizar essa metodologia para melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de paleontologia, esse trabalho apresenta um jogo de tabuleiro que faz uso de recursos de Realidade Aumentada por meio de uma aplicação móvel. Dessa forma, os estudantes aprendem os conteúdos de paleontologia enquanto se divertem em um ambiente imersivo e motivador. Um estudo piloto foi conduzido com alunos de graduação em Ciências Biológicas tentando verificar o aumento de aprendizado usando dados anteriores e posteriores ao uso do jogo PaleoExtinção. Esse estudo piloto revelou que os conteúdos paleontológicos contidos no jogo foram absorvidos com eficácia pelos estudantes, mostrando um grande aumento na aprendizagem. Um estudo a respeito dos ganhos motivacionais dos estudantes envolvidos também foi conduzido, mostrando que jogos com Realidade Aumentada nessas condições podem ser mais atraentes do que aulas tradicionais, além de mostrar que o jogo ajudou no processo de ensino-aprendizagem. O jogo foi construído de forma a facilitar a construção de novos jogos de tabuleiro com o mesmo propósito porém para qualquer outra disciplina. |
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