Atributos de qualidade: aplicação do Modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23207 |
Resumo: | A satisfação dos clientes é uma temática cada vez mais relevante no ambiente corporativo, no qual as organizações vêm buscando sanar ao máximo as necessidades expostas pelos clientes, objetivando serem competitivas perante aos concorrentes. Dentre as metodologias difundidas pela literatura, o modelo de Kano apresenta uma concepção singular à respeito dos aspectos que influenciam a percepção dos clientes, demonstrando os impactos gerados pela presença ou ausência dos chamados atributos de qualidade. O modelo consiste na aplicação de um formulário, com questões funcionais e disfuncionais relativas aos principais atributos dos produtos e/ou serviço que pretende-se avaliar, e na sequência, tais requisitos são categorizados conforme a matriz proposta por Kano, na qual pode-se defini-los como: obrigatórios, unidimensionais, atrativos, neutros, reversos e questionáveis. O presente estudo objetivou a aplicação do modelo de Kano para identificação, e posterior, classificação dos requisitos capazes de promover satisfação ou insatisfação nos principais clientes corporativos de uma fábrica de artefatos de borracha localizada no Sul do Brasil. Com base nos resultados obtidos destacam-se os requisitos: cumprimento dos prazos de entrega acordados e produtos dentro das especificações solicitadas, os quais foram caracterizados como obrigatórios, bem como dos atributos relativos ao portfólio de produtos diversificado e a possibilidade de desenvolver novos produtos, classificados como atrativos, sendo fundamentais para a elevação do nível de satisfação dos clientes. |
id |
UTFPR-12_10bc7f82298f5819258f7ab2fb4442cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/23207 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-26T11:10:43Z2020-11-26T11:10:43Z2018-12-08DIAS, Jorge Emanuel Garcia. Atributos de qualidade: aplicação do Modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do Brasil. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Engenharia da Qualidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23207A satisfação dos clientes é uma temática cada vez mais relevante no ambiente corporativo, no qual as organizações vêm buscando sanar ao máximo as necessidades expostas pelos clientes, objetivando serem competitivas perante aos concorrentes. Dentre as metodologias difundidas pela literatura, o modelo de Kano apresenta uma concepção singular à respeito dos aspectos que influenciam a percepção dos clientes, demonstrando os impactos gerados pela presença ou ausência dos chamados atributos de qualidade. O modelo consiste na aplicação de um formulário, com questões funcionais e disfuncionais relativas aos principais atributos dos produtos e/ou serviço que pretende-se avaliar, e na sequência, tais requisitos são categorizados conforme a matriz proposta por Kano, na qual pode-se defini-los como: obrigatórios, unidimensionais, atrativos, neutros, reversos e questionáveis. O presente estudo objetivou a aplicação do modelo de Kano para identificação, e posterior, classificação dos requisitos capazes de promover satisfação ou insatisfação nos principais clientes corporativos de uma fábrica de artefatos de borracha localizada no Sul do Brasil. Com base nos resultados obtidos destacam-se os requisitos: cumprimento dos prazos de entrega acordados e produtos dentro das especificações solicitadas, os quais foram caracterizados como obrigatórios, bem como dos atributos relativos ao portfólio de produtos diversificado e a possibilidade de desenvolver novos produtos, classificados como atrativos, sendo fundamentais para a elevação do nível de satisfação dos clientes.Customer satisfaction is an increasingly relevant issue in the corporate environment, in which organizations are seeking to cater to the needs of their customers to the maximum, in order to be competitive with competitors. Among the methodologies published in the literature, the Kano model presents a unique conception about the aspects that influence the perception of the clients, demonstrating the impacts generated by the presence or absence of the so called quality attributes. The model consists of the application of a form, with functional and dysfunctional questions related to the main attributes of the products and / or service to be evaluated, and then, such requirements are categorized according to the matrix proposed by Kano, in which one can define them as: obligatory, one-dimensional, attractive, neutral, reverse and questionable. The present study aimed at the application of the Kano´s model to identify, and later, class the requirements capable to promote satisfaction or dissatisfaction in the main corporate clients of a rubber articles factory located in the South of Brazil. Based on the results obtained, the requirements met the agreed delivery times and products within the required specifications, which were characterized as mandatory, as well as the attributes related to the diversified product portfolio and the possibility of developing new products, classified as attractive, and are fundamental for raising the level of customer satisfaction.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaEngenharia da QualidadeUTFPRBrasilDiretoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAOControle de qualidadeSatisfação do consumidorBorracha - ComércioBorracha - IndústriaQuality controlConsumer satisfactionRubber industry and tradeRubber industry tradeAtributos de qualidade: aplicação do Modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do BrasilQuality attributes: application of the Kano´s Model in an industry specialized in the production and sale of rubber articles located in the South region of Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaIshikawa, GersonIshikawa, GersonPontes, JoseaneBroday, Evandro EduardoDias, Jorge Emanuel Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALENG_QUALI_2018_13.pdfapplication/pdf312303http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23207/1/ENG_QUALI_2018_13.pdf4dafddf977cf22df24649f7e233a45ddMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23207/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTENG_QUALI_2018_13.pdf.txtExtracted texttext/plain35527http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23207/3/ENG_QUALI_2018_13.pdf.txt3ebf76cdf26329494c324e6ce560b576MD53THUMBNAILENG_QUALI_2018_13.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1335http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23207/4/ENG_QUALI_2018_13.pdf.jpga3351cd72edbbc089d974359ec0ec3f4MD541/232072020-11-26 09:10:43.579oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-26T11:10:43Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atributos de qualidade: aplicação do Modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do Brasil |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Quality attributes: application of the Kano´s Model in an industry specialized in the production and sale of rubber articles located in the South region of Brazil |
title |
Atributos de qualidade: aplicação do Modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do Brasil |
spellingShingle |
Atributos de qualidade: aplicação do Modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do Brasil Dias, Jorge Emanuel Garcia CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO Controle de qualidade Satisfação do consumidor Borracha - Comércio Borracha - Indústria Quality control Consumer satisfaction Rubber industry and trade Rubber industry trade |
title_short |
Atributos de qualidade: aplicação do Modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do Brasil |
title_full |
Atributos de qualidade: aplicação do Modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do Brasil |
title_fullStr |
Atributos de qualidade: aplicação do Modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do Brasil |
title_full_unstemmed |
Atributos de qualidade: aplicação do Modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do Brasil |
title_sort |
Atributos de qualidade: aplicação do Modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do Brasil |
author |
Dias, Jorge Emanuel Garcia |
author_facet |
Dias, Jorge Emanuel Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ishikawa, Gerson |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ishikawa, Gerson |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Pontes, Joseane |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Broday, Evandro Eduardo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Jorge Emanuel Garcia |
contributor_str_mv |
Ishikawa, Gerson Ishikawa, Gerson Pontes, Joseane Broday, Evandro Eduardo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO Controle de qualidade Satisfação do consumidor Borracha - Comércio Borracha - Indústria Quality control Consumer satisfaction Rubber industry and trade Rubber industry trade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Controle de qualidade Satisfação do consumidor Borracha - Comércio Borracha - Indústria Quality control Consumer satisfaction Rubber industry and trade Rubber industry trade |
description |
A satisfação dos clientes é uma temática cada vez mais relevante no ambiente corporativo, no qual as organizações vêm buscando sanar ao máximo as necessidades expostas pelos clientes, objetivando serem competitivas perante aos concorrentes. Dentre as metodologias difundidas pela literatura, o modelo de Kano apresenta uma concepção singular à respeito dos aspectos que influenciam a percepção dos clientes, demonstrando os impactos gerados pela presença ou ausência dos chamados atributos de qualidade. O modelo consiste na aplicação de um formulário, com questões funcionais e disfuncionais relativas aos principais atributos dos produtos e/ou serviço que pretende-se avaliar, e na sequência, tais requisitos são categorizados conforme a matriz proposta por Kano, na qual pode-se defini-los como: obrigatórios, unidimensionais, atrativos, neutros, reversos e questionáveis. O presente estudo objetivou a aplicação do modelo de Kano para identificação, e posterior, classificação dos requisitos capazes de promover satisfação ou insatisfação nos principais clientes corporativos de uma fábrica de artefatos de borracha localizada no Sul do Brasil. Com base nos resultados obtidos destacam-se os requisitos: cumprimento dos prazos de entrega acordados e produtos dentro das especificações solicitadas, os quais foram caracterizados como obrigatórios, bem como dos atributos relativos ao portfólio de produtos diversificado e a possibilidade de desenvolver novos produtos, classificados como atrativos, sendo fundamentais para a elevação do nível de satisfação dos clientes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-26T11:10:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-26T11:10:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DIAS, Jorge Emanuel Garcia. Atributos de qualidade: aplicação do Modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do Brasil. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Engenharia da Qualidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23207 |
identifier_str_mv |
DIAS, Jorge Emanuel Garcia. Atributos de qualidade: aplicação do Modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do Brasil. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Engenharia da Qualidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia da Qualidade |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23207/1/ENG_QUALI_2018_13.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23207/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23207/3/ENG_QUALI_2018_13.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23207/4/ENG_QUALI_2018_13.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4dafddf977cf22df24649f7e233a45dd b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 3ebf76cdf26329494c324e6ce560b576 a3351cd72edbbc089d974359ec0ec3f4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923191393091584 |