Atributos de qualidade: aplicação do Modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Jorge Emanuel Garcia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23207
Resumo: A satisfação dos clientes é uma temática cada vez mais relevante no ambiente corporativo, no qual as organizações vêm buscando sanar ao máximo as necessidades expostas pelos clientes, objetivando serem competitivas perante aos concorrentes. Dentre as metodologias difundidas pela literatura, o modelo de Kano apresenta uma concepção singular à respeito dos aspectos que influenciam a percepção dos clientes, demonstrando os impactos gerados pela presença ou ausência dos chamados atributos de qualidade. O modelo consiste na aplicação de um formulário, com questões funcionais e disfuncionais relativas aos principais atributos dos produtos e/ou serviço que pretende-se avaliar, e na sequência, tais requisitos são categorizados conforme a matriz proposta por Kano, na qual pode-se defini-los como: obrigatórios, unidimensionais, atrativos, neutros, reversos e questionáveis. O presente estudo objetivou a aplicação do modelo de Kano para identificação, e posterior, classificação dos requisitos capazes de promover satisfação ou insatisfação nos principais clientes corporativos de uma fábrica de artefatos de borracha localizada no Sul do Brasil. Com base nos resultados obtidos destacam-se os requisitos: cumprimento dos prazos de entrega acordados e produtos dentro das especificações solicitadas, os quais foram caracterizados como obrigatórios, bem como dos atributos relativos ao portfólio de produtos diversificado e a possibilidade de desenvolver novos produtos, classificados como atrativos, sendo fundamentais para a elevação do nível de satisfação dos clientes.
id UTFPR-12_10bc7f82298f5819258f7ab2fb4442cb
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/23207
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-26T11:10:43Z2020-11-26T11:10:43Z2018-12-08DIAS, Jorge Emanuel Garcia. Atributos de qualidade: aplicação do Modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do Brasil. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Engenharia da Qualidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23207A satisfação dos clientes é uma temática cada vez mais relevante no ambiente corporativo, no qual as organizações vêm buscando sanar ao máximo as necessidades expostas pelos clientes, objetivando serem competitivas perante aos concorrentes. Dentre as metodologias difundidas pela literatura, o modelo de Kano apresenta uma concepção singular à respeito dos aspectos que influenciam a percepção dos clientes, demonstrando os impactos gerados pela presença ou ausência dos chamados atributos de qualidade. O modelo consiste na aplicação de um formulário, com questões funcionais e disfuncionais relativas aos principais atributos dos produtos e/ou serviço que pretende-se avaliar, e na sequência, tais requisitos são categorizados conforme a matriz proposta por Kano, na qual pode-se defini-los como: obrigatórios, unidimensionais, atrativos, neutros, reversos e questionáveis. O presente estudo objetivou a aplicação do modelo de Kano para identificação, e posterior, classificação dos requisitos capazes de promover satisfação ou insatisfação nos principais clientes corporativos de uma fábrica de artefatos de borracha localizada no Sul do Brasil. Com base nos resultados obtidos destacam-se os requisitos: cumprimento dos prazos de entrega acordados e produtos dentro das especificações solicitadas, os quais foram caracterizados como obrigatórios, bem como dos atributos relativos ao portfólio de produtos diversificado e a possibilidade de desenvolver novos produtos, classificados como atrativos, sendo fundamentais para a elevação do nível de satisfação dos clientes.Customer satisfaction is an increasingly relevant issue in the corporate environment, in which organizations are seeking to cater to the needs of their customers to the maximum, in order to be competitive with competitors. Among the methodologies published in the literature, the Kano model presents a unique conception about the aspects that influence the perception of the clients, demonstrating the impacts generated by the presence or absence of the so called quality attributes. The model consists of the application of a form, with functional and dysfunctional questions related to the main attributes of the products and / or service to be evaluated, and then, such requirements are categorized according to the matrix proposed by Kano, in which one can define them as: obligatory, one-dimensional, attractive, neutral, reverse and questionable. The present study aimed at the application of the Kano´s model to identify, and later, class the requirements capable to promote satisfaction or dissatisfaction in the main corporate clients of a rubber articles factory located in the South of Brazil. Based on the results obtained, the requirements met the agreed delivery times and products within the required specifications, which were characterized as mandatory, as well as the attributes related to the diversified product portfolio and the possibility of developing new products, classified as attractive, and are fundamental for raising the level of customer satisfaction.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaEngenharia da QualidadeUTFPRBrasilDiretoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAOControle de qualidadeSatisfação do consumidorBorracha - ComércioBorracha - IndústriaQuality controlConsumer satisfactionRubber industry and tradeRubber industry tradeAtributos de qualidade: aplicação do Modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do BrasilQuality attributes: application of the Kano´s Model in an industry specialized in the production and sale of rubber articles located in the South region of Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaIshikawa, GersonIshikawa, GersonPontes, JoseaneBroday, Evandro EduardoDias, Jorge Emanuel Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALENG_QUALI_2018_13.pdfapplication/pdf312303http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23207/1/ENG_QUALI_2018_13.pdf4dafddf977cf22df24649f7e233a45ddMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23207/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTENG_QUALI_2018_13.pdf.txtExtracted texttext/plain35527http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23207/3/ENG_QUALI_2018_13.pdf.txt3ebf76cdf26329494c324e6ce560b576MD53THUMBNAILENG_QUALI_2018_13.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1335http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23207/4/ENG_QUALI_2018_13.pdf.jpga3351cd72edbbc089d974359ec0ec3f4MD541/232072020-11-26 09:10:43.579oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-26T11:10:43Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atributos de qualidade: aplicação do Modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do Brasil
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Quality attributes: application of the Kano´s Model in an industry specialized in the production and sale of rubber articles located in the South region of Brazil
title Atributos de qualidade: aplicação do Modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do Brasil
spellingShingle Atributos de qualidade: aplicação do Modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do Brasil
Dias, Jorge Emanuel Garcia
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO
Controle de qualidade
Satisfação do consumidor
Borracha - Comércio
Borracha - Indústria
Quality control
Consumer satisfaction
Rubber industry and trade
Rubber industry trade
title_short Atributos de qualidade: aplicação do Modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do Brasil
title_full Atributos de qualidade: aplicação do Modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do Brasil
title_fullStr Atributos de qualidade: aplicação do Modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do Brasil
title_full_unstemmed Atributos de qualidade: aplicação do Modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do Brasil
title_sort Atributos de qualidade: aplicação do Modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do Brasil
author Dias, Jorge Emanuel Garcia
author_facet Dias, Jorge Emanuel Garcia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ishikawa, Gerson
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ishikawa, Gerson
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pontes, Joseane
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Broday, Evandro Eduardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Jorge Emanuel Garcia
contributor_str_mv Ishikawa, Gerson
Ishikawa, Gerson
Pontes, Joseane
Broday, Evandro Eduardo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO
Controle de qualidade
Satisfação do consumidor
Borracha - Comércio
Borracha - Indústria
Quality control
Consumer satisfaction
Rubber industry and trade
Rubber industry trade
dc.subject.por.fl_str_mv Controle de qualidade
Satisfação do consumidor
Borracha - Comércio
Borracha - Indústria
Quality control
Consumer satisfaction
Rubber industry and trade
Rubber industry trade
description A satisfação dos clientes é uma temática cada vez mais relevante no ambiente corporativo, no qual as organizações vêm buscando sanar ao máximo as necessidades expostas pelos clientes, objetivando serem competitivas perante aos concorrentes. Dentre as metodologias difundidas pela literatura, o modelo de Kano apresenta uma concepção singular à respeito dos aspectos que influenciam a percepção dos clientes, demonstrando os impactos gerados pela presença ou ausência dos chamados atributos de qualidade. O modelo consiste na aplicação de um formulário, com questões funcionais e disfuncionais relativas aos principais atributos dos produtos e/ou serviço que pretende-se avaliar, e na sequência, tais requisitos são categorizados conforme a matriz proposta por Kano, na qual pode-se defini-los como: obrigatórios, unidimensionais, atrativos, neutros, reversos e questionáveis. O presente estudo objetivou a aplicação do modelo de Kano para identificação, e posterior, classificação dos requisitos capazes de promover satisfação ou insatisfação nos principais clientes corporativos de uma fábrica de artefatos de borracha localizada no Sul do Brasil. Com base nos resultados obtidos destacam-se os requisitos: cumprimento dos prazos de entrega acordados e produtos dentro das especificações solicitadas, os quais foram caracterizados como obrigatórios, bem como dos atributos relativos ao portfólio de produtos diversificado e a possibilidade de desenvolver novos produtos, classificados como atrativos, sendo fundamentais para a elevação do nível de satisfação dos clientes.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-26T11:10:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-26T11:10:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DIAS, Jorge Emanuel Garcia. Atributos de qualidade: aplicação do Modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do Brasil. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Engenharia da Qualidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23207
identifier_str_mv DIAS, Jorge Emanuel Garcia. Atributos de qualidade: aplicação do Modelo de Kano em uma indústria especializada na produção e comercialização de artefatos de borracha localizada na região Sul do Brasil. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Engenharia da Qualidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia da Qualidade
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23207/1/ENG_QUALI_2018_13.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23207/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23207/3/ENG_QUALI_2018_13.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23207/4/ENG_QUALI_2018_13.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4dafddf977cf22df24649f7e233a45dd
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
3ebf76cdf26329494c324e6ce560b576
a3351cd72edbbc089d974359ec0ec3f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923191393091584