Branding: o posicionamento de uma marca na crise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28635 |
Resumo: | Este trabalho busca produzir um manual de posicionamento de marca para micro e pequenas empresas; pontuar e comparar os cenários da estrutura econômica brasileira em períodos de crise; conceituar termos que estejam relacionados ao Branding e planejamento estratégico e elaborar uma metodologia para validar o manual proposto. Assim, apoia-se nas metodologias de um estudo aplicado, qualitativo e descritivo e permite perceber que algumas teorias orientam sobre os passos para desenvolver um planejamento estratégico e outras apresentam óticas por meio das quais observá-lo. A validação da metodologia proposta que envolve a utilização do manual ocorre por meio de pesquisa de percepção em modelo de escala Likert. Dessa forma, o manual desenvolvido foi dividido em três etapas: perceber em que cenário e posicionamento a marca se encontra; perceber a necessidade de realocá-la e como reposicioná-la com essa nova essência e, em terceiro, traçar um plano que permita colocar isso em prática. Nesse sentido, o resultado desse trabalho irá apoiar os micro e pequenos empresários para alavancar o seu negócio e posicionar sua marca de forma atraente no imaginário do consumidor. |
id |
UTFPR-12_10cf87beb2c6f97db63f2f7ecae93112 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/28635 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-05-23T19:37:22Z2022-05-23T19:37:22Z2021-05-18PULNER, Letícia Linhares Camargo. Branding: o posicionamento de uma marca na crise. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28635Este trabalho busca produzir um manual de posicionamento de marca para micro e pequenas empresas; pontuar e comparar os cenários da estrutura econômica brasileira em períodos de crise; conceituar termos que estejam relacionados ao Branding e planejamento estratégico e elaborar uma metodologia para validar o manual proposto. Assim, apoia-se nas metodologias de um estudo aplicado, qualitativo e descritivo e permite perceber que algumas teorias orientam sobre os passos para desenvolver um planejamento estratégico e outras apresentam óticas por meio das quais observá-lo. A validação da metodologia proposta que envolve a utilização do manual ocorre por meio de pesquisa de percepção em modelo de escala Likert. Dessa forma, o manual desenvolvido foi dividido em três etapas: perceber em que cenário e posicionamento a marca se encontra; perceber a necessidade de realocá-la e como reposicioná-la com essa nova essência e, em terceiro, traçar um plano que permita colocar isso em prática. Nesse sentido, o resultado desse trabalho irá apoiar os micro e pequenos empresários para alavancar o seu negócio e posicionar sua marca de forma atraente no imaginário do consumidor.This work seeks to produce a brand positioning manual for micro and small companies; score and compare the scenarios of the Brazilian economic structure in times of crisis; conceptualize terms that are related to Branding and strategic planning and develop a methodology to validate the proposed manual. Thus, it relies on the methodologies of an applied, qualitative and descriptive study and allows us to perceive that some theories guide on the steps to develop a strategic planning and others present optics through which to observe it. The validation of the proposed methodology that involves the use of the manual occurs through a perception survey using a Likert scale model. In this way, the manual developed was divided into three stages: realizing the scenario and positioning of the brand; realize the need to reallocate it and how to reposition it with this new essence and, thirdly, draw up a plan that will allow it to be put into practice. In this sense, the result of this work will support micro and small entrepreneurs to leverage their business and position their brand in an attractive way in the consumer’s imagination.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaTecnologia em Design GráficoUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALPequenas e médias empresasBranding (Marketing)Planejamento estratégicoProjeto gráfico (Tipografia)Small businessStrategic planningGraphic design (Typography)Branding: o posicionamento de uma marca na criseBranding: the positioning of a brand in the crisisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaNunes, Elenise Leocadia da SilveiraNunes, Elenise Leocadia da SilveiraMedeiros, Cindy Renate Piassetta XavierLucca, Andre de SouzaPulner, Letícia Linhares Camargoreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALbrandingposicionamentomarcacrise.pdfbrandingposicionamentomarcacrise.pdfapplication/pdf5715732http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28635/1/brandingposicionamentomarcacrise.pdf3b1e1f29ed77391c828849b2e2ec365eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81031http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28635/2/license_rdf934f4ca17e109e0a05eaeaba504d7ce4MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28635/3/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD53TEXTbrandingposicionamentomarcacrise.pdf.txtbrandingposicionamentomarcacrise.pdf.txtExtracted texttext/plain118678http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28635/4/brandingposicionamentomarcacrise.pdf.txt4c77c526cb21f84ee7bf3b42a7f6c43eMD54THUMBNAILbrandingposicionamentomarcacrise.pdf.jpgbrandingposicionamentomarcacrise.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1335http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28635/5/brandingposicionamentomarcacrise.pdf.jpgc1c2cf7caf5b2d60dd6d1c55b2feb45aMD551/286352022-05-24 03:08:02.645oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-05-24T06:08:02Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Branding: o posicionamento de uma marca na crise |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Branding: the positioning of a brand in the crisis |
title |
Branding: o posicionamento de uma marca na crise |
spellingShingle |
Branding: o posicionamento de uma marca na crise Pulner, Letícia Linhares Camargo CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL Pequenas e médias empresas Branding (Marketing) Planejamento estratégico Projeto gráfico (Tipografia) Small business Strategic planning Graphic design (Typography) |
title_short |
Branding: o posicionamento de uma marca na crise |
title_full |
Branding: o posicionamento de uma marca na crise |
title_fullStr |
Branding: o posicionamento de uma marca na crise |
title_full_unstemmed |
Branding: o posicionamento de uma marca na crise |
title_sort |
Branding: o posicionamento de uma marca na crise |
author |
Pulner, Letícia Linhares Camargo |
author_facet |
Pulner, Letícia Linhares Camargo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Elenise Leocadia da Silveira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Nunes, Elenise Leocadia da Silveira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Medeiros, Cindy Renate Piassetta Xavier |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Lucca, Andre de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pulner, Letícia Linhares Camargo |
contributor_str_mv |
Nunes, Elenise Leocadia da Silveira Nunes, Elenise Leocadia da Silveira Medeiros, Cindy Renate Piassetta Xavier Lucca, Andre de Souza |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL Pequenas e médias empresas Branding (Marketing) Planejamento estratégico Projeto gráfico (Tipografia) Small business Strategic planning Graphic design (Typography) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pequenas e médias empresas Branding (Marketing) Planejamento estratégico Projeto gráfico (Tipografia) Small business Strategic planning Graphic design (Typography) |
description |
Este trabalho busca produzir um manual de posicionamento de marca para micro e pequenas empresas; pontuar e comparar os cenários da estrutura econômica brasileira em períodos de crise; conceituar termos que estejam relacionados ao Branding e planejamento estratégico e elaborar uma metodologia para validar o manual proposto. Assim, apoia-se nas metodologias de um estudo aplicado, qualitativo e descritivo e permite perceber que algumas teorias orientam sobre os passos para desenvolver um planejamento estratégico e outras apresentam óticas por meio das quais observá-lo. A validação da metodologia proposta que envolve a utilização do manual ocorre por meio de pesquisa de percepção em modelo de escala Likert. Dessa forma, o manual desenvolvido foi dividido em três etapas: perceber em que cenário e posicionamento a marca se encontra; perceber a necessidade de realocá-la e como reposicioná-la com essa nova essência e, em terceiro, traçar um plano que permita colocar isso em prática. Nesse sentido, o resultado desse trabalho irá apoiar os micro e pequenos empresários para alavancar o seu negócio e posicionar sua marca de forma atraente no imaginário do consumidor. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-05-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-23T19:37:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-23T19:37:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PULNER, Letícia Linhares Camargo. Branding: o posicionamento de uma marca na crise. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28635 |
identifier_str_mv |
PULNER, Letícia Linhares Camargo. Branding: o posicionamento de uma marca na crise. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Tecnologia em Design Gráfico |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28635/1/brandingposicionamentomarcacrise.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28635/2/license_rdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28635/3/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28635/4/brandingposicionamentomarcacrise.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28635/5/brandingposicionamentomarcacrise.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3b1e1f29ed77391c828849b2e2ec365e 934f4ca17e109e0a05eaeaba504d7ce4 b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 4c77c526cb21f84ee7bf3b42a7f6c43e c1c2cf7caf5b2d60dd6d1c55b2feb45a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923057755226112 |