Branding: o posicionamento de uma marca na crise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pulner, Letícia Linhares Camargo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28635
Resumo: Este trabalho busca produzir um manual de posicionamento de marca para micro e pequenas empresas; pontuar e comparar os cenários da estrutura econômica brasileira em períodos de crise; conceituar termos que estejam relacionados ao Branding e planejamento estratégico e elaborar uma metodologia para validar o manual proposto. Assim, apoia-se nas metodologias de um estudo aplicado, qualitativo e descritivo e permite perceber que algumas teorias orientam sobre os passos para desenvolver um planejamento estratégico e outras apresentam óticas por meio das quais observá-lo. A validação da metodologia proposta que envolve a utilização do manual ocorre por meio de pesquisa de percepção em modelo de escala Likert. Dessa forma, o manual desenvolvido foi dividido em três etapas: perceber em que cenário e posicionamento a marca se encontra; perceber a necessidade de realocá-la e como reposicioná-la com essa nova essência e, em terceiro, traçar um plano que permita colocar isso em prática. Nesse sentido, o resultado desse trabalho irá apoiar os micro e pequenos empresários para alavancar o seu negócio e posicionar sua marca de forma atraente no imaginário do consumidor.
id UTFPR-12_10cf87beb2c6f97db63f2f7ecae93112
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/28635
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-05-23T19:37:22Z2022-05-23T19:37:22Z2021-05-18PULNER, Letícia Linhares Camargo. Branding: o posicionamento de uma marca na crise. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28635Este trabalho busca produzir um manual de posicionamento de marca para micro e pequenas empresas; pontuar e comparar os cenários da estrutura econômica brasileira em períodos de crise; conceituar termos que estejam relacionados ao Branding e planejamento estratégico e elaborar uma metodologia para validar o manual proposto. Assim, apoia-se nas metodologias de um estudo aplicado, qualitativo e descritivo e permite perceber que algumas teorias orientam sobre os passos para desenvolver um planejamento estratégico e outras apresentam óticas por meio das quais observá-lo. A validação da metodologia proposta que envolve a utilização do manual ocorre por meio de pesquisa de percepção em modelo de escala Likert. Dessa forma, o manual desenvolvido foi dividido em três etapas: perceber em que cenário e posicionamento a marca se encontra; perceber a necessidade de realocá-la e como reposicioná-la com essa nova essência e, em terceiro, traçar um plano que permita colocar isso em prática. Nesse sentido, o resultado desse trabalho irá apoiar os micro e pequenos empresários para alavancar o seu negócio e posicionar sua marca de forma atraente no imaginário do consumidor.This work seeks to produce a brand positioning manual for micro and small companies; score and compare the scenarios of the Brazilian economic structure in times of crisis; conceptualize terms that are related to Branding and strategic planning and develop a methodology to validate the proposed manual. Thus, it relies on the methodologies of an applied, qualitative and descriptive study and allows us to perceive that some theories guide on the steps to develop a strategic planning and others present optics through which to observe it. The validation of the proposed methodology that involves the use of the manual occurs through a perception survey using a Likert scale model. In this way, the manual developed was divided into three stages: realizing the scenario and positioning of the brand; realize the need to reallocate it and how to reposition it with this new essence and, thirdly, draw up a plan that will allow it to be put into practice. In this sense, the result of this work will support micro and small entrepreneurs to leverage their business and position their brand in an attractive way in the consumer’s imagination.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaTecnologia em Design GráficoUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALPequenas e médias empresasBranding (Marketing)Planejamento estratégicoProjeto gráfico (Tipografia)Small businessStrategic planningGraphic design (Typography)Branding: o posicionamento de uma marca na criseBranding: the positioning of a brand in the crisisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaNunes, Elenise Leocadia da SilveiraNunes, Elenise Leocadia da SilveiraMedeiros, Cindy Renate Piassetta XavierLucca, Andre de SouzaPulner, Letícia Linhares Camargoreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALbrandingposicionamentomarcacrise.pdfbrandingposicionamentomarcacrise.pdfapplication/pdf5715732http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28635/1/brandingposicionamentomarcacrise.pdf3b1e1f29ed77391c828849b2e2ec365eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81031http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28635/2/license_rdf934f4ca17e109e0a05eaeaba504d7ce4MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28635/3/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD53TEXTbrandingposicionamentomarcacrise.pdf.txtbrandingposicionamentomarcacrise.pdf.txtExtracted texttext/plain118678http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28635/4/brandingposicionamentomarcacrise.pdf.txt4c77c526cb21f84ee7bf3b42a7f6c43eMD54THUMBNAILbrandingposicionamentomarcacrise.pdf.jpgbrandingposicionamentomarcacrise.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1335http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28635/5/brandingposicionamentomarcacrise.pdf.jpgc1c2cf7caf5b2d60dd6d1c55b2feb45aMD551/286352022-05-24 03:08:02.645oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-05-24T06:08:02Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Branding: o posicionamento de uma marca na crise
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Branding: the positioning of a brand in the crisis
title Branding: o posicionamento de uma marca na crise
spellingShingle Branding: o posicionamento de uma marca na crise
Pulner, Letícia Linhares Camargo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Pequenas e médias empresas
Branding (Marketing)
Planejamento estratégico
Projeto gráfico (Tipografia)
Small business
Strategic planning
Graphic design (Typography)
title_short Branding: o posicionamento de uma marca na crise
title_full Branding: o posicionamento de uma marca na crise
title_fullStr Branding: o posicionamento de uma marca na crise
title_full_unstemmed Branding: o posicionamento de uma marca na crise
title_sort Branding: o posicionamento de uma marca na crise
author Pulner, Letícia Linhares Camargo
author_facet Pulner, Letícia Linhares Camargo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Elenise Leocadia da Silveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Nunes, Elenise Leocadia da Silveira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Medeiros, Cindy Renate Piassetta Xavier
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Lucca, Andre de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Pulner, Letícia Linhares Camargo
contributor_str_mv Nunes, Elenise Leocadia da Silveira
Nunes, Elenise Leocadia da Silveira
Medeiros, Cindy Renate Piassetta Xavier
Lucca, Andre de Souza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Pequenas e médias empresas
Branding (Marketing)
Planejamento estratégico
Projeto gráfico (Tipografia)
Small business
Strategic planning
Graphic design (Typography)
dc.subject.por.fl_str_mv Pequenas e médias empresas
Branding (Marketing)
Planejamento estratégico
Projeto gráfico (Tipografia)
Small business
Strategic planning
Graphic design (Typography)
description Este trabalho busca produzir um manual de posicionamento de marca para micro e pequenas empresas; pontuar e comparar os cenários da estrutura econômica brasileira em períodos de crise; conceituar termos que estejam relacionados ao Branding e planejamento estratégico e elaborar uma metodologia para validar o manual proposto. Assim, apoia-se nas metodologias de um estudo aplicado, qualitativo e descritivo e permite perceber que algumas teorias orientam sobre os passos para desenvolver um planejamento estratégico e outras apresentam óticas por meio das quais observá-lo. A validação da metodologia proposta que envolve a utilização do manual ocorre por meio de pesquisa de percepção em modelo de escala Likert. Dessa forma, o manual desenvolvido foi dividido em três etapas: perceber em que cenário e posicionamento a marca se encontra; perceber a necessidade de realocá-la e como reposicioná-la com essa nova essência e, em terceiro, traçar um plano que permita colocar isso em prática. Nesse sentido, o resultado desse trabalho irá apoiar os micro e pequenos empresários para alavancar o seu negócio e posicionar sua marca de forma atraente no imaginário do consumidor.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-23T19:37:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-23T19:37:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PULNER, Letícia Linhares Camargo. Branding: o posicionamento de uma marca na crise. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28635
identifier_str_mv PULNER, Letícia Linhares Camargo. Branding: o posicionamento de uma marca na crise. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Tecnologia em Design Gráfico
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28635/1/brandingposicionamentomarcacrise.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28635/2/license_rdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28635/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28635/4/brandingposicionamentomarcacrise.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28635/5/brandingposicionamentomarcacrise.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b1e1f29ed77391c828849b2e2ec365e
934f4ca17e109e0a05eaeaba504d7ce4
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
4c77c526cb21f84ee7bf3b42a7f6c43e
c1c2cf7caf5b2d60dd6d1c55b2feb45a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923057755226112