Papel da gestão pública na logística de transportes internacional e sua influência na competitividade da indústria brasileira: uma análise da indústria calçadista em contraponto com uma pequena empresa da indústria de máquinas e equipamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Viviane Gariba de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19565
Resumo: Diante de um mercado cada vez mais concorrido e acirrado, se manter competitivo no mercado já não é vantagem para muitos. A globalização permitiu mudanças drásticas nas atividades comerciais, uma vez que clientes e fornecedores podem se localizar em qualquer país ou continente, além disso, as facilidades permitidas pelas inovações e pela evolução tecnológica “criaram” clientes mais exigentes, em busca de produtos com melhor qualidade, menores preços, além da comodidade e agilidade que acompanhem seu novo ritmo de vida. Neste sentido, a logística, que antes era vislumbrada apenas sob a ótica do transporte e infraestrutura, toma novo corpo, assumindo o papel de diferencial competitivo. No entanto, infelizmente no Brasil esta realidade ainda esta longe de se tornar factível, uma vez que grande parte das empresas ainda mantem uma posição defensiva em relação à cadeia logística, responsabilizando neste caso apenas a gestão pública, que por sua vez não garante uma infraestrutura logística competitiva para as empresas. Além disso, o Custo Brasil, citado pelas indústrias, fato que nos últimos anos, vem fazendo o país perder posições importantes no ranking de competitividade global, torna o ambiente internacional menos promissor para as indústrias brasileiras, mesmo para setores considerados “setores tracionais da economia”, como é o caso da indústria calaçadista, que vem a mais de duas décadas amargando a dinimuição de suas exportações frente seus concorrentes internacionais, ao mesmo tempo que que perde espaço para os produtos importados no mercdo interno. No entanto este não é previlegio apenas para esta indústria, uma vez que em contraponto, verificou-se a pressão de um mercado cada mais competitivo e acirrado, em outros setores como de máquinas e equipamentos. Sendo assim e, diante deste pano de fundo, este trabalho tem como objetivo avaliar o papel da a gestão pública, no que tange a logística de transporte internacioanl, com vistas a permitir um ambiente mais competitivo para a indústria brasileira, além de garantir infraestrutura capaz de gerar ganhos competitivos para todos os envolvidos, quer sejam eles empresas, clientes, fornecedores, e mesmo o país, com transbordamentos para a toda a economia.
id UTFPR-12_117835d4abfcdb0df23e1314d62d1f0e
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/19565
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-23T20:02:23Z2020-11-23T20:02:23Z2013-09-10SOUZA, Viviane Gariba de. Papel da gestão pública na logística de transportes internacional e sua influência na competitividade da indústria brasileira: uma análise da indústria calçadista em contraponto com uma pequena empresa da indústria de máquinas e equipamentos. 2013. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19565Diante de um mercado cada vez mais concorrido e acirrado, se manter competitivo no mercado já não é vantagem para muitos. A globalização permitiu mudanças drásticas nas atividades comerciais, uma vez que clientes e fornecedores podem se localizar em qualquer país ou continente, além disso, as facilidades permitidas pelas inovações e pela evolução tecnológica “criaram” clientes mais exigentes, em busca de produtos com melhor qualidade, menores preços, além da comodidade e agilidade que acompanhem seu novo ritmo de vida. Neste sentido, a logística, que antes era vislumbrada apenas sob a ótica do transporte e infraestrutura, toma novo corpo, assumindo o papel de diferencial competitivo. No entanto, infelizmente no Brasil esta realidade ainda esta longe de se tornar factível, uma vez que grande parte das empresas ainda mantem uma posição defensiva em relação à cadeia logística, responsabilizando neste caso apenas a gestão pública, que por sua vez não garante uma infraestrutura logística competitiva para as empresas. Além disso, o Custo Brasil, citado pelas indústrias, fato que nos últimos anos, vem fazendo o país perder posições importantes no ranking de competitividade global, torna o ambiente internacional menos promissor para as indústrias brasileiras, mesmo para setores considerados “setores tracionais da economia”, como é o caso da indústria calaçadista, que vem a mais de duas décadas amargando a dinimuição de suas exportações frente seus concorrentes internacionais, ao mesmo tempo que que perde espaço para os produtos importados no mercdo interno. No entanto este não é previlegio apenas para esta indústria, uma vez que em contraponto, verificou-se a pressão de um mercado cada mais competitivo e acirrado, em outros setores como de máquinas e equipamentos. Sendo assim e, diante deste pano de fundo, este trabalho tem como objetivo avaliar o papel da a gestão pública, no que tange a logística de transporte internacioanl, com vistas a permitir um ambiente mais competitivo para a indústria brasileira, além de garantir infraestrutura capaz de gerar ganhos competitivos para todos os envolvidos, quer sejam eles empresas, clientes, fornecedores, e mesmo o país, com transbordamentos para a toda a economia.Faced with an increasingly competitive market and strained to stay competitive in the market is no longer advantage for many . Globalization has allowed dramatic changes in commercial activities , as customers and suppliers can be located in any country or continent , in addition, the facilities permitted by innovation and technological change "created " more demanding customers looking for products with best quality, lower prices, and the convenience and flexibility that accompany your new rhythm of life. In this sense, logistics, previously glimpsed only from the perspective of transportation and infrastructure, takes new body , assuming the role of competitive advantage. However, unfortunately this reality in Brazil is still far from becoming feasible, since most companies still maintain a defensive position in relation to the supply chain, responsible solely to the public management , which in turn does not guarantee an infrastructure competitive logistics for companies . In addition, Brazil Cost , quoted by the industries, the fact that in recent years, has been making the country lose important positions in the ranking of global competitiveness, the international environment becomes less promising for Brazilian industries, even for sectors considered "tractional sectors of the economy" as is the case calaçadista industry, which has more than two decades dinimuição embittering the front of its export international competitors while losing space for the products imported mercdo procedure. However this is not just a privilege for the industry , as a counterpoint, there was the pressure of a market increasingly competitive and fierce in other sectors such as machinery and equipment. Therefore, and on this background , this study aims to evaluate the role of public administration, with respect to transportation logistics internacioanl, in order to permit a more competitive environment for the Brazilian industry , and infrastructure to ensure to generate competitive returns for everyone involved , whether they are companies, customers, suppliers and even the country, with spillovers to the whole economy.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaDepartamento Acadêmico de Gestão e EconomiaGestão Estratégica da ProduçãoLogísticaTransportesMáquinas - IndústriaLogisticsTransportationMachinery industryPapel da gestão pública na logística de transportes internacional e sua influência na competitividade da indústria brasileira: uma análise da indústria calçadista em contraponto com uma pequena empresa da indústria de máquinas e equipamentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaMagalhães, Ana Cristina MacedoSouza, Viviane Gariba dereponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_GEP_X_2012_07.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1360http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19565/1/CT_GEP_X_2012_07.pdf.jpg8705e94abb0f52696ca50c25a81330e1MD51LICENSElicense.txttext/plain1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19565/2/license.txtdfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809MD52ORIGINALCT_GEP_X_2012_07.pdfapplication/pdf1908980http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19565/3/CT_GEP_X_2012_07.pdf2eb1fd9ce83f41c4ac30b0a62fd06a73MD53TEXTCT_GEP_X_2012_07.pdf.txtExtracted texttext/plain225857http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19565/4/CT_GEP_X_2012_07.pdf.txt4cb9862a74fe56b61a9345d2e37d47f3MD541/195652020-11-23 18:02:24.004oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/19565IE5hIHF1YWxpZGFkZSBkZSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGF1dG9yaXpvIGEgVVRGUFIgYSB2ZWljdWxhciwgCmF0cmF2w6lzIGRvIFBvcnRhbCBkZSBJbmZvcm1hw6fDo28gZW0gQWNlc3NvIEFiZXJ0byAoUElBQSkgZSBkb3MgQ2F0w6Fsb2dvcyBkYXMgQmlibGlvdGVjYXMgCmRlc3RhIEluc3RpdHVpw6fDo28sIHNlbSByZXNzYXJjaW1lbnRvIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBhIExlaSBubyA5LjYxMC85OCwgCm8gdGV4dG8gZGVzdGEgb2JyYSwgb2JzZXJ2YW5kbyBhcyBjb25kacOnw7VlcyBkZSBkaXNwb25pYmlsaXphw6fDo28gcmVnaXN0cmFkYXMgbm8gaXRlbSA0IGRvIArigJxUZXJtbyBkZSBBdXRvcml6YcOnw6NvIHBhcmEgUHVibGljYcOnw6NvIGRlIFRyYWJhbGhvcyBkZSBDb25jbHVzw6NvIGRlIEN1cnNvIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgCkVzcGVjaWFsaXphw6fDo28sIERpc3NlcnRhw6fDtWVzIGUgVGVzZXMgbm8gUG9ydGFsIGRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlIG5vcyBDYXTDoWxvZ29zIEVsZXRyw7RuaWNvcyBkbyAKU2lzdGVtYSBkZSBCaWJsaW90ZWNhcyBkYSBVVEZQUuKAnSwgcGFyYSBmaW5zIGRlIGxlaXR1cmEsIGltcHJlc3PDo28gZS9vdSBkb3dubG9hZCwgdmlzYW5kbyBhIApkaXZ1bGdhw6fDo28gZGEgcHJvZHXDp8OjbyBjaWVudMOtZmljYSBicmFzaWxlaXJhLgoKICBBcyB2aWFzIG9yaWdpbmFpcyBlIGFzc2luYWRhcyBwZWxvKHMpIGF1dG9yKGVzKSBkbyDigJxUZXJtbyBkZSBBdXRvcml6YcOnw6NvIHBhcmEgUHVibGljYcOnw6NvIGRlIApUcmFiYWxob3MgZGUgQ29uY2x1c8OjbyBkZSBDdXJzbyBkZSBHcmFkdWHDp8OjbyBlIEVzcGVjaWFsaXphw6fDo28sIERpc3NlcnRhw6fDtWVzIGUgVGVzZXMgbm8gUG9ydGFsIApkZSBJbmZvcm1hw6fDo28gZSBub3MgQ2F0w6Fsb2dvcyBFbGV0csO0bmljb3MgZG8gU2lzdGVtYSBkZSBCaWJsaW90ZWNhcyBkYSBVVEZQUuKAnSBlIGRhIOKAnERlY2xhcmHDp8OjbyAKZGUgQXV0b3JpYeKAnSBlbmNvbnRyYW0tc2UgYXJxdWl2YWRhcyBuYSBCaWJsaW90ZWNhIGRvIEPDom1wdXMgbm8gcXVhbCBvIHRyYWJhbGhvIGZvaSBkZWZlbmRpZG8uIApObyBjYXNvIGRlIHB1YmxpY2HDp8O1ZXMgZGUgYXV0b3JpYSBjb2xldGl2YSBlIG11bHRpY8OibXB1cywgb3MgZG9jdW1lbnRvcyBmaWNhcsOjbyBzb2IgZ3VhcmRhIGRhIApCaWJsaW90ZWNhIGNvbSBhIHF1YWwgbyDigJxwcmltZWlybyBhdXRvcuKAnSBwb3NzdWEgdsOtbmN1bG8uCg==Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-23T20:02:24Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Papel da gestão pública na logística de transportes internacional e sua influência na competitividade da indústria brasileira: uma análise da indústria calçadista em contraponto com uma pequena empresa da indústria de máquinas e equipamentos
title Papel da gestão pública na logística de transportes internacional e sua influência na competitividade da indústria brasileira: uma análise da indústria calçadista em contraponto com uma pequena empresa da indústria de máquinas e equipamentos
spellingShingle Papel da gestão pública na logística de transportes internacional e sua influência na competitividade da indústria brasileira: uma análise da indústria calçadista em contraponto com uma pequena empresa da indústria de máquinas e equipamentos
Souza, Viviane Gariba de
Gestão Estratégica da Produção
Logística
Transportes
Máquinas - Indústria
Logistics
Transportation
Machinery industry
title_short Papel da gestão pública na logística de transportes internacional e sua influência na competitividade da indústria brasileira: uma análise da indústria calçadista em contraponto com uma pequena empresa da indústria de máquinas e equipamentos
title_full Papel da gestão pública na logística de transportes internacional e sua influência na competitividade da indústria brasileira: uma análise da indústria calçadista em contraponto com uma pequena empresa da indústria de máquinas e equipamentos
title_fullStr Papel da gestão pública na logística de transportes internacional e sua influência na competitividade da indústria brasileira: uma análise da indústria calçadista em contraponto com uma pequena empresa da indústria de máquinas e equipamentos
title_full_unstemmed Papel da gestão pública na logística de transportes internacional e sua influência na competitividade da indústria brasileira: uma análise da indústria calçadista em contraponto com uma pequena empresa da indústria de máquinas e equipamentos
title_sort Papel da gestão pública na logística de transportes internacional e sua influência na competitividade da indústria brasileira: uma análise da indústria calçadista em contraponto com uma pequena empresa da indústria de máquinas e equipamentos
author Souza, Viviane Gariba de
author_facet Souza, Viviane Gariba de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Magalhães, Ana Cristina Macedo
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Viviane Gariba de
contributor_str_mv Magalhães, Ana Cristina Macedo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Gestão Estratégica da Produção
topic Gestão Estratégica da Produção
Logística
Transportes
Máquinas - Indústria
Logistics
Transportation
Machinery industry
dc.subject.por.fl_str_mv Logística
Transportes
Máquinas - Indústria
Logistics
Transportation
Machinery industry
description Diante de um mercado cada vez mais concorrido e acirrado, se manter competitivo no mercado já não é vantagem para muitos. A globalização permitiu mudanças drásticas nas atividades comerciais, uma vez que clientes e fornecedores podem se localizar em qualquer país ou continente, além disso, as facilidades permitidas pelas inovações e pela evolução tecnológica “criaram” clientes mais exigentes, em busca de produtos com melhor qualidade, menores preços, além da comodidade e agilidade que acompanhem seu novo ritmo de vida. Neste sentido, a logística, que antes era vislumbrada apenas sob a ótica do transporte e infraestrutura, toma novo corpo, assumindo o papel de diferencial competitivo. No entanto, infelizmente no Brasil esta realidade ainda esta longe de se tornar factível, uma vez que grande parte das empresas ainda mantem uma posição defensiva em relação à cadeia logística, responsabilizando neste caso apenas a gestão pública, que por sua vez não garante uma infraestrutura logística competitiva para as empresas. Além disso, o Custo Brasil, citado pelas indústrias, fato que nos últimos anos, vem fazendo o país perder posições importantes no ranking de competitividade global, torna o ambiente internacional menos promissor para as indústrias brasileiras, mesmo para setores considerados “setores tracionais da economia”, como é o caso da indústria calaçadista, que vem a mais de duas décadas amargando a dinimuição de suas exportações frente seus concorrentes internacionais, ao mesmo tempo que que perde espaço para os produtos importados no mercdo interno. No entanto este não é previlegio apenas para esta indústria, uma vez que em contraponto, verificou-se a pressão de um mercado cada mais competitivo e acirrado, em outros setores como de máquinas e equipamentos. Sendo assim e, diante deste pano de fundo, este trabalho tem como objetivo avaliar o papel da a gestão pública, no que tange a logística de transporte internacioanl, com vistas a permitir um ambiente mais competitivo para a indústria brasileira, além de garantir infraestrutura capaz de gerar ganhos competitivos para todos os envolvidos, quer sejam eles empresas, clientes, fornecedores, e mesmo o país, com transbordamentos para a toda a economia.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-09-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-23T20:02:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-23T20:02:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Viviane Gariba de. Papel da gestão pública na logística de transportes internacional e sua influência na competitividade da indústria brasileira: uma análise da indústria calçadista em contraponto com uma pequena empresa da indústria de máquinas e equipamentos. 2013. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19565
identifier_str_mv SOUZA, Viviane Gariba de. Papel da gestão pública na logística de transportes internacional e sua influência na competitividade da indústria brasileira: uma análise da indústria calçadista em contraponto com uma pequena empresa da indústria de máquinas e equipamentos. 2013. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Gestão e Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19565/1/CT_GEP_X_2012_07.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19565/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19565/3/CT_GEP_X_2012_07.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19565/4/CT_GEP_X_2012_07.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8705e94abb0f52696ca50c25a81330e1
dfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809
2eb1fd9ce83f41c4ac30b0a62fd06a73
4cb9862a74fe56b61a9345d2e37d47f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922985388802048