Yosakoi Soran e as emoções
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7908 |
Resumo: | A dança é utilizada em diversas civilizações com inúmeras finalidades, seja como entretenimento, representação religiosa, cultural, esportiva, entre outras. O Yosakoi Soran é uma dança japonesa que possui movimentos fortes, vestimentas coloridas, bandeiras, entre outros itens, acompanhados de música, e é através desses meios que os dançarinos apresentam-se para o público. O objetivo deste trabalho foi identificar as emoções experienciadas pelos espectadores durante e após uma apresentação de Yosakoi Soran. Para tal, foi utilizado como metodologia a pesquisa de natureza qualitativa. Foram entrevistadas 11 pessoas que assistiram a apresentação do Grupo Wakaba Yosakoi Soran,. Foi utilizado um questionário contendo sete perguntas abertas, como forma de coleta de dados. A análise de dados foi feita com o auxílio do software Mendeley para a verificação da incidência de palavras que remetem à sentimentos e emoções, após esse levantamento, os dados foram analisados e interpretados através da Teoria do Controle das Emoções, proposta por Norbert Elias. Como resultado, identificamos que 55% dos espectadores vivenciaram, de fato, emoções específicas e 100% dos entrevistados apresentaram interesse em se aproximar da cultura japonesa. Como conclusão, podemos afirmar que as atividades de lazer do tipo mimética, como os esportes, a dança, o teatro, o cinema, entre outras, podem sim causar fenômenos emocionais nos espectadores. Tais atividades miméticas devem ser consideradas de grande importância para a sociedade atual, devido ao fato de que elas simulam os riscos e tensões de atividades ameaçadoras, porém em um ambiente controlado. Dessa forma, o Yosakoi Soran pode ajudar a equilibrar as tensões do dia a dia. |
id |
UTFPR-12_13a84645152e842eed859f58172e9222 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/7908 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-11T12:57:30Z2020-11-11T12:57:30Z2018-06-28IEIRI, Mauricio Shoiti. Yosakoi Soran e as emoções. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7908A dança é utilizada em diversas civilizações com inúmeras finalidades, seja como entretenimento, representação religiosa, cultural, esportiva, entre outras. O Yosakoi Soran é uma dança japonesa que possui movimentos fortes, vestimentas coloridas, bandeiras, entre outros itens, acompanhados de música, e é através desses meios que os dançarinos apresentam-se para o público. O objetivo deste trabalho foi identificar as emoções experienciadas pelos espectadores durante e após uma apresentação de Yosakoi Soran. Para tal, foi utilizado como metodologia a pesquisa de natureza qualitativa. Foram entrevistadas 11 pessoas que assistiram a apresentação do Grupo Wakaba Yosakoi Soran,. Foi utilizado um questionário contendo sete perguntas abertas, como forma de coleta de dados. A análise de dados foi feita com o auxílio do software Mendeley para a verificação da incidência de palavras que remetem à sentimentos e emoções, após esse levantamento, os dados foram analisados e interpretados através da Teoria do Controle das Emoções, proposta por Norbert Elias. Como resultado, identificamos que 55% dos espectadores vivenciaram, de fato, emoções específicas e 100% dos entrevistados apresentaram interesse em se aproximar da cultura japonesa. Como conclusão, podemos afirmar que as atividades de lazer do tipo mimética, como os esportes, a dança, o teatro, o cinema, entre outras, podem sim causar fenômenos emocionais nos espectadores. Tais atividades miméticas devem ser consideradas de grande importância para a sociedade atual, devido ao fato de que elas simulam os riscos e tensões de atividades ameaçadoras, porém em um ambiente controlado. Dessa forma, o Yosakoi Soran pode ajudar a equilibrar as tensões do dia a dia.The dance is used in diverse civilizations with the various purposes, can be entertainment, cultural, sports, among others. Yosakoi Soran is a Japanese dance that has strong trends, colorful costumes, flags, among other items, accompanied by music, and is like the means that the dancers present themselves to the public. The purpose of this work is to identify how experiences experienced by viewers during and after a presentation of Yosakoi Soran. We interviewed 11 people who attended the presentation of the Wakaba Yosakoi Soran Group, independent of the city or assisted presentation. A questionnaire containing seven open questions was used as a form of data collection. Data analysis was done with the help of Mendeley software to verify the incidence of words that refer to feelings and emotions, after this survey, the data were analyzed and interpreted through the Theory of Emotion Control, proposed by Norbert Elias and Eric Dunning. As a result, we identified that 55% of viewers actually experienced specific emotions and 100% of respondents were interested in approaching Japanese culture. As a conclusion, we can say that leisure activities such as mimetics, such as sports, dance, theater, cinema, among others, may be able to affect the emotional spectators in the spectators. Such activities can be considered of great importance to the present society, because they simulate the risks and activities of threatening activities, but in a controlled environment. Yosakoi Soran can help balance the day's stresses.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaBacharelado em Educação FísicaUTFPRBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCADançaEmoçõesElias, Norbert, 1897-1990Arte folclóricaEducação físicaDanceEmotionsElias, Norbert, 1897-1990Folk artPhysical education and trainingYosakoi Soran e as emoçõesYosakoi Soran and emotionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaAfonso, Gilmar FranciscoAfonso, Gilmar FranciscoNascimento, Diego Ebling doKuhn, Daniela IsabelaIeiri, Mauricio Shoitiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_COEFI_2018_2_08.pdfapplication/pdf633115http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7908/1/CT_COEFI_2018_2_08.pdfc9f77579bb42b683ca69672399f16902MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7908/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_COEFI_2018_2_08.pdf.txtExtracted texttext/plain59724http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7908/3/CT_COEFI_2018_2_08.pdf.txt686cb8506cac592a28128738c0219878MD53THUMBNAILCT_COEFI_2018_2_08.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7908/4/CT_COEFI_2018_2_08.pdf.jpge758666115b0d583d84ab0ccc298e892MD541/79082020-11-11 10:57:30.631oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-11T12:57:30Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Yosakoi Soran e as emoções |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Yosakoi Soran and emotions |
title |
Yosakoi Soran e as emoções |
spellingShingle |
Yosakoi Soran e as emoções Ieiri, Mauricio Shoiti CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA Dança Emoções Elias, Norbert, 1897-1990 Arte folclórica Educação física Dance Emotions Elias, Norbert, 1897-1990 Folk art Physical education and training |
title_short |
Yosakoi Soran e as emoções |
title_full |
Yosakoi Soran e as emoções |
title_fullStr |
Yosakoi Soran e as emoções |
title_full_unstemmed |
Yosakoi Soran e as emoções |
title_sort |
Yosakoi Soran e as emoções |
author |
Ieiri, Mauricio Shoiti |
author_facet |
Ieiri, Mauricio Shoiti |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Afonso, Gilmar Francisco |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Afonso, Gilmar Francisco |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Nascimento, Diego Ebling do |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Kuhn, Daniela Isabela |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ieiri, Mauricio Shoiti |
contributor_str_mv |
Afonso, Gilmar Francisco Afonso, Gilmar Francisco Nascimento, Diego Ebling do Kuhn, Daniela Isabela |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA Dança Emoções Elias, Norbert, 1897-1990 Arte folclórica Educação física Dance Emotions Elias, Norbert, 1897-1990 Folk art Physical education and training |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Emoções Elias, Norbert, 1897-1990 Arte folclórica Educação física Dance Emotions Elias, Norbert, 1897-1990 Folk art Physical education and training |
description |
A dança é utilizada em diversas civilizações com inúmeras finalidades, seja como entretenimento, representação religiosa, cultural, esportiva, entre outras. O Yosakoi Soran é uma dança japonesa que possui movimentos fortes, vestimentas coloridas, bandeiras, entre outros itens, acompanhados de música, e é através desses meios que os dançarinos apresentam-se para o público. O objetivo deste trabalho foi identificar as emoções experienciadas pelos espectadores durante e após uma apresentação de Yosakoi Soran. Para tal, foi utilizado como metodologia a pesquisa de natureza qualitativa. Foram entrevistadas 11 pessoas que assistiram a apresentação do Grupo Wakaba Yosakoi Soran,. Foi utilizado um questionário contendo sete perguntas abertas, como forma de coleta de dados. A análise de dados foi feita com o auxílio do software Mendeley para a verificação da incidência de palavras que remetem à sentimentos e emoções, após esse levantamento, os dados foram analisados e interpretados através da Teoria do Controle das Emoções, proposta por Norbert Elias. Como resultado, identificamos que 55% dos espectadores vivenciaram, de fato, emoções específicas e 100% dos entrevistados apresentaram interesse em se aproximar da cultura japonesa. Como conclusão, podemos afirmar que as atividades de lazer do tipo mimética, como os esportes, a dança, o teatro, o cinema, entre outras, podem sim causar fenômenos emocionais nos espectadores. Tais atividades miméticas devem ser consideradas de grande importância para a sociedade atual, devido ao fato de que elas simulam os riscos e tensões de atividades ameaçadoras, porém em um ambiente controlado. Dessa forma, o Yosakoi Soran pode ajudar a equilibrar as tensões do dia a dia. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-06-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-11T12:57:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-11T12:57:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
IEIRI, Mauricio Shoiti. Yosakoi Soran e as emoções. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7908 |
identifier_str_mv |
IEIRI, Mauricio Shoiti. Yosakoi Soran e as emoções. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7908 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Bacharelado em Educação Física |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7908/1/CT_COEFI_2018_2_08.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7908/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7908/3/CT_COEFI_2018_2_08.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7908/4/CT_COEFI_2018_2_08.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c9f77579bb42b683ca69672399f16902 b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 686cb8506cac592a28128738c0219878 e758666115b0d583d84ab0ccc298e892 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797043877284151296 |