Aplicação de métodos de mineração de dados em bases de dados de crédito e seguro de clientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuchiniski, Bárbara Caroline Turra
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16016
Resumo: Para as empresas consideram importante definir o sistema de categorização dos clientes. Neste trabalho, foram abordados dois tipos de focos de clientes, um deles foi o mercado de seguro automobilístico, este serviço permite um alto grau de interação empresa-cliente, sendo considerado um mercado de alto potencial e em fase de crescimento intenso, porém os clientes podem mudar facilmente de seguradora dependendo de sua satisfação. Outro foco, são os de clientes de créditos, onde os clientes são permitidos a adquirem créditos de empréstimos pelos bancos dependendo do seu perfil, tendo como importância dos créditos como meio de impulsionar as atividades produtivas. Existem um grande leque de dados de todos os tipos de clientes, tendo que cada ramo a necessidade de traçar o perfil dos seus clientes. Para que as empresas possam saber quais as questões que são realmente necessárias para a tomada de decisão estratégicas aplicou-se o estudo da Mineração de Dados. Os métodos empregados foram: Projeção Aleatória e a Análise de Componentes Principais (PCA), ambos utilizando os algoritmos Naive Bayes, J48 e SVM, com o auxílio do software WEKA. Como resultado, foram mostradas melhoras significativas nas eficiências dos classificadores envolvendo os métodos empregados. A abordagem de Projeção Aleatória obteve os melhores resultados para as duas bases de dados analisadas. Os algoritmos J48 e SVM apresentaram melhor desempenho comparado com o Naive Bayes dentre as bases. Portanto, a partir dos subconjuntos escolhidos, podem ser submetidos a análises específicas, no intuito de direcionar uma identificação mais precisas.
id UTFPR-12_16b506e470e86c879b38d883dbadc920
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/16016
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-19T18:33:03Z2020-11-19T18:33:03Z2018-06-22KUCHINISKI, Bárbara Caroline Turra. Aplicação de métodos de mineração de dados em bases de dados de crédito e seguro de clientes. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16016Para as empresas consideram importante definir o sistema de categorização dos clientes. Neste trabalho, foram abordados dois tipos de focos de clientes, um deles foi o mercado de seguro automobilístico, este serviço permite um alto grau de interação empresa-cliente, sendo considerado um mercado de alto potencial e em fase de crescimento intenso, porém os clientes podem mudar facilmente de seguradora dependendo de sua satisfação. Outro foco, são os de clientes de créditos, onde os clientes são permitidos a adquirem créditos de empréstimos pelos bancos dependendo do seu perfil, tendo como importância dos créditos como meio de impulsionar as atividades produtivas. Existem um grande leque de dados de todos os tipos de clientes, tendo que cada ramo a necessidade de traçar o perfil dos seus clientes. Para que as empresas possam saber quais as questões que são realmente necessárias para a tomada de decisão estratégicas aplicou-se o estudo da Mineração de Dados. Os métodos empregados foram: Projeção Aleatória e a Análise de Componentes Principais (PCA), ambos utilizando os algoritmos Naive Bayes, J48 e SVM, com o auxílio do software WEKA. Como resultado, foram mostradas melhoras significativas nas eficiências dos classificadores envolvendo os métodos empregados. A abordagem de Projeção Aleatória obteve os melhores resultados para as duas bases de dados analisadas. Os algoritmos J48 e SVM apresentaram melhor desempenho comparado com o Naive Bayes dentre as bases. Portanto, a partir dos subconjuntos escolhidos, podem ser submetidos a análises específicas, no intuito de direcionar uma identificação mais precisas.For companies, it is important to define the customer categorization system. In this work, two types of customer focus were address, one of which was the automobile insurance market, this service allows a high degree of interaction between company and customer, being consider a high potential market and in an intense growth phase, but the clients can easily switch from insurer depending on your satisfaction. Another focus is that of credit customers, where customers are allowed to borrow from banks depending on their profile, with credit as a means of boosting productive activities. There is a wide range of data from all types of customers, having each branch the need to profile their customers. In order for companies to know what issues are really need for strategic decision-making, the study of Data Mining was apply. The methods used were Random Projection and Principal Component Analysis (PCA), both using the Naive Bayes, J48 and SVM algorithms, with the help of WEKA software. As a result, significant improvements have been shown in the efficiencies of the classifiers involving the methods employed. The Random Projection approach obtained the best results for the two databases analyzed. The J48 and SVM algorithms presented better performance compared to Naive Bayes among the bases. Therefore, from the chosen subsets, they can be submitted to specific analyzes, in order to direct a more precise identification.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaEngenharia de ProduçãoUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de Engenharia de ProduçãoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOClientes - FidelizaçãoBanco de dadosMineração de dados (Computação)Análise de componentes principaisAlgorítmosCustomer loyaltyData basesData miningPrincipal components analysisAlgorithmsAplicação de métodos de mineração de dados em bases de dados de crédito e seguro de clientesApplication of data mining methods in credit databases and customer insuranceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaFrancisco, Antonio Carlos deFrancisco, Antonio Carlos dePuglieri, Fabio NevesSouza, Jovani Taveira deKuchiniski, Bárbara Caroline Turrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPG_DAENP_2018_1_09.pdfapplication/pdf738867http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16016/1/PG_DAENP_2018_1_09.pdf5b51ecf0134a245e77bdf319adb98a17MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16016/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPG_DAENP_2018_1_09.pdf.txtExtracted texttext/plain95457http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16016/3/PG_DAENP_2018_1_09.pdf.txt233149b67d447228babb1f4931801635MD53THUMBNAILPG_DAENP_2018_1_09.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1394http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16016/4/PG_DAENP_2018_1_09.pdf.jpgbcd2c7292af359a31f6bf0a8b69c814aMD541/160162020-11-19 16:33:04.021oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-19T18:33:04Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicação de métodos de mineração de dados em bases de dados de crédito e seguro de clientes
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Application of data mining methods in credit databases and customer insurance
title Aplicação de métodos de mineração de dados em bases de dados de crédito e seguro de clientes
spellingShingle Aplicação de métodos de mineração de dados em bases de dados de crédito e seguro de clientes
Kuchiniski, Bárbara Caroline Turra
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Clientes - Fidelização
Banco de dados
Mineração de dados (Computação)
Análise de componentes principais
Algorítmos
Customer loyalty
Data bases
Data mining
Principal components analysis
Algorithms
title_short Aplicação de métodos de mineração de dados em bases de dados de crédito e seguro de clientes
title_full Aplicação de métodos de mineração de dados em bases de dados de crédito e seguro de clientes
title_fullStr Aplicação de métodos de mineração de dados em bases de dados de crédito e seguro de clientes
title_full_unstemmed Aplicação de métodos de mineração de dados em bases de dados de crédito e seguro de clientes
title_sort Aplicação de métodos de mineração de dados em bases de dados de crédito e seguro de clientes
author Kuchiniski, Bárbara Caroline Turra
author_facet Kuchiniski, Bárbara Caroline Turra
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Francisco, Antonio Carlos de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Francisco, Antonio Carlos de
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Puglieri, Fabio Neves
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Souza, Jovani Taveira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuchiniski, Bárbara Caroline Turra
contributor_str_mv Francisco, Antonio Carlos de
Francisco, Antonio Carlos de
Puglieri, Fabio Neves
Souza, Jovani Taveira de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Clientes - Fidelização
Banco de dados
Mineração de dados (Computação)
Análise de componentes principais
Algorítmos
Customer loyalty
Data bases
Data mining
Principal components analysis
Algorithms
dc.subject.por.fl_str_mv Clientes - Fidelização
Banco de dados
Mineração de dados (Computação)
Análise de componentes principais
Algorítmos
Customer loyalty
Data bases
Data mining
Principal components analysis
Algorithms
description Para as empresas consideram importante definir o sistema de categorização dos clientes. Neste trabalho, foram abordados dois tipos de focos de clientes, um deles foi o mercado de seguro automobilístico, este serviço permite um alto grau de interação empresa-cliente, sendo considerado um mercado de alto potencial e em fase de crescimento intenso, porém os clientes podem mudar facilmente de seguradora dependendo de sua satisfação. Outro foco, são os de clientes de créditos, onde os clientes são permitidos a adquirem créditos de empréstimos pelos bancos dependendo do seu perfil, tendo como importância dos créditos como meio de impulsionar as atividades produtivas. Existem um grande leque de dados de todos os tipos de clientes, tendo que cada ramo a necessidade de traçar o perfil dos seus clientes. Para que as empresas possam saber quais as questões que são realmente necessárias para a tomada de decisão estratégicas aplicou-se o estudo da Mineração de Dados. Os métodos empregados foram: Projeção Aleatória e a Análise de Componentes Principais (PCA), ambos utilizando os algoritmos Naive Bayes, J48 e SVM, com o auxílio do software WEKA. Como resultado, foram mostradas melhoras significativas nas eficiências dos classificadores envolvendo os métodos empregados. A abordagem de Projeção Aleatória obteve os melhores resultados para as duas bases de dados analisadas. Os algoritmos J48 e SVM apresentaram melhor desempenho comparado com o Naive Bayes dentre as bases. Portanto, a partir dos subconjuntos escolhidos, podem ser submetidos a análises específicas, no intuito de direcionar uma identificação mais precisas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-19T18:33:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-19T18:33:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv KUCHINISKI, Bárbara Caroline Turra. Aplicação de métodos de mineração de dados em bases de dados de crédito e seguro de clientes. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16016
identifier_str_mv KUCHINISKI, Bárbara Caroline Turra. Aplicação de métodos de mineração de dados em bases de dados de crédito e seguro de clientes. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia de Produção
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16016/1/PG_DAENP_2018_1_09.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16016/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16016/3/PG_DAENP_2018_1_09.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16016/4/PG_DAENP_2018_1_09.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b51ecf0134a245e77bdf319adb98a17
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
233149b67d447228babb1f4931801635
bcd2c7292af359a31f6bf0a8b69c814a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922902758916096